

Juventudes em Foco: O cotidiano que revela Deus – marcas da Espiritualidade Juvenil Salesiana
Em: 04/09/2025
Por: Equipe Comunicação
Categorias: Vocacional Blog
Por: padre Assis Moser
Uma vez perguntei num grupo de jovens: para vocês, o que é a Espiritualidade Juvenil Salesiana (EJS)? Em meio a algumas opiniões, senti firmeza numa resposta: “é o nosso jeito de seguir Jesus Cristo, do jeito salesiano!”. Neste sentido uma jovem me escrevia: “EJS é a minha espiritualidade, que se dá na relação de comunhão, de contemplação, de escuta, vivenciada e sentida através da experiência de grupo, que me ensina a acolher a todos e me torna protagonista“.
Poderia ainda ser refletida a partir de um jovem da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) que dizia: “para definir Espiritualidade Juvenil Salesiana, podemos usar quatro palavras-chaves: a alegria, que torna o ambiente acolhedor; o protagonismo, que torna a nós, jovens, atores principais na construção de nossa história; o serviço, que nos coloca mais próximos do outro e de Deus; e o amor, valor fundamental para a vida“.

Acredito que o caminho é por aí mesmo. A resposta não deve — e nem pode — ser complicada. Deve ser simples, para que possa ser reconhecida como prática de vida e ser levada para uma vida prática.
E é nesta prática os jovens vão nos solicitando caminhos de espiritualidade. Um deles sugeriu: “bem que um de nossos retiros poderia ser sobre espiritualidade, assim a gente saberia melhor o que é e poderíamos vivê-la melhor, mais conscientes“.
A Espiritualidade vem a ser: uma vida de seguimento de Jesus Cristo, na construção do Reino de Deus, sob a força do Espírito Santo. Essa é “a Espiritualidade”. E podemos dizer: esse é o grande desafio que cada um de nós tem em relação à própria vida — viver uma autêntica espiritualidade, para tornar-se santo e levar tantos outros a também viverem a santidade.

Mas fica a pergunta: qual o sentido de se adjetivar a Espiritualidade numa perspectiva ou dimensão “Salesiana”? É justamente aí que ganha sentido a resposta daquele jovem: viver tudo isso do jeito salesiano. Esse é o desafio que se coloca para nós que fazemos parte da Família Salesiana: testemunhar salesianamente o seguimento de Jesus Cristo.
Por este caminho de santidade, de busca de profundidade e coerência na construção do Reino de Deus, poderiam nos perguntar: quais sinais, características e marcas podemos apontar que expressem e identifiquem um estilo salesiano de viver a espiritualidade?

