Clube do Livro faz sua estreia no Colégio Dom Bosco
Clube do Livro faz sua estreia no Colégio Dom Bosco

Clube do Livro faz sua estreia no Colégio Dom Bosco

Em: 29/05/2023

Por: Colégio Dom Bosco Santa Rosa

Categorias: Ensino Santa Rosa Notícia


Idealizado pelo Grêmio Estudantil, a primeira reunião teve casa cheia e muita expectativa

Gostar de ler é um hábito que se desenvolve principalmente na infância, impulsionado pelo mundo da imaginação e pela descoberta das letras. Quando a família costuma ler em casa, é quase certo que esse também vai ser um hobby para as crianças. Na escola, com as propostas literárias, as experimentações e, mais tarde, as disciplinas, se exige que a leitura faça parte da vida dos estudantes, mas nem todos pegam gosto pelos livros.

A Laura de Assis, da nona série, sabe que precisa ler mais, e até lê quando as matérias da aula pedem por isso, mas não é ainda um hábito. Por isso ela e a amiga, também Laura, foram algumas das primeiras participantes a chegarem no primeiro encontro do Clube do Livro, proporcionado pelo Grêmio Estudantil.

Também na nona série, a Laura Lameira já estava animada pelos resultados do primeiro encontro. “Eu achei um projeto muito interessante para as pessoas que gostam de ler, e também para as pessoas que querem adquirir esse hábito”, contou. “Eu por exemplo, não costumo ler. Mas agora, participando do clube, acredito que eu vá evoluir e passar a ler mais.”

Esse é um dos objetivos do Clube do Livro, idealizado pela Sofia Aparecida Roratto e pela Manuela D. de Oliveira, integrantes do Grêmio Estudantil, que agora se dividem na mentoria das turmas, dividias por faixa etária. No primeiro encontro, a Sofia já planejava os passos futuros.

“Espero que as pessoas continuem com o Clube mesmo depois que nós nos formarmos. Eu sempre gostei de ler, então com o Grêmio Estudantil, veio a oportunidade de levar isso a outros níveis”, explicou a estudante. Preocupada com a integração dos membros, a ideia era fazer com que todos se divertissem no processo. “Vamos dividir a turmas, ouvir sugestões e inspirar a exploração dos gêneros. Acho que vai ser muito divertido e ainda vamos poder discutir assuntos relacionados aos livros e à nossa sociedade de hoje.”

Responsável por acompanhar o Clube, a orientadora educacional, professora Tatiana Dias, confessou que é mais informada sobre os acontecimentos do que participa das decisões. “A escola deu autonomia para que eles desenvolvessem o projeto, então estamos acompanhando, mas as decisões partem dos alunos.”

No primeiro encontro, quase quarenta estudantes estiveram presentes. A ideia é que, a partir desse estopim, os encontros quinzenais possam abrir novas portas e garantir que mais uma geração de leitores saia do Colégio Salesiano Dom Bosco.

Comentar