7 coisas que você precisa saber sobre a Paróquia Santo Antônio de Joinville
7 coisas que você precisa saber sobre a Paróquia Santo Antônio de Joinville

7 coisas que você precisa saber sobre a Paróquia Santo Antônio de Joinville

Em: 20/05/2022

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


A Paróquia, assim como um lar para as famílias, é a casa onde os cristãos crescem e celebram a fé e a vida ao longo de cada etapa. Assim é a Paróquia Santo Antônio de Joinville, um lugar que reúne os filhos de Deus e ensina a “paixão pela Vida e pelo Senhor da Vida”.

Desde 1959, Dom Gregório Warmeling, então Bispo Diocesano de Joinville, percebendo o crescimento dos fiéis na região norte da cidade, criou a Comunidade Santo Antônio, que era assistida pelos padres da Catedral.

A partir de então, deu-se início a uma nova história. A comunidade Santo Antônio, logo após dois anos, foi elevada à Paróquia Santo Antônio e confiada aos cuidados dos Salesianos.

Porém, a paróquia Santo Antônio tem algumas curiosidades que talvez a maioria desconheça. Se você é um dos admiradores dessa paróquia, vale a pena conferir o que preparamos neste post – 7 coisas que você precisa saber.

 

Os dotes musicais do bispo da Paróquia Santo Antônio 

 

Você sabia que Dom Gregório Warmeling, o bispo que criou a paróquia de Santo Antônio em 1961, era músico? Isso mesmo! Quando era ainda padre Gregório!

Ele foi mestre de canto na Scholla musical do Seminário: era regente e tinha habilidade para arranjos e composições musicais.

Aliás, além de músico, criou a Banda de Música em Azambuja (cf. o livro: Dom Gregório Warmeling: Pastor e Profeta – Lurdes Caron).

 

Forte presença Mariana na Paróquia Santo Antônio

 

Você sabia que a Paróquia  foi criada no dia 15 de agosto? Sim, em uma Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Assim, no mesmo dia aconteceu a posse do primeiro pároco, que se chamava Tercílio Nardelli, religioso salesiano.

Nessa época, não havia casa paroquial, por isso o padre empossado dormia e se alimentava na catedral. Mas, com o passar do tempo, os paroquianos improvisaram um lugar na Igreja como alojamento e se revezavam para oferecer refeições ao padre.

 

Engajamentos dos paroquianos nas ações sociais

 

Você sabia que as primeiras máquinas de datilografia usadas no Projeto com juventude, na Paróquia Santo Antônio, foram doadas pelos paroquianos?

Os Salesianos sempre tiveram uma preocupação com a educação da juventude. Sendo assim, contando com a generosidade de alguns paroquianos, foi possível proporcionar um curso à juventude da Comunidade.

Logo nascia o (IJEA) Instituto Joinvillense de Educação e Assistência, hoje conhecido como Centro Educacional Dom Bosco. E a comunidade paroquial sempre se envolvia com trabalhos sociais, principalmente com os mais necessitados.

 

A queda da torre da Paróquia Santo Antônio

 

Você sabia que a caixaria da primeira Torre da Paróquia Santo Antônio foi derrubada por um vendaval?

A Igreja foi construída aos poucos e toda a estrutura de madeira para a fundação, para as colunas, para a Torre, que teria mais de trinta metros de altura, estava montada.

No entanto, um vendaval passou pela cidade e destruiu tudo. A construção recomeçou do zero. Esse fato aconteceu em 1965. Com a nova construção, a Igreja ficou pronta em 1969.

 

O Padroeiro tem muitas utilidades

 

Você sabia que Santo Antônio, padroeiro da Paróquia, também encontra objetos perdidos? Exatamente!

Santo Antônio é um dos santos mais populares e venerados da Igreja Católica. Ele se chama Fernando de Bulhões, era natural de Lisboa, nascido em 15 de agosto 1195 e, aos 15 anos, ingressou no convento Agostiniano.

Contudo, quando conheceu São Francisco de Assis, encantou-se pela proposta dos franciscanos. Ele então ingressou na Ordem Franciscana e mudou seu nome para Antônio. Mas por que o santo encontra coisas perdidas?

Conta-se que, certa vez, um de seus alunos resolveu deixar a vida religiosa e, por engano, levou consigo o livro que o Santo usava para ensinar. Antônio, então, ficou angustiado porque os livros eram raros naquela época.

Sendo assim, ele fez uma oração para que o livro aparecesse. Pouco tempo depois, o rapaz retornou, pediu desculpas e devolveu o livro. Essa história ficou conhecida e após a morte do santo, ganhou repercussão no mundo inteiro.

 

Presença Salesiana na Paróquia Santo Antônio

 

Você sabia que os Salesianos estão na Paróquia de Santo Antônio desde 1961?

Aliás, os religiosos de Dom Bosco foram convidados por Dom Gregório, em 1961, a assumir o governo e a animação pastoral da Comunidade Santo Antônio, o que eles aceitaram com disponibilidade.

A presença salesiana enriquece a Paróquia com ensinamentos e promoção para a juventude – um de seus meios fortes de evangelização. Desde então, já passaram pela Paróquia Santo Antônio dez sacerdotes da Congregação.

 

Grande animação juvenil

 

Você sabia que a Paróquia Santo Antônio tem 7 grupos organizados de jovens?

Sobretudo em um tempo onde a juventude sofre com tantas informações desnecessárias e pouco anúncio do Evangelho, a Paróquia pode agradecer a Deus por tantas iniciativas com a juventude que permanecem e várias expressões que contribuem com o anúncio de Cristo.

São eles:

  • a Articulação da Juventude Salesiana São Domingos Sávio (SDS);
  • AJS Melodia Juvenil;
  • Grupo de Jovens Dom Bosco (GJDB);
  • Grupo de Jovens Nossa Senhora Aparecida (GJNSA);

E ainda:

  • Jovens Mergulhadores de Cristo Senhor (JMC’S);
  • Jovens Nascidos para Cristo (JONAC);
  • Movimento de Jovens Encontristas (MJE) ou seja através do Centro Educacional Dom Bosco, que atende gratuitamente mais de 600 crianças, adolescentes e jovens.

Assim, você conheceu algumas curiosidades sobre a Paróquia Santo Antônio. Agora, vamos anunciar a beleza do Evangelho edificada ao longo do tempo através da colaboração de cada pessoa que passa por aqui.

Comentar