7 dicas para famílias na Bíblia
7 dicas para famílias na Bíblia

7 dicas para famílias na Bíblia

Em: 29/10/2021

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


São uma grande fonte de riqueza e sabedoria conhecer as famílias na Bíblia com seus desafios e lutas. Afinal, das Sagradas Escrituras podemos extrair ensinamentos que podem nos ajudar a crescer na dimensão familiar. 

De Adão às comunidades cristãs primitivas, vemos vários relatos e acontecimentos que são verdadeiros conselhos que ensinam sobre valores e graças importantes de serem cultivadas na família. Separamos 7 dicas que ajudarão você nesse caminho.

Famílias na Bíblia que experimentaram da Misericórdia

Adão e Eva compõem o primeiro núcleo familiar das Escrituras. Com a graça de Deus conceberam e deram à luz a Caim e logo depois a Abel. Podemos constatar lendo os primeiros capítulos de Gênesis, várias escolhas dignas de perdão.

Podemos de um ponto de vista achar que tudo foi uma verdadeira desgraça. Porém, do ponto de vista da fé, enxergamos a misericórdia de Deus que jorra sobre eles.  

A presença de Deus é sempre constante nos relatos. Ele não se afastou. Ao contrário, estava com eles em todo tempo. O primeiro núcleo familiar nos ensina a acolher os rios da misericórdia de Deus em nossas famílias diante dos pecados cometidos.

Superar os desafios com a fé

Ainda no livro do Gênesis vemos o nosso Patriarca Abraão escutar o Senhor lhe pedindo para deixar a sua terra. Ele toma sua mulher em direção ao lugar que o Senhor lhe prometeu. 

Abraão foi um homem provado na fé, mas com ela soube viver cada desafio. Um dos relatos que mais expressam sua grande fé, é quando o Senhor lhe pede seu único filho em sacrifício. 

Por sua vez, o mesmo obedece a Deus que só queria comprovar sua fidelidade. Com a família do nosso patriarca aprendemos que diante dos desafios não se abandona a fé, mas a prova e comprova.

Esperança na intervenção de Deus

Outra família que nos dá uma grande lição de fidelidade nas escrituras é a família de Isabel e Zacarias. 

Isabel era estéril, não podia ter filhos. Naquela época isso não era apenas uma questão de saúde, mas também religiosa. A mulher estéril era vista como alguém que foi amaldiçoada. No entanto, eles permaneciam fiéis ao Deus vivo. 

O Anjo aparece então no templo para Zacarias, e lhe diz que sua mulher está grávida, mesmo na velhice. Desse modo, precisamos acreditar e ter esperança, como família, nas intervenções que Deus quer realizar em nossos lares.

Acolher o próximo como as famílias na Bíblia

No Evangelho, vemos ainda o relato de uma família que nos ensina um grande valor a ser cultivado: o acolhimento. Jesus visita a casa de Marta, Maria e Lázaro, o Evangelho diz que Ele foi hospedado por esta família. 

Portanto, acolher o próximo, o pobre, o peregrino é acolher o próprio Jesus. Como nos ensinou com suas Palavras, “porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era pere­grino e me acolhestes;” (Mt 35, 35)

Serviço ao outro

A família de Nazaré é o nosso modelo de vida familiar. Durante a anunciação, o Anjo diz à Virgem que sua prima Isabel também estava grávida. Por sua vez, Maria mesmo grávida vai para Judá cuidar da sua prima Isabel. 

Muitos não sabem, mas a distância que ela percorreu foi de cerca de 100 a 150 km a pé. Portanto, a família de Nazaré nos ensina que precisamos estar a serviço do próximo. 

São José com certeza não ficou preocupado com quem iria fazer as tarefas de casa no lugar de Maria, escolheu abrir mão da sua esposa durante aquele período por conta da importância do serviço de Maria à sua prima.

A riqueza das família na Bíblia em meio a simplicidade

A Sagrada Família nos ensina também que o valor familiar é mais importante que qualquer bem material. O Menino Jesus estava para nascer e José e Maria sequer tinham um local para o seu nascimento. 

Contudo, eles permanecem unidos buscando um lugar que acolhesse sua família. São pobres pedindo um lugar para nascer o Filho do Criador de todas as coisas. Porém, não perdem a paz diante da pobreza e da simplicidade, mas sabem colocar Deus no centro da vida familiar. 

Muitas famílias perdem a paz ou são destruídas ante problemas financeiros. A família de Nazaré nos ensina a vivência nas provas materiais colocando sempre a confiança no Deus vivo.

A fé vivenciada nas Famílias na Bíblia

São José, a Virgem Maria e Jesus peregrinam para visitar o templo em Jerusalém. Podemos dizer que frequentar a igreja em família é um grande desafio dos tempos atuais. 

Porém, precisamos resgatar – pela intercessão da Família Sagrada de Nazaré – o hábito de participar das celebrações em família. A fé precisa ser vivida no coração das famílias.

Estes são apenas alguns relatos e exemplos dos muitos que encontramos nas Sagradas Escrituras. Poderíamos falar de outras centenas de ensinamentos e experiências que podemos ter com as Escrituras na dimensão familiar. 

Estudar e rezar com a Bíblia é o primeiro passo para aprender, sempre mais, estes ensinamentos.

Que tal ler também: Qual a missão das famílias na evangelização da juventude?

Comentar