A história de Laura Vicunha
A história de Laura Vicunha

A história de Laura Vicunha

Em: 27/10/2023

Por: Thiago Caminada

Categorias: Vocacional Blog


A doação extrema da vida de Laura Vicunha é um exemplo de força e combate à violência, guiada pelos valores cristãos. Com apenas 13 anos, a jovem chilena ofereceu sua vida para livrar a mãe de uma realidade indigna e nos lembra de centralidade da pessoa humana na Espiritualidade Juvenil Salesiana e no projeto de adesão à Jesus Cristo.

Laura del Carmen Vicuña Pino, ou para nós Laura Vicunha, nasceu em 5 de abril de 1890, em Santiago do Chile. Filha de José Domingo Vicuña e Mercedes Pino, foi batizada na Paróquia de Santa Ana, na capital chilena. A mesma pia batismal, anos depois, também acolheria Santa Teresa dos Andes para a iniciação à vida cristã.

Em 1894, nasce a segunda filha do casal, Julia Amanda. O pai, José Domingo, adoece e morre logo após o nascimento da irmã de Laura. Sozinhas, as três passam por dificuldades financeiras e, por causa de crises sociais e políticas no Chile, a família de decide deixar o país. A três se exilam na Argentina. Mesmo com a mudança, a pobreza não deixa de assolar a viúva e suas meninas. Mercedes, então, muda-se para a estância de Manuel Mora que, em troca da educação das filhas, decide viver com o estanceiro. Laura Vicunha e Julia passam a estudar no Colégio Maria Auxiliadora, escola das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), as Salesianas.

No entanto, a relação do padrasto e de Mercedes é marcada por violências e abusos. Certa vez, ao regressar para casa, Laura percebe a violência de Manuel Mora contra a mãe e ele decide retirar as meninas da escola. Como Laura era uma excelente aluna e uma menina muito devota, as irmãs decidem garantir os estudos das irmãs. A experiência salesiana faz com que Laura Vicunha decida consagrar sua vida à Jesus em sua primeira eucaristia. A menina passava o recreio na capela rezando à Maria Auxiliadora pelos amigos e pela mãe.

Certo dia na oração, a pequena Laura recorda da frase de Jesus: “Não há maior prova de amor do que dar a vida por seus amigos”. Decide, então, oferecer sua vida em troca da vida e da salvação de sua mãe Mercedes Pino. Já doente pela tuberculose, Laura é agredida uma última vez pelo padrasto e cai de cama. Em seu leito rezava: “Senhor, que eu sofra tudo o que a ti pareça bem, mas que minha mãe se converta e se salve”.

Antes de morrer Laura Vicunha disse à mãe: “Morro. Eu mesma pedi a Jesus. Faz dois anos que ofereci minha vida por ti, para pedir a graça da tua conversão. Mamãe, antes de eu morrer: terei a alegria de te ver se arrepender?” A mãe lhe responde: “Te juro neste momento que farei o que me pedes. Estou arrependida. Deus é testemunha de minha promessa!” E a menina se alegra e diz ao seu confessor, o padre Genghini: “Padre, mamãe prometeu neste momento abandonar aquele homem, seja você a testemunha de sua promessa“. E completou: “Obrigado, Jesus! Obrigado, Maria! Adeus, mamãe! Agora morro feliz!

Laura Vicunha faleceu em 22 de janeiro de 1904, em Junín de los Andes, na Argentina. Sua mãe escondeu-se até o casamento da segunda filha, Julia Amanda. Mercedes, então, se muda para Freire, no Chile, e casa-se com Malitón Parra, homem honesto e trabalhador da região.

Laura Vicunha foi beatificada pelo Papa São João Paulo II, em 3 de setembro de 1988, na visita do Santo Padre a Castel Nuovo Don Bosco, cidade natal de São João Bosco. A solenidade fez parte da comemoração pelos 100 anos da morte do Pai e Mestre da Juventude e da Família Salesiana.

Oração de Laura Vicunha
Ó Beata Laura Vicunha, tu que viveste até o heroísmo sua configuração a Cristo, acolhe a nossa confiante oração. Obtende as graças de que necessitamos e ajudai-nos a aderir com coração puro e doce à Vontade do Pai. Doa às nossas famílias a paz e a fidelidade. Faz com que mesmo na nossa vida, assim como na tua, resplandeçam fé coerente, pureza corajosa, caridade atenta e solícita para o bem dos irmãos. Amém.

Comentar