Apostolado para as crianças: como evangelizar brincando!
Apostolado para as crianças: como evangelizar brincando!

Apostolado para as crianças: como evangelizar brincando!

Em: 01/11/2023

Por:

Categorias: Sem categoria


A evangelização infantil é importante por vários motivos. Em primeiro lugar, as crianças são naturalmente curiosas e receptivas a novas informações. Ao apresentar a Palavra de Deus desde cedo, estamos ajudando a moldar o caráter da criança e ensinando valores cristãos que irão acompanhá-la ao longo da vida.

E não podemos esquecer que as crianças são o futuro da Igreja! Assim, ao ensinarmos os valores de Cristo a elas, estamos investindo na próxima geração de cristãos!

Além disso, é a nossa missão ajudar as crianças a desenvolver um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, o que pode ser uma fonte de conforto e orientação em momentos difíceis.

Mas, isso não é algo que deve começar só na catequese, mas sim com os pais em casa.

Sendo assim, os pais precisam usar da criatividade para evangelizar brincando com os filhos. Afinal, essa é a melhor maneira de falar de Jesus e Seu Reino e plantar a sementinha da fé em seus corações.

As crianças fazem parte do Reino dos céus e elas precisam se sentir assim!

A importância de evangelizar as crianças

Assim como os adultos, as crianças também enfrentam desafios em suas vidas e por isso precisam aprender sobre as coisas de Deus para que cresçam com a fé!

Além disso, quantas crianças vemos por aí que enfrentam problemas como depressão e ansiedade, por não saberem lidar com situações que acontecem na escola, por exemplo. Muitas enfrentam desde pequenininhas o bullying e o preconceito, por isso, precisam saber que são amadas por Deus como elas são!

Além disso, assim como precisam aprender a comer, a se vestir, a cuidar de sua higiene pessoal, a ler e escrever, as crianças também precisam aprender sobre o Reino de Deus.

“Ensina a criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não há de se afastar!” (Provérbios 22,6).

E isso é feito primeiramente pelos pais, avós e padrinhos.

Contudo, muitos se questionam: será mesmo que as crianças precisam ser evangelizadas, será que isso não pode acontecer mais tarde? E a resposta é que só temos o hoje!

O que precisamos compreender é que o coração das crianças é puro e está pronto para ouvir e acolher a Palavra de Deus. Lembre-se, na alma de todo ser humano, há um espaço que apenas Deus preenche, e quanto antes aprendermos isso, menos erramos em nossa vida buscando por coisas que só nos causam dor depois.

Portanto, que qualquer tempo seja uma grande motivação para você buscar por ações que evangelizem seus filhos, netos, sobrinhos ou afilhados.

Além disso, as crianças têm uma grande facilidade de acreditar em Deus, o que faz da infância o melhor momento para começar a evangelizá-las.

Com as crianças, aproveite todas as oportunidades

As crianças crescem tão rápido, não é mesmo? Por isso, aproveite todas as oportunidades para educá-las na Palavra de Deus.

O que significa que cada situação, por mais boba que pareça, pode se transformar em uma oportunidade de semear a Palavra em seus corações.

Se a criança mentir, você aproveita para falar com ela sobre o que a Bíblia ensina sobre a mentira:

“Os lábios mentirosos são abominação para o Senhor, mas os que procedem com fidelidade agradam-lhe” (Provérbios 12,22).

Quanto ela está triste, você pode mostrar como Deus pode transformar toda tristeza em alegria porque:

“Ponho sempre o Senhor diante dos olhos, pois ele está à minha direita; não vacilarei. Por isso, meu coração se alegra e minha alma exulta, até meu corpo descansará seguro, porque vós não abandonareis minha alma” (Salmo 15,8-10).

E quando a criança se sente fracassada, você deve ensiná-la que ela pode todas as coisas em Deus porque Ele nos fortalece.

Evangelize brincando!

Agora que você já compreendeu a importância de evangelizar as crianças, veja algumas dicas do que fazer.

Brinquedos com propósito evangelizador

O mercado cristão-católico de presentes devocionais tem crescido a cada dia, inclusive com itens para as crianças. Portanto, aproveite as datas celebrativas como o Natal, aniversário, Dia das Crianças, e dê a elas presentes que evangelizam.

É possível encontrar quebra-cabeça, kit missa, kits de encaixe temáticos, cinco-Maria com Nossa Senhora, jogo de cartas e tabuleiros com o Terço. Quer saber onde encontrar? Acesse AQUI e veja essas ideias!

Evangelize com os livros

Igualmente, existe uma vasta literatura infantil e infanto-juvenil que ajuda as famílias a evangelizar as crianças. Você pode pesquisar no site das grandes editoras católicas e encontrar diversas obras.

Quer uma sugestão de livros bem bacana? Conheça a coleção infantil “A alegria da misericórdia”, criada para ensinar as crianças a viver a misericórdia no cotidiano da vida. Você pode adquirir a coleção completa ou comprar aos poucos os 6 volumes.

Conheça a coleção AQUI!

Leve as crianças para a Igreja

Acostume seus filhos desde bebê a ir para a Igreja. Não importa se elas irão chorar, se não vão parar quietas ou no lugar. Igreja é lugar de crianças sim! O próprio Jesus disse:

“Dei­xai vir a mim estas criancinhas” (Mateus 19,14).

E quanto antes elas estiverem acostumadas a essa rotina de ir à Igreja melhor e mais fácil evangelizá-las. Outra atitude bonita que tem sido esquecida é ensinar as crianças a pedir a bênção para os padres. Isso é importante para que também a criança aprenda a criar um vínculo com eles.

Mais desenhos cristãos

As crianças gostam muito de assistir a desenhos e filminhos, então por que não aproveitar disso para evangelizar?!

Existem muitos desenhos e filminhos cristãos no canal do YouTube e você também encontra facilmente algumas plataformas com conteúdo católicos desenvolvidas especialmente para evangelizar as crianças, com desenhos sobre a vida dos santos, por exemplo.

Esta é uma maneira de garantir uma educação segura da sua família, já que muitos desenhos que encontramos por aí estão contaminados com comportamentos incoerentes com a fé cristã e até mesmo com palavrões.

Enfim

Você pôde perceber que existem várias maneiras de ensinar valores cristãos às crianças. Porém, mais importante do que qualquer brinquedo ou brincadeira é que os pais e adultos sejam exemplos vivos desses valores, pois as crianças aprendem muito pelo exemplo.

Então, experimente criar também uma rotina diária de oração com os pequenos para ajudá-los a desenvolver um relacionamento pessoal com Deus e a compreender que existe um plano maior na Terra.

No mais, curta muito essa fase com os pequeninos, pois ela passa tão rápido e sentiremos muitas saudades desse período tão especial na vida dos filhos!

Aproveite para ler também: 5 ensinamentos do Papa Francisco para as famílias

Comentar