

A história de Laura Vicunha
Em: 27/10/2023
Por: Thiago Caminada
Categorias: Vocacional Blog
A doação extrema da vida de Laura Vicunha é um exemplo de força e combate à violência, guiada pelos valores cristãos. Com apenas 13 anos, a jovem chilena ofereceu sua vida para livrar a mãe de uma realidade indigna e nos lembra de centralidade da pessoa humana na Espiritualidade Juvenil Salesiana e no projeto de adesão à Jesus Cristo.
Laura del Carmen Vicuña Pino, ou para nós Laura Vicunha, nasceu em 5 de abril de 1890, em Santiago do Chile. Filha de José Domingo Vicuña e Mercedes Pino, foi batizada na Paróquia de Santa Ana, na capital chilena. A mesma pia batismal, anos depois, também acolheria Santa Teresa dos Andes para a iniciação à vida cristã.
Em 1894, nasce a segunda filha do casal, Julia Amanda. O pai, José Domingo, adoece e morre logo após o nascimento da irmã de Laura. Sozinhas, as três passam por dificuldades financeiras e, por causa de crises sociais e políticas no Chile, a família de decide deixar o país. A três se exilam na Argentina. Mesmo com a mudança, a pobreza não deixa de assolar a viúva e suas meninas. Mercedes, então, muda-se para a estância de Manuel Mora que, em troca da educação das filhas, decide viver com o estanceiro. Laura Vicunha e Julia passam a estudar no Colégio Maria Auxiliadora, escola das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), as Salesianas.
No entanto, a relação do padrasto e de Mercedes é marcada por violências e abusos. Certa vez, ao regressar para casa, Laura percebe a violência de Manuel Mora contra a mãe e ele decide retirar as meninas da escola. Como Laura era uma excelente aluna e uma menina muito devota, as irmãs decidem garantir os estudos das irmãs. A experiência salesiana faz com que Laura Vicunha decida consagrar sua vida à Jesus em sua primeira eucaristia. A menina passava o recreio na capela rezando à Maria Auxiliadora pelos amigos e pela mãe.
Certo dia na oração, a pequena Laura recorda da frase de Jesus: “Não há maior prova de amor do que dar a vida por seus amigos”. Decide, então, oferecer sua vida em troca da vida e da salvação de sua mãe Mercedes Pino. Já doente pela tuberculose, Laura é agredida uma última vez pelo padrasto e cai de cama. Em seu leito rezava: “Senhor, que eu sofra tudo o que a ti pareça bem, mas que minha mãe se converta e se salve”.
Antes de morrer Laura Vicunha disse à mãe: “Morro. Eu mesma pedi a Jesus. Faz dois anos que ofereci minha vida por ti, para pedir a graça da tua conversão. Mamãe, antes de eu morrer: terei a alegria de te ver se arrepender?” A mãe lhe responde: “Te juro neste momento que farei o que me pedes. Estou arrependida. Deus é testemunha de minha promessa!” E a menina se alegra e diz ao seu confessor, o padre Genghini: “Padre, mamãe prometeu neste momento abandonar aquele homem, seja você a testemunha de sua promessa“. E completou: “Obrigado, Jesus! Obrigado, Maria! Adeus, mamãe! Agora morro feliz!“
Laura Vicunha faleceu em 22 de janeiro de 1904, em Junín de los Andes, na Argentina. Sua mãe escondeu-se até o casamento da segunda filha, Julia Amanda. Mercedes, então, se muda para Freire, no Chile, e casa-se com Malitón Parra, homem honesto e trabalhador da região.
Laura Vicunha foi beatificada pelo Papa São João Paulo II, em 3 de setembro de 1988, na visita do Santo Padre a Castel Nuovo Don Bosco, cidade natal de São João Bosco. A solenidade fez parte da comemoração pelos 100 anos da morte do Pai e Mestre da Juventude e da Família Salesiana.
Oração de Laura Vicunha
Ó Beata Laura Vicunha, tu que viveste até o heroísmo sua configuração a Cristo, acolhe a nossa confiante oração. Obtende as graças de que necessitamos e ajudai-nos a aderir com coração puro e doce à Vontade do Pai. Doa às nossas famílias a paz e a fidelidade. Faz com que mesmo na nossa vida, assim como na tua, resplandeçam fé coerente, pureza corajosa, caridade atenta e solícita para o bem dos irmãos. Amém.

Buscar
Posts Recentes

13ª Expo Aprendizagem reúne mais de mil pessoas
Ler mais

Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar
Ler mais

Desperta Aí: Encontro Vocacional Reúne 150 Jovens para Projetar a Vida
Ler mais

Educanda elabora poesia em gratidão ao CEDB
Ler mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ ATENDE JOVENS COM DEFICIÊNCIA
Ler mais

Falece Isabel Artime García, Mãe do Reitor-Mor, P. Ángel.
Ler mais

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais