5 dicas práticas para a Quaresma
5 dicas práticas para a Quaresma

5 dicas práticas para a Quaresma

Em: 02/02/2024

Por:

Categorias: Paróquia Sto Antonio Blog


A Quaresma é um tempo de conversão; é um tempo de preparação para a Páscoa, a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, a maior Festa da Igreja Católica.

Logo, a Festa da Ressurreição de Jesus é tão importante que somos convidados a nos prepararmos para ela, e essa preparação acontece ao longo de 40 dias, num tempo que chamamos de Quaresma. Sendo assim, a Quaresma é um tempo de reflexão, de penitência e de oração, a fim de vivermos uma profunda conversão.

Mas antes de falarmos sobre as 5 dicas para vivermos a Quaresma, vamos compreender melhor o tempo quaresmal e a necessidade da conversão.

Como surgiu a Quaresma

A origem da Quaresma remonta aos tempos do Antigo Testamento, quando os israelitas jejuavam por 40 dias antes da Páscoa judaica. E esse jejum era um sinal de arrependimento e de preparação para a festa.

No cristianismo, a Quaresma surgiu como um período de preparação para o batismo. Sendo assim, os catecúmenos, que eram os candidatos ao batismo, jejuavam e oravam durante 40 dias para se prepararem para receber o sacramento.

Contudo, com o tempo, a Quaresma passou a ser celebrada por todos os cristãos, não apenas pelos catecúmenos. E o período de jejum e oração foi mantido, mas passou a ser visto também como um tempo de reflexão sobre a vida de Jesus Cristo e sobre a Sua morte e ressurreição.

Logo, para os católicos, a Quaresma é um tempo de grande importância. É um período em que somos convidados a dar mais atenção ao nosso processo de conversão e a nos aproximarmos ainda mais de Deus.

A conversão deve ser diária

Diferente do que muitos pensam, a conversão não é algo que se vive uma única vez ou que é assunto apenas para a Quaresma. Longe disso, a conversão é um processo contínuo, que deve acontecer todos os dias.

Ou seja, a conversão é um caminho de crescimento e de mudança. E esse caminho nos leva a nos assemelharmos a Jesus Cristo, que passou por este mundo fazendo o bem.

A conversão é necessária porque todos somos pecadores, todos cometemos erros e nos afastamos de Deus. Sendo assim, a conversão é o caminho que nos leva de volta ao amor de Deus.

E é um processo que dura a vida toda, pois nunca estamos perfeitos.

Agora que já foi possível compreender por que precisamos dar tanta atenção à nossa conversão, vamos às 5 dicas para viver bem a Quaresma.

#1. Na Quaresma, dedique-se mais intensamente à oração

A oração é o caminho para nos aproximarmos de Deus, é uma conversa com o Senhor, é um momento de abrirmos o nosso coração a Ele e de pedirmos a Sua ajuda.

Portanto, reserve um tempo todos os dias para rezar, seja sozinho, com a família ou em comunidade. Converse com Deus sobre a sua vida, os seus sentimentos e os seus desejos. Você pode rezar com as suas próprias palavras ou com as inúmeras orações que a Igreja nos oferece.

Além disso, peça a ajuda do Senhor para viver o seu processo de conversão. Aliás, a oração é também uma oportunidade de pedir a ajuda de Deus para nos arrependermos dos nossos pecados.

#2. Pratique o jejum e a abstinência

O jejum e a abstinência são práticas de penitência que nos ajudam a nos livrar das coisas que nos afastam de Deus. Na Quaresma, os católicos são convidados a jejuar e abster-se de carne vermelha às quartas-feiras e às sextas-feiras, começando na Quarta-Feira de Cinzas e terminando na Sexta-Feira da Paixão.

Contudo, você também pode escolher jejuar ou abster-se de outras coisas que são importantes para você, como assistir à televisão ou usar as mídias sociais.

O jejum nos ajuda a nos concentrar em Deus e a abstinência nos ajuda a recordar que somos criaturas limitadas e que precisamos de Deus.

#3. Pratique a caridade na Quaresma

A caridade é uma das obras de misericórdia, é um ato de amor ao próximo. Além disso, praticar a caridade nos ajuda a lembrar que somos todos filhos de Deus e que devemos nos amar uns aos outros.

E você pode praticar a caridade de várias maneiras, como visitando os doentes, ajudando os pobres ou simplesmente sendo mais gentil e atencioso com os outros.

Logo, a caridade nos ajuda a nos tornarmos mais parecidos com Jesus Cristo, que veio ao mundo para servir e não para ser servido.

#4. Medite sobre a Paixão de Jesus

A Quaresma é um tempo para refletir sobre a Paixão de Jesus Cristo. Portanto, leia os relatos da Paixão nos Evangelhos e imagine o que Jesus passou por amor a você. Medite sobre o Seu sofrimento e amor.

A meditação sobre a Paixão de Jesus nos ajuda a compreender o Seu amor por nós e motiva a nossa conversão.

Além disso, toda sexta-feira da Quaresma procure rezar a Via Sacra, que é também uma oportunidade de meditar a Paixão de Jesus.

#5.  Na Quaresma, participe mais assiduamente dos Sacramentos

Os Sacramentos são fontes de graça que nos ajudam a crescer na fé. Por isso, durante a Quaresma, participe da Santa Missa com mais frequência. A Santa Missa é o momento mais importante de nossa vida cristã. É nela que recebemos o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, que nos alimentam na fé.

Além disso, outro sacramento muito importante que devemos buscar, principalmente na Quaresma, é o sacramento da reconciliação, ou seja, a confissão. Este é o sacramento que nos leva a receber o perdão de Deus, que alivia o nosso coração, retirando o peso dos pecados.

Aliás, a Santa Igreja recomenda que os católicos busquem confessar-se com um sacerdote durante a Quaresma em preparação para a Páscoa.

Enfim… 

A Quaresma é um tempo de graça e, vivendo com profundidade estas 5 práticas, podemos experimentar uma profunda conversão e nos aproximarmos mais de Deus.

Faça esta prece:

Senhor, quero me aproximar de Ti cada vez mais. Ajuda-me a viver de acordo com os Teus ensinamentos. Dá-me a força para vencer o pecado e para amar o próximo como Tu me amas.

Aproveite para ler: Conheça a Articulação Juvenil Salesiana

Comentar