

Como desenvolver o chamado missionário na comunidade
Em: 04/10/2022
Por: comunicacao
Categorias: Paróquia Sto Antonio Blog
O Papa Francisco diz para cada missionário na mensagem para o dia mundial das missões 2022: “E a Igreja, comunidade dos discípulos de Cristo, não tem outra missão senão a de evangelizar o mundo, dando testemunho de Cristo. A identidade da Igreja é evangelizar.”
E cada cristão é chamado a ser um missionário na Igreja e com ela. Isso significa que ninguém está sozinho nesta missão, como também todos, inclusive a Igreja, dos pastores ao povo, estamos envolvidos neste compromisso de serviço por amor a Deus.
Mas como despertar a comunidade para esse serviço missionário? Por onde começar? Confira neste post que preparamos para você.
A comunidade será sempre um lugar missionário
As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019-2023 adotou a imagem bíblica da casa para a formação de pequenas comunidades missionárias, porque, como diz Dom Adelar Baruffi, a casa:
“[…] nos oferece a ideia do lar, da acolhida, do pertencimento, do amor como único caminho para a comunhão e das portas abertas para entrar e ir em missão. São chamadas a serem espaço de encontro, da ternura e da solidariedade, são o lugar da família, com suas portas abertas.”
Logo, a ideia da missão não pode ser apenas uma saída sem objetivo, mas um empenho missionário para apresentar essa casa a todas as pessoas que encontramos no caminho. E isso pede uma preparação e o empenho de toda a comunidade.
Sendo assim, não é preciso um novo projeto, mas, como diz o documento, acreditar nos pilares onde se apoia toda ação evangelizadora da Igreja que tem sua inspiração na vida de Cristo, o missionário por excelência do Pai.
Vamos entender os pilares e colocá-los em prática para desenvolver o chamado missionário na comunidade.
#1 A Palavra é o primeiro pilar missionário
O ponto de partida para despertar o chamado missionário é a Palavra de Deus. O documento diz que a escuta das Escrituras provoca conversão de vida. E isso acontece por causa da pessoa de Cristo, porque Ele desperta admiração e age na vida dos cristãos.
Portanto, é preciso um encontro pessoal com a Palavra. Para isso, a comunidade precisa organizar pequenos momentos de leitura, de partilha, nos quais todos possam participar com suas realidades, sejam casais, jovens, idosos e também crianças, porque todos são missionários.
#2 O Pão, a liturgia e a espiritualidade são o segundo pilar missionário
A Palavra, diz o documento, conduz à Eucaristia, alimenta a espiritualidade e compromete o diálogo com o Senhor na oração. Então, o missionário é uma pessoa de oração que constrói uma casa de oração, isto é, sua própria comunidade eclesial.
Assim, a oração nos coloca em comunhão com todos os batizados e com os sentimentos de Cristo que entregou sua vida para a salvação de cada pessoa humana.
Portanto, a oração é fundamental na vida do missionário e o compromete na missão de evangelizar mais do que qualquer cobrança.
#3 O terceiro pilar é a caridade
Na mesma medida da importância da Palavra e da espiritualidade está a caridade. A caridade não passará jamais, diz São Paulo. Por isso, somos enviados, pela Palavra e pela oração, a realizar a primeira ação caritativa: o anúncio do Evangelho a toda pessoa.
E este anúncio acontece pela proclamação da boa-nova e também através de gestos concretos de solidariedade para com os mais pobres. E todos os grupos da Igreja devem participar, de preferência, juntos, formando uma única comunidade eclesial.
Mas cada comunidade tem uma realidade própria, por isso é importante conhecer as pessoas, organizar visitas e então realizar uma ação social que alcance a realidade local. A caridade com o outro é dever do missionário.
#4 O quarto pilar é exatamente a Missão
O Papa Francisco diz: “A vida é missão”. Então, com a escuta da Palavra, a liturgia e a espiritualidade, despertando a caridade para com o irmão, é hora de partir em missão, de ter atitude missionária em favor dos irmãos.
E qual é o objetivo da missão? Anunciar Jesus a partir de uma experiência pessoal. Por isso o Papa afirma que a vida é missão, porque ela fala primeiro e em todos os lugares onde estamos.
Por isso a Igreja nos convida a uma atitude permanente de missão, abraçando os desafios do caminho, mas com o coração cheio de esperança e alegria. E todos podem contribuir e, ainda assim, nunca se chegará ao fim da tarefa missionária.
Buscar
Posts Recentes

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

10 anos de pontificado do Papa Francisco e as transformações da Igreja neste tempo
Ler mais

CEDB participa do Encontro das Redes de Escolas e Obras Sociais Salesianas do Sul do Brasil
Ler mais

Domingo de Ramos: você conhece a importância desta celebração?
Ler mais

6ª Rústica Salesiana reúne mais de 200 atletas
Ler mais

Reunião de Pais do Projeto Educando para a Vida
Ler mais