5 salesianos para inspirar a santidade
5 salesianos para inspirar a santidade

5 salesianos para inspirar a santidade

Em: 02/05/2022

Por: raphael

Categorias: Portal Blog


Ao longo da história, muitas pessoas viveram a vocação Salesiana, buscando profundamente uma vida de santidade. Desse modo, nasceram santos que já foram reconhecidos pela Igreja, outros em processo de canonização e outros desconhecidos que talvez só saibamos no céu.

A vocação Salesiana nasceu no ano de 1958, tendo por fundador São João Bosco, que trazia um grande desejo de partir para as Índias. No entanto, após conversar com seu confessor, decidiu ficar em sua diocese de origem e discernir o seu apostolado.

Dom Bosco sempre se preocupou com os jovens mais pobres, por isso decidiu criar oratórios, para formá-los na espiritualidade e educação. Desse modo, era possível desenvolver o que eles tinham de melhor. Assim, pouco tempo depois abriu uma escola profissionalizante, e da primeira turma de educadores, surgiu a Sociedade de São Francisco de Sales, os Salesianos.

Portanto, escolhemos 5 Salesianos que podem te ajudar a escolher a santidade. Conheça esses verdadeiros testemunhos de vida, fé e amor a Deus.

São João Bosco, fundador dos Salesianos

Dom Bosco nasceu em Turim no ano de 1815. Foi um grande sacerdote católico que dedicou sua vida ao apostolado junto aos jovens. 

Contudo, o santo fundador dos salesianos sempre foi um grande estudioso e devoto de São Francisco de Sales e de Nossa Senhora Auxiliadora. Fundou os Salesianos e com a Santa Madre Mazzarello o instituto das filhas de Maria Auxiliadora. 

Além disso, sua história é marcada por vários sonhos reveladores e proféticos. O santo sempre foi muito dócil à voz de Deus, que o impulsionou à missão e ao serviço. Portanto, Dom Bosco nos ensina que a santidade consiste em estar abertos aos planos de Deus e dedicados àqueles que Ele tanto ama.

São Domingos Sávio

Domingos Sávio nasceu em 1842, foi aluno de São João Bosco. Durante seu processo de canonização foi considerado bastante jovem, no entanto, foi reconhecido santo por suas  virtudes heroicas ao longo da sua vida. 

Além disso, São Domingos Sávio é o único jovem com santidade reconhecida na sua faixa etária, sem ter vivido o martírio. Afinal, Domingos sempre foi uma criança piedosa, tinha costume de diariamente ir à Igreja rezar, e quando a encontrava fechada,  ajoelhava-se na porta e fazia seu momento de oração, mesmo com sol, chuva, neve, calor ou frio. 

Logo, Domingos nos ensina duas coisas: que a constância na oração produz virtudes heróicas, e que é possível ser santo, sem deixar de ser jovem.

Sabia que você pode estar sendo convocado para uma missão?

Baixe agora gratuitamente o nosso informativo ConVocação e saiba mais

São Luigi Versiglia, forte testemunho de santidade

Nasceu em 1930 na Itália. Começou a estudar com os Salesianos quando ainda tinha 12 anos, tendo por confessor São João Bosco.

Luigi tinha o sonho de ser veterinário, porém logo após a morte de Dom Bosco, participou de uma celebração de imposição de crucifixo sobre 7 missionários salesianos que partiam para as missões. Logo, Luigi, tocado por Deus,  decidiu abdicar da sua carreira de veterinário para tornar-se Salesiano e partir em missão. 

Em 1906 segue em missão com os missionários Salesianos com destino a Macau, uma província chinesa. Contudo, os Salesianos sofreram vários problemas em sua missão na China, principalmente com o partido comunista chinês. 

Sendo assim, Luigi foi expulso com os Salesianos para Hong Kong, mas depois voltou a trabalhar numa região próxima à Diocese de Macau. Foi martirizado por bandidos, influenciados pela propaganda comunista anticristã e antiocidental. 

Portanto, Luigi nos ensina que a santidade consiste em abdicar dos próprios planos para abraçar os planos de Deus, mesmo que isto custe a própria vida.

Santa Madre Mazzarello

Nascida em 1837, nascida em uma grande família, era a décima de doze filhos. Contudo, dedicava-se a ensinar todas as habilidades que havia aprendido com Dom Bosco. Certo dia estava passando por um pátio, viu várias meninas se divertindo, quando ouviu uma voz que lhe dizia: “Eu as confio a você”. 

Portanto, após este fato reuniu algumas amigas e decidiu trabalhar pela educação e proteção de meninas em situação de risco. Assim, Dom Bosco soube do projeto e fundaram juntos o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Dedicou toda sua vida no serviço, era chamada mãe por todas, dada sua forte maternidade expressa na missão. Por isso, Santa Madre Mazzarelo nos ensina a acolher o chamado feito por Deus.

Beato Zeferino Namuncurá, seu desejo de santidade

Foi um Jovem indígena argentino, nascido em 1886.  Estudou no colégio Salesiano de Buenos Aires, onde conheceu a história de Domingos Sávio, a quem escolheu como exemplo de vida. 

Por isso, na sua 1ª Eucaristia, fez uma promessa de fidelidade a Jesus, dizendo ao Senhor que se tornaria um Sacerdote Salesiano para servir o povo. Era um aluno que se destacava por sua alegria, vida de oração e caridade. 

Contudo, em 1903 viajou para Itália para continuar seus estudos, mas em 1905 acabou sendo acometido por uma tuberculose e não resistiu. 

O Beato Zeferino nos ensina a importância de termos um santo amigo como exemplo de vida e a seguir o chamado de Deus.

 

Aprendamos com o testemunho dos santos! Eles nos indicam o caminho seguro que leva a Deus, e nos ajudam a viver a santidade no cotidiano da nossa vida. 

Os Santos Salesianos e tantos outros da Igreja sempre terão grandes tesouros e sabedoria de vida para nos ensinar. Portanto, peçamos hoje a intercessão dos Santos Salesianos pela nossa vida de santidade.

Comentar