A vida familiar é um grande dom de Deus, sempre cheia de graças e desafios. As famílias brasileiras vivem, como qualquer outra, desafios familiares, principalmente neste tempo de Pandemia.
Precisamos cultivar em nossas famílias brasileiras, atitudes que auxiliem o crescimento do amor entre os membros da nossa casa.
Desafios sempre vão existir em todas as famílias, cada qual com os seus, mas a vida familiar não pode ser reduzida aos desafios.
Dentre tantos desafios que nossas famílias vivem, preparamos alguns principais para te ajudar a bem vivê-los.
Aprendamos a extrair os melhores aprendizados e amadurecimento dos momentos desafiante da vida familiar.
Desafios financeiros nas famílias brasileiras
Atualmente as famílias vivem uma das suas maiores crises financeiras, devido à Pandemia da COVID-19. Antes da Pandemia, a situação já não era das melhores paras as famílias no Brasil.
Quando a crise financeira assola uma família, seus membros logo são afetados. Um dos primeiros sentimentos que a crise financeira afeta é a esperança.
Portanto, quando os dias passam e a dificuldade financeira permanece, podemos nos desesperar.
Em meio a limitação que a falta de dinheiro nos impõe na crise, é difícil olhar para nossa mesa e ver que estamos com limitações na alimentação.
Desse modo, é preciso cultivar a esperança no seio familiar, ter a humildade de pedir ajuda. Podemos contato com Deus pela fé e com amigos e pessoas que podem nos socorrer.
Desafio educacional dos filhos
Quem disse que educar os filhos é uma tarefa fácil? Está era uma das maiores preocupações de São João Bosco. Ele acreditava que a educação poderia formar adultos cheios de valores para transformara sociedade para melhor.
Do contrário, a educação pode se torna cada vez mais desafiante por alguns fatores que podem atrapalhar a formação dos valores. Por exemplo, escolher uma escola para os nossos filhos que não só ofereça conhecimento, mas também valores é fundamental.
A educação dos nossos filhos é feita dentro da nossa casa, mas também pela sociedade e os ambientes que frequentam.
Portanto, precisamos ensinar nossos filhos a crivar os ensinamentos da vida, pois nem sempre agregam valores. Precisamos nos dedicar com amor e paciência a esta missão.
Dessa maneira, oferecer aos nossos filhos valores cristãos, pode ser importante para sua educação. Dom Bosco ao criar o método educacional preventivo escolheu 3 valores cristãos por b: razão, religião e amor.
A educação dos filhos diz respeito aos futuros adultos que eles serão. Afinal, terceirizar está tarefa ou até mesmo descuidar disso podem trazer consequências negativas.
Falta de diálogo nas famílias
A cada dia que passa precisamos cultivar mais e mais o diálogo em nossos lares. Com a invasão das telas em nossas casas, conversar em família pode estar se tornando algo menos rotineiro.
Portanto, precisamos tomar atitudes que favoreçam boas conversas e partilhas em nossa casa.
Aproveitar os momentos de refeições para sentar-se à mesa e conversar, ao invés de estar em frente a televisão.
Desse modo, cultivar o diálogo nos ajuda a participar melhor da vida dos nossos familiares. Afinal, quando entendemos melhor o outro, somos até mesmo mais compreensíveis com algumas atitudes do dia a dia.
Bom mesmo seria se pudéssemos retomar o diálogo entro pai e filhos, entre irmãos e também entre cônjuges.
Normatizar a falta de diálogo pode não ser uma atitude saudável para nenhum membro da família. Cultive e tome iniciativas para que o diálogo aconteça nos seus lares.
Perdoar e ser perdoado
Em qualquer relacionamento, seja ele de amizade, amoroso ou familiar, acabamos algumas vezes feridos e ferindo, mesmo quem amamos.
No entanto, o perdão sempre será uma das maneiras que teremos para reconstruir nossas relações, principalmente familiares. Cultivar mágoas e desentendimentos pode não fazer bem para a vivência familiar.
Como dois membros da mesma que habitam a mesma casa podem ficar sem se falar?
Dessa maneira, o melhor mesmo é buscar o diálogo como citamos acima e o perdão. Pois, quando perdoamos o outro, além de tirar um peso do coração, tiramos um peso dos nossos lares.
Assim, mesmo quando não depender de nós mesmo perdoar, podemos favorecer ou motivar o perdão entre os membros da família. Portanto, precisamos fazer com que o perdão se torne parte da rotina da vida de cada um dos membros dos nossos lares.
Os desafios fazem parte da vida de qualquer família em todo nosso Brasil. Portanto, o ideal é que os desafios não se tornem o centro de tudo. Desafios são reais e podem ser resolvidos, geralmente passam ou são superados com o tempo.
Contudo, em todos os desafios existem oportunidades de crescimento e amadurecimento. Afinal, podemos aproveitar as oportunidades de amadurecimento, união e fortalecimento familiar em meio aos desafios.