3 formas de como ajudar famílias na pandemia
3 formas de como ajudar famílias na pandemia

3 formas de como ajudar famílias na pandemia

Em: 12/02/2022

Por: raphael

Categorias: Portal Blog


A Pandemia foi um evento que ocorreu inesperadamente e de modo bastante assustador para as famílias do mundo inteiro.

Durante os períodos mais severos de isolamento, muitos precisaram estar unidos em suas casas para se protegerem uns aos outros da contaminação do vírus da COVID-19.

As famílias precisaram aprender a estar juntas, muitas, inclusive, encontraram dificuldades na convivência familiar tão intensa.

A Pandemia ainda continua. Portanto, podemos tirar várias lições dos últimos meses, que podem nos ajudar a viver este momento tão delicado. Preparamos este Blog post com 3 formas de como ajudar as famílias na pandemia. Confira agora mesmo!

Reze com as famílias

A oração é um recurso que pode ajudar muitas famílias, não só em momentos de pandemia.

Escutamos muitas vezes que família que “reza unida, permanece unida”. Este é um primeiro fruto da oração. Ela une os corações de cada familiar ao coração de Deus, produzindo comunhão.

A oração gera unidade e fortalece os laços familiares, inclusive restaura as relações que acabam se rompendo ou ficam comprometidas após momentos de discussão e brigas.

Sabemos que rezar é fundamental, afinal, na oração, a família pode encontrar forças e sustento para enfrentar cada momento difícil. Na oração encontramos forças para viver diante do perigo da morte e com a partida de muitas pessoas queridas

Portanto, podemos nos desesperar, perder a esperança em dias melhores. Contudo, a oração mantém viva, em nossos corações, a chama da esperança.

Esta atividade precisa se tornar uma rotina durante a pandemia, com dia e hora marcados, para que não seja tratada como uma ação de menor importância.

Estimule o perdão nas famílias

O perdão é uma graça divina e precisa ser vivida no seio familiar; é uma necessidade que precisa ser tocada diariamente em cada lar.

Perdoar nem sempre é uma tarefa fácil, pois exige humildade e coragem para pedir e dar perdão ao outro.

Em meio ao isolamento social, muitas pessoas tiveram que ficar em casa, tendo que enfrentar situações de reconciliação mal resolvidas.

Por isso, o perdão, quando vivido no seio familiar, produz inúmeros frutos de unidade, de restauração do amor e de fortalecimentos das relações.

Buscar o sacramento da confissão e motivar os membros da nossa família a  fazer o mesmo, de forma livre e de acordo com o arrependimento de cada um, é uma maneira de ajudar a família a estar reconciliada com Deus e uns com os outros.

Quando o perdão é vivido no centro das nossas famílias, a misericórdia de Deus se derrama sobre todos, fazendo surgir frutos individuais.

Dialogue com seus Familiares

O ser humano, de modo geral, é um ser relacional. Nós existimos para viver em sociedade, para nos relacionarmos com familiares, amigos e pessoas ao nosso redor. O diálogo é uma peça chave para qualquer relação e, ainda mais, quando se trata de um relacionamento familiar.

As famílias atualmente correm um grande risco: o de trocar os relacionamentos pelas telas. Quantas vezes perdemos a oportunidade de saber como foi o dia de um filho ou do esposo, porque estamos presos na tela do celular conversando com outras pessoas pelo Whatsapp.

Por exemplo, precisamos aproveitar os momentos que temos de refeição quando estamos com os nossos familiares para conversar. Afinal, quando conversamos, participamos da vida do outro, podemos compartilhar alegrias e dores ou até mesmo oferecer nosso ombro amigo nos momentos mais difíceis

Quando dialogamos com as pessoas da nossa casa, fortalecemos as relações e nos aproximamos mais ainda.

Precisamos entender que, em alguns momentos, precisaremos deixar um pouco de lado o telefone celular ou até mesmo a televisão para ouvir o outro e falar da nossa vida.

Conclusão

A Pandemia trouxe muitos desafios para todos, no mundo inteiro. Ainda vivemos um período bastante desafiante. No entanto, todo desafio proporciona aprendizado que podemos levar para o restante da nossa vida.

Aprender a rezar em família, perdoar uns aos outros, crescer na vivência do diálogo e na comunicação familiar são apenas 3 maneiras do que fazer para vivermos de um modo melhor este período de pandemia.

Com certeza temos outras maneiras de nos ajudarmos nessa pandemia, mas, independente do modo como somos ajudados, o mais importante é que saiamos ainda mais fortalecidos como  instituição familiar.

 

 

Comentar