5 curiosidades sobre a vida de Dom Bosco
5 curiosidades sobre a vida de Dom Bosco

5 curiosidades sobre a vida de Dom Bosco

Em: 02/05/2022

Por: raphael

Categorias: Sem categoria


Nem todas as histórias que ouvimos são como as da vida de Dom Bosco, tão cheias de curiosidades e fatos interessantes.

A vida de Dom Bosco sempre foi marcada por sua grande intimidade com Deus e o seu imenso amor à missão.

O santo dedicou sua vida à evangelização dos Jovens. O que muita gente não sabe é que a vida de Dom Bosco foi marcada por sonhos proféticos e grandes frutos de santidade.

Poderíamos contar muitos fatos sobre a sua vida. No entanto, separamos 5 curiosidades  que talvez você não conheça sobre a vida de São João Bosco.

Sonhava ser missionário nas Índias

Logo no início da sua vida sacerdotal, Dom Bosco tinha um grande desejo de ser missionário na Índia. No entanto, descobriu a paixão pelos adolescentes e jovens da região periférica de Turim e sua diocese se tornou a sua terra de missão.

O ímpeto missionário de Dom Bosco para se doar pelos pobres e pelos mais necessitados era algo bastante presente em seu coração. Por isso, optou por permanecer em sua cidade, dedicando toda sua vida à causa da evangelização da juventude.

[Quer conhecer mais sobre a Congregação fundada por São João Bosco? Preparamos um post mega especial para você conhecer tudo sobre os Salesianos. Clique aqui e confira] [Colocar link do Mega Post: Quem são os Salesianos]

Criou um método educativo

Quando o santo Salesiano discerniu dedicar sua vida aos jovens mais pobres e carentes, ele decidiu utilizar a educação como um instrumento evangelizador.

Num primeiro momento, Dom Bosco criou uma escola profissionalizante para ensinar habilidades aos jovens carentes.

O fundador dos Salesianos abraçou a educação como uma grande missão e criou o método preventivo.

A metodologia criada por Dom Bosco era baseada em 3 aspectos:

  • O amor educativo: aqui o educador expressa todo seu amor e carinho pelos jovens, pois eles precisam ser amados;
  • Razão: Dom Bosco acreditava ser, por meio dela, o modo que conseguiria ensinar ao coração o que é o bem;
  • Espiritualidade: aqui estava para Dom Bosco o fundamento e o coroamento das virtudes. Para o santo, ter bons cristãos é ter bons cidadãos para construção de uma sociedade melhor.

A educação para Dom Bosco era o modo eficaz de prevenir maus comportamentos 

A vida de Dom Bosco foi marcada por sonhos

Nas Sagradas Escrituras, lemos os relatos de dois sonhos que São José teve com o anjo. Nos sonhos, o anjo transmite a São José revelações direcionadas acerca do que deve ser feito para proteger Maria e Jesus.

O santo fundador dos salesianos recebeu de Deus este dom extraordinário: herdou, como São José, a graça de ter sonhos proféticos e reveladores.

Certa vez, Dom Bosco sonhou que estava no inferno e viu vários demônios. Eles tramavam o modo como poderiam destruir toda obra salesiana, que estava em expansão por todo mundo. Ele dizia que os demônios estavam incomodados com o fato que os salesianos estavam tirando das trevas do pecado a juventude mais carente e abandonada.

Após várias propostas de pecado para perder os Salesianos, um outro demônio propôs perdê-los pelo orgulho. O mesmo motivo pelo qual fez cair a humanidade, em Adão e Eva.

Por isso, Dom Bosco, ao levantar no dia seguinte, reuniu todos os religiosos, contou-lhes o sonho que havia tido, advertiu-os sobre os perigos da soberba e da vanglória e convidou seus filhos salesianos à humildade.

Padroeiro de Brasília

Um dos sonhos proféticos que São João Bosco teve foi com a capital brasileira, antes mesmo que ela existisse.

A capital brasileira foi inaugurada no dia 21 de Abril de 1960, enquanto o sonho de Dom Bosco aconteceu em 1883, conforme registrado pelos documentos sobre o religioso.

Nesse sonho, Dom Bosco relata bastantes detalhes sobre esse lugar que ele viu: ele ficava entre o grau 15 e 20, entre os Andes e o Oceano Atlântico.

Um dos trechos do sonho que mais chama atenção é quando Dom Bosco fala de Brasília com um tom de prosperidade, ele diz: “Quando vierem explorar as riquezas escondidas neste planalto, surgirá aqui a terra prometida, onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.”.

A cidade de Brasília foi então fundada e tem por padroeiro São João Bosco.

Patrono da Juventude

São João Bosco ofertou sua vida aos jovens mais pobres. Toda sua trajetória é marcada pelo seu amor e proximidade à juventude.

Outros jovens santos tiveram a oportunidade de estar perto de Dom Bosco. Um deles foi São Domingos Sávio, que foi aluno de São João Bosco. O jovem sempre dizia a Dom Bosco:

 “Quantas almas esperam nosso auxílio na Inglaterra! Oh! Se eu tivesse forças e virtude, gostaria de ir agora mesmo, e com sermões e bom exemplo, convertê-las todas, a Deus”.

Contudo, existem outros santos jovens Salesianos em processo de canonização e tantos outros desconhecidos.

Através da sua vida, Dom Bosco conseguiu produzir frutos de santidade em meio aos jovens. Por isso, o saudoso Papa João Paulo II aclamou Dom Bosco “Pai e Mestre da Juventude”.

Essas são algumas das curiosidades sobre a vida de São João Bosco – fundador dos Salesianos – Com certeza teríamos muitas outras para relatar sobre esse santo tão amado por Deus e tão querido pelos jovens.

Conheça mais o Carisma Salesiano acessando a aba Família Salesiana. Clique aqui e saiba mais.

Comentar