24 de maio: festa de Nossa Senhora Auxiliadora
24 de maio: festa de Nossa Senhora Auxiliadora

24 de maio: festa de Nossa Senhora Auxiliadora

Em: 04/05/2024

Por: Centro Educacional Dom Bosco

Categorias: Obras Sociais Joinville Noticias


No dia 24 de maio, o Centro Educacional Dom Bosco celebra a festa de Nossa Senhora Auxiliadora.  Ao longo dos séculos, a Igreja sempre recorreu à intercessão e à proteção da Virgem Maria. Os primeiros cristãos, por exemplo, na Grécia e no Egito chamavam a Santíssima Virgem Maria de Auxiliadora. Tanto que os dois títulos lidos nos manuscritos antigos do oriente são: Mãe de Deus (Theotokos) e Auxiliadora (Boeteia). São João Crisóstomo, padre da Igreja no ano de 345, diz: “Tu, Maria, és o auxílio potentíssimo de Deus”. E São João Damasceno foi o primeiro a propagar a jaculatória: “Maria Auxiliadora, rogai por nós”. Observamos, assim, que esse título de Nossa Senhora sempre esteve presente na história da Igreja.

A festa de Nossa Senhora Auxiliadora remete ao período da Revolução Francesa.  Napoleão Bonaparte, imperador francês, invade Roma, prende o Papa Pio VII e o leva como prisioneiro a Fontainebleau. No cárcere, o Papa, nas suas orações, invocou Nossa Senhora com o título de Auxílio dos Cristãos, solicitando para que ela protegesse a Igreja que estava sendo atacada. Ele foi solto da prisão e chegou em Roma no dia 24 de maio 1815. Para recordar esta proteção que recebeu de Maria, instituiu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos, fixando-a para o dia 24 de maio.

Com São João Bosco (1815-1888), a devoção a Maria Auxiliadora ganhou popularidade e se espalhou por todo o mundo. Dom Bosco aprendeu com mamãe Margarida a confiar inteiramente em Nossa Senhora. Ensinou os membros da Família Salesiana a desenvolver uma devoção saudável a Nossa Senhora, enfatizando: “recomendai constantemente a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora e a Jesus Sacramento”. “Sê devoto de Maria Santíssima e serás certamente feliz”. Fundou, com Santa Maria Domingas Mazzarello, a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora como expressão de amor e gratidão a Nossa Senhora.

O Centro Educacional Dom Bosco, fundado no dia 15 de agosto de 1961, celebra o mês mariano com espírito de gratidão a Deus. Atualiza o método educativo do fundador como “casa que acolhe”; “escola que educa”; “paróquia que evangeliza” e “pátio para fazer amigos”. Acredita que Maria Auxiliadora intervém cotidianamente no processo de educação e evangelização dos jovens mais pobres da cidade de Joinville.

Dom Bosco escreveu que “a festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos, um dia, no paraíso”.

Ato de entrega a Nossa Senhora Auxiliadora

Ó Maria Auxiliadora, Mãe da Igreja, inspiradora e guia da Família Salesiana: Vós intuís maternalmente o coração de todos os irmãos; Vós iluminais e defendeis a sua consagração apostólica; Vós conhecer e promoveis o projeto educativo-pastoral a eles confiado; Vós compreendeis as suas fraquezas, limitações e sofrimentos; Vós amais a juventude confiada a cada um deles como dom de predileção… Pois bem, ó Santa Virgem Mãe de Deus, poderoso auxilio do Papa, dos Pastores e de todos os seus colaboradores: tomai sob o vosso atencioso patrocínio esta humilde e laboriosa Sociedade de São Francisco de Sales. Ela, com filial confiança, quer entregar-se solenemente a Vós; e Vós, que fostes a Mestra de Dom Bosco, ensinai-lhe a imitar todas as suas virtudes! Amém. (Egídio Viganó. ACS 309).

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós!

Comentar