Dom Bosco, Pai e Mestre da Juventude, em tudo quis ser um sinal de que Deus tem um amor de predileção pelos jovens. Na medida em que ele foi testemunhando esse amor de Deus, e também partilhando o seu amor de predileção para com os jovens, foi desenvolvendo um estilo, um jeito característico de educar e evangelizar. Desse seu jeito podemos tirar alguns elementos que podem ser apontados como marcas da presença da Espiritualidade Juvenil Salesiana:
- “Deus tanto amou o mundo que enviou ao mundo o seu próprio Filho Jesus” (cf. Jo 3,16). Assim sendo, a vida é o lugar onde se faz a maravilhosa experiência de Deus. É no cotidiano, no dia a dia da vida, que sentimos, experienciamos e tocamos Deus e por Ele nos deixamos tocar. Nossa espiritualidade não é abstrata, não é fuga do mundo. É inserção no mundo concreto e real dos jovens. Se para Dom Bosco o mundo dos jovens é o lugar da manifestação e do encontro com Deus, conosco não pode ser diferente. A espiritualidade do cotidiano nos faz ver e sentir como Deus age conosco: nos tira da lama, nos ajuda a reerguer, bem como se alegra com nossas conquistas e vitórias. Em síntese, nos proporciona o encontro face a face, coração a coração, com Ele.
- A espiritualidade sustenta-se na oração. Sem oração não há vida e espiritualidade cristã. Dom Bosco foi um homem de oração e a vivia no cotidiano. Tudo o que vivia, o que fazia com os jovens, era expressão de sua intimidade com Deus e de seu imenso amor pelos jovens. Isso não exclui momentos fortes de oração pessoal e comunitária. É preciso que se dê lugar e valor à oração explícita: de modo especial à vivência Eucarística. Uma oração vinculada à vida e que se prolonga na vida; numa vida que seja interioridade e intimidade com o Pai.
- Espiritualidade da festa. Somos gente de festa, de alegria, de otimismo, de esperança: características de nossa Espiritualidade Juvenil Salesiana. Não uma festa e alegria vazias. Elas brotam da certeza da vida nova que tem seu fundamento no Cristo Ressuscitado. Nossa alegria vem da comunhão com o Ressuscitado. Se cremos de verdade que Cristo ressuscitou, não pode morar em nós a tristeza e o desânimo, pois nossa alegria nasce de um coração que está de bem com a vida, que ama, que perdoa, que comunga e partilha a alegria de viver e amar. E ninguém melhor do que os jovens para sentirem que a vida é festa, e que a proximidade com Jesus Cristo produz festa ainda maior.
- Deus nos chamou e chama à vida. Somos chamados a ser sinais de vida e a viver a vida como vocação. Em tantos lugares vemos as marcas de uma juventude solidária, que partilha vida no voluntariado. É a construção da vida em favor da educação, da promoção humana, da luta pela justiça, do respeito e defesa dos direitos de cada pessoa, da construção do Reino de Deus na forma de uma Civilização do Amor, que começa aqui e agora, em nosso mundo, em nossa história. Nossa espiritualidade é, pois, a espiritualidade da vida como dom recebido e resposta vocacional de serviço.
- Nossa espiritualidade tem a marca da comunhão eclesial. Precisamos sentir e experienciar que somos Igreja e como Igreja devemos viver a missão de construir o Reino. Nossa ação juvenil, nossa Articulação da Juventude Salesiana, não tem outra alternativa que não seja se sentir Igreja, viver comunhão eclesial, estar inserida nos processos da ação evangelizadora das juventudes na Igreja no Brasil. O projeto do Pai é um projeto de unidade: toda desunião nos distancia da Aliança com Deus. Quando construímos pontes, estamos no coração de Deus e dos irmãos e irmãs. Nosso esforço é para viver a espiritualidade da comunhão: “Façamos de cada família e de cada comunidade, a casa e a escola da comunhão”.
- A espiritualidade salesiana caminha ao encontro das situações concretas da vida, sobretudo dos jovens. É uma espiritualidade encarnada nas realidades humanas, sendo presença significativa na comunidade humana organizada social e politicamente, colaborando com a ação salvífica de Deus. É a espiritualidade de cidadania evangélica. Somos chamados a estar inseridos, política e socialmente, no meio juvenil, a desenvolver a consciência crítica e a contribuir na construção de políticas públicas em favor da juventude.
- Nossa espiritualidade tem uma marca particular, registrada, que nos vem desde nosso pai e fundador Dom Bosco: é a característica Mariana, é a devoção filial a Maria como presença materna. Nós nos dirigimos a ela como nossa Mãe e Mestra. E a reconhecemos nossa Auxiliadora: “ajudadora” nos momentos de dificuldades, de provações. Nós a sentimos presente em nossa espiritualidade da alegria, da festa, do compromisso com a vida e com os sonhos de vida melhor. Nossa Senhora Auxiliadora nos apresenta e nos entrega o Filho amado do Pai. Ela também nos quer alegres, lutadores, esperançosos, amantes da vida.

Somos um vasto movimento de pessoas que, nos passos de Dom Bosco, queremos ser sinais e portadores do amor de Deus aos Jovens. Neste caminhar, temos nossa marca referencial de vida. O mundo dos jovens precisa desse testemunho e de nossa espiritualidade. Que tenhamos a coragem de estar sempre nos convertendo, buscando maior autenticidade e fidelidade de vida, para sermos aquela escola de santidade que nosso Pai e Mestre Dom Bosco deixou impregnada na história e que deve penetrar no coração e na vida de cada um de nós.
Neste ano, o Observatório Salesiano de Juventudes está organizando a série de textos Juventudes em Foco. As publicações serão aqui no site da inspetoria. Serão pequenas reflexões sobre as realidades e culturas juvenis, em suas mais variadas expressões e desafios. Serão escritas por educadores, professores, gestores e colaboradores salesianos, que vão partilhar seu conhecimento e sua experiência de forma simples, com o objetivo de pensarmos juntos e juntas.
Acompanhe nossas próximas publicações, compartilhe com os educadores da sua obra, com as lideranças paroquiais, catequistas e todas as pessoas que, assim como nós, tem um coração salesiano.
Você também gostaria de participar escrevendo uma reflexão ou sugerindo temas? Escreve para a gente: observatoriosalesiano@dombosco.net
Buscar
Posts Recentes

Educadores participam de formação continuada sobre a metodologia RPI
em 05/09/2025
Ler mais

Leituras Obrigatórias para o vestibular inspiram Mostra de Videoclipes do Terceirão
em 05/09/2025
Ler mais

Seminário Virtual da RSB aborda trabalho dos oratórios realizados na Inspetoria São Pio X
em 04/09/2025
Ler mais

Viajando pelos países hispanohablantes: 1ª série/EM realiza a Feira Hispânica 2025
em 03/09/2025
Ler mais

Faculdade Dom Bosco: Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é nota 4 pelo MEC
em 02/09/2025
Ler mais

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponta Grossa, acolhe novo Pároco
em 02/09/2025
Ler mais

Ponta Grossa: Paróquia realiza Missa de Consagração das Famílias
em 02/09/2025
Ler mais

Cooperadores da Província de Porto Alegre realizam Congresso e elegem novo Conselho
em 02/09/2025
Ler mais

Assembleia Legislativa homenageia 25 anos do Centro Educacional Dom Bosco em Joinville
em 01/09/2025
Ler mais