5 dicas para aproveitar seu ensino médio ao máximo
5 dicas para aproveitar seu ensino médio ao máximo

5 dicas para aproveitar seu ensino médio ao máximo

Em: 03/08/2022

Por: raphael

Categorias: Ensino Santa Rosa Blog


A vida é uma aventura maravilhosa, um presente divino, construída em etapas. E uma delas é a passagem das séries iniciais para o ensino médio. Com certeza, isso causa ansiedade e tensão, mas as escolas salesianas acompanham você com zelo e competência.

Por isso, preparamos um conteúdo prático e possível de ser utilizado a fim de que você possa fazer essa passagem com serenidade, rumo a um topo ainda maior.

Vamos juntos? São 5 dicas para aproveitar seu ensino médio ao máximo.

As escolas salesianas ensinam a alcançar a meta

Imagine um velejador experiente!  O quanto ele estudou o mar, o vento e as técnicas para navegar, assim ele está pronto para o cotidiano do esporte, como também para as surpresas da mudança do tempo.

Veja bem, da mesma forma é com quem estuda com frequência, com um objetivo à sua frente: conhece os conteúdos e, mesmo que seja surpreendido, não se deixa abalar. Essa comparação ajuda a colocar em prática as dicas que seguem abaixo. 

Se você tem um objetivo como o velejador, então vai se esforçar para cumprir as sugestões, lembrando que os estudos são meios e não o fim da jornada, mas ao final você será o protagonista de sua própria conquista. 

#1 Cronograma de estudos – caminho certo nas escolas salesianas

Para começar bem, é preciso um mapa estratégico! Isso mesmo: um cronograma de estudo. As disciplinas e os assuntos serão oferecidos pela escola, basta você sentar e colocar tudo no papel, assim acontece nas escolas salesianas.

Porém, é preciso organizar o seu tempo para cumprir o cronograma. Você pode até se perguntar: tenho que estudar todos os dias mesmo no início do médio? Então, essa resposta não é exata, porque o cronograma tem que se adequar à sua realidade de vida.

No entanto, ele é o ponto de partida para os estudos, porque define o que estudar cada dia, qual disciplina precisa de mais atenção, sinaliza as avaliações e todo o caminho dos estudos. 

Agora, feita a programação, seja fiel a ela. Não significa que não haverá falhas, desânimo, tédio e, se isso acontece, é porque tudo está acontecendo dentro da normalidade. Mas não queira recuperar o dia perdido, comece sempre pelo novo dia, sem cobranças.

Por fim, deixe tempo para descansar e se divertir! A ciência já comprovou que a mente assimila enquanto descansa e quando se distrai; não se esqueça que o cientista Arquimedes (matemático grego) fez uma grande descoberta durante o banho. 

#2 Sugestão das escolas salesianas: Comprometa-se com um método de estudos

Lembra que falamos que o cronograma de estudos precisa se adequar à sua realidade? Pois é, aqui entra o método para ajudar na melhor assimilação. Por exemplo, não estude cansado, você perde tempo e fica chateado(a).

Logo, organize seu horário, otimize o tempo de estudo, deixe a rotina mais leve e menos cansativa. Há vários métodos eficazes que podem ser alternados, como: estudo intercalado, mapas mentais e resumos que ajudam a memorizar e fazer ligação entre as matérias.

Vale a pena lembrar que não existe a melhor técnica, mas a que melhor se adapta ao seu perfil, e até você descobrir, pode testar várias formas, sem fidelizar nenhuma. 

Procure, também, conversar com colegas sobre como eles estudam, ouça, partilhe, porque as experiências dos outros nos ajudam a acertar mais.

#3 Procure resolver os exercícios 

Ninguém se torna um “craque” sem se exercitar! Isso serve para todas as pessoas, até as que têm uma inteligência acima da média. Então, não fuja dos exercícios, mas resolva todos os que o professor propuser, porque assim você coloca em prática o conteúdo.

E não se desespere caso haja dificuldades, faça anotações, tire dúvidas, só não desista de aprender, porque aprendizagem é processo contínuo e leva tempo para assimilar.

Se o exercício faz bem a inteligência, a atividade física fará bem ao corpo todo. Não deixe de praticar algum esporte, porque, no momento em que o corpo está relaxado, é quando brota a criatividade para os estudos, como também você encontrará as respostas para questões mais complexas.

#4 Participe dos simulados propostos

Simulados são exercícios, mas eles têm um objetivo bem maior. Eles servem não apenas para avaliar o conhecimento, mas para medir o tempo que você gasta para resolver uma prova e sua condição psicológica para isso. 

Uma vez que o Enem ou o vestibular irão exigir as duas coisas, portanto é preciso levar a sério essas oportunidades. Com o tempo, você sente a segurança e a tranquilidade necessárias para alcançar um bom desempenho nesses simulados. 

#5 Leia bastante 

A leitura é fundamental para desenvolver diversas habilidades, como: escrita, vocabulário, conhecimentos gerais e interpretação dos enunciados. Sem falar da familiaridade com a língua portuguesa e da capacidade de se expressar verbalmente melhor.

Portanto, ler é ponto indispensável ao longo de todo processo. Claro que existe aquela lista de livros obrigatórios durante o ensino médio, mas é bom acrescentar outras opções para dar um descanso à mente.

E também, ouvir podcasts, entrevistas, documentários e telejornais para se atualizar sobre os temas do país e do mundo, ainda que a velocidade das informações seja alta e mudem com facilidade. Logo, é preciso se manter informado e as novas tecnologias ajudam muito.

Por fim…

Você é o protagonista do seu aprendizado, não se esqueça! Não responsabilize ninguém por isso, mas aproveite todas as aulas, as atividades extras, as monitorias e o que a escola disponibilizar. 

Se você seguir as dicas, obedecer às orientações da escola e respeitar seu cronograma pessoal, poderá desfrutar seus fins de semanas e não entrará em pânico no último ano do ensino médio.

Além disso, as escolas salesianas estão prontas para oferecer todo suporte para essa nova etapa da tua vida. Desde já, sugerimos sempre a oração antes de qualquer desafio.

 

 

Comentar