Como descobrir qual minha vocação profissional?
Como descobrir qual minha vocação profissional?

Como descobrir qual minha vocação profissional?

Em: 02/05/2022

Por: raphael

Categorias: Portal Blog


Discernir uma vocação profissional não parece ser uma tarefa tão fácil. Esse é um dos dilemas vividos pelos jovens no período em que precisam escolher qual curso irão estudar na faculdade. Além disso, precisam lidar com a pressão que sofrem para que esta escolha seja feita o quanto antes.

Vocação profissional é algo muito importante, não pode ser discernido de qualquer forma. Afinal, a profissão é uma escolha que terá repercussão ao longo de boa parte da vida. Por isso, leve em conta alguns fatores no momento de discernir este chamado.

Pensando em ajudar, de modo especial os jovens, preparamos este post para iluminar o processo de decisão acerca deste tema. 

Autoconhecimento é indispensável

Algo muito importante em todo processo de discernimento é o autoconhecimento, que nada mais é do que o processo de conhecimento de si mesmo. Desse modo, quando vamos dando nomes às nossas realidades interiores, àquilo que se passa em nossa mente e coração, vamos nos conhecendo.

Logo, quanto mais nos conhecemos, mais entendemos nossas capacidades, desejos e o que verdadeiramente queremos. Portanto, uma pessoa que se conhece consegue ter um melhor domínio sobre a vida e dificilmente é levada pelo sabor das paixões ou pelas vontade alheias.

Além disso, uma dica importante que pode ajudar muito com o autoconhecimento é a escrita. Anotar em um papel todas as coisas que você gostaria de fazer profissionalmente já ajuda a eliminar uma infinidade de possibilidades.

Sendo assim, a partir da lista escrita, comece a escolher a metade até que restem apenas poucas opções; ser sincero é algo muito importante neste processo.

Vocação profissional é sinônimo de identificação 

Todo processo de identificação de uma vocação profissional acontece por meio de uma inclinação interior a uma profissão.

Geralmente, meninos de 5 anos dizem que querem ser motoristas de caminhão,  gostam muito dessa modalidade, porque o caminhão é o maior carro que conhecem.

As meninas querem ser educadoras, pois já educam suas bonecas e as ensinam a contar de 1 até 10.

O exemplo das crianças serve para ilustrar o movimento de identificação que acontece de dentro pra fora e por isso o autoconhecimento é tão importante.

Por isso, a vocação profissional é um processo de identificação, que passa pelas nuances da paixão. Quando nos apaixonamos por alguém, sentimos o desejo de relacionamento com aquela pessoa, do mesmo modo acontece com a profissão.

Apaixonamo-nos por um ofício, por um modo de trabalhar e buscamos construir a nossa vida e a nossa história. Trabalhar pode ser  cansativo, no entanto é prazeroso fazer o que amamos.

Portanto, a identificação precisa ser a mais profunda e sincera. Almejar os altos salários pagos por certas profissões ou com a facilidade que o trabalho oferece, pode não ser a melhor escolha a ser feita. Afinal, muitos profissionais são infelizes em suas carreiras por terem optado somente pelo dinheiro.

Não escolher a vocação profissional dos outros

Outro fator importante é que o exercício da profissão é pessoal. Sendo assim, cada profissional tem uma contribuição a dar com o seu modo de ser e existir.

Não escolha sua vocação profissional por meio da escolha de amigos ou por conta da vontade dos nossos pais.

Muitos jovens sofrem pelo fato de terem que assumir a profissão que os pais tanto querem, por terem que seguir tradições do tipo: “todos os homens da família precisam ser advogados” ou “em nossa família ninguém pode ser da área de humanas”.

Assumir a escolha que outra pessoa realizou em nosso lugar pode trazer sérias frustrações no futuro.

A melhor coisa a ser feita em situações como esta é o diálogo. Explicar para os nossos pais que queremos outra coisa para nossas vidas, explicando que assumir a profissão imposta, pode ser o motivo  de um futuro profissional infeliz.

Profissionais de referência pode iluminar o discernimento

Quantas pessoas descobriram sua vocação profissional ao passar pela experiência de ver um profissional atuando na área com amor e fazendo toda diferença na vida das pessoas e na sociedade.

Portanto, bons profissionais, que atuam com paixão em suas profissões, são verdadeiros “despertadores vocacionais”. Quando encontramos pessoas assim, a inclinação profissional que até então era dúvida, parece encontrar uma resposta: “Eu quero ser um profissional como este!”.

Algo que deve ficar claro é que não é uma questão de ser igual, mas de ser e contribuir como.

Por isso, estejamos atentos aos profissionais com quem nos identificamos e que em algum momento nosso coração sentiu o desejo de ser como eles. Afinal, este pode ser um sinal muito importante no discernimento da vocação profissional. Por isso, escolha boas referências, elas sempre serão bem-vindas durante este processo.

A Inspetoria Salesiana Pio X trabalha para ajudar os jovens a encontrarem sua vocação profissional, por meio da educação e do carisma Salesiano.

 

Comentar