Como evangelizar os jovens que estão longe de Deus? 
Como evangelizar os jovens que estão longe de Deus? 

Como evangelizar os jovens que estão longe de Deus? 

Em: 18/11/2021

Por: raphael

Categorias: Sem categoria


Muitas vezes escutamos: “Esses jovens estão perdidos!” Mas, na verdade, todas as pessoas precisam se encontrar, e a juventude é um tempo de descobertas e decisões. 

Portanto, durante este período os jovens são bombardeados de possibilidades e ofertas irresistíveis, sejam elas boas ou perigosas.

Os cristãos são pessoas que descobriram que em Deus se encontra a verdadeira felicidade. Por isso, temos a missão de ajudar os jovens em seus caminhos, descobrindo em Jesus aquele que pode fazê-los felizes.

Ajudar os jovens a se encontrarem

Geralmente os jovens não gostam muito de escutar de outras pessoas esta expressão: “Você está perdido!”. Principalmente porque, na maioria das vezes, ela é proferida diante de alguma cobrança ou reclamação por parte dos pais ou algum adulto.

Trocar a expressão “os jovens estão perdidos” pela afirmação “ajudar os jovens a se encontrarem”, pode soar muito melhor e tornar-se uma maneira mais acolhedora.

Todo jovem quer se encontrar, na maioria das vezes não estão felizes perdidos, ou nem têm consciência que o caminho que estão trilhando pode não ser o melhor.

Verdadeiros tesouros

Ajudar os jovens sempre será uma arte. Eles são verdadeiros tesouros, por isso necessitam de uma aproximação com métodos bem particulares.

A Juventude tem a capacidade de medir o interesse do outro que se aproxima dele por algum motivo.

Eles são afetivamente mais sensíveis, mas são espertos para perceber quem só quer usá-los ou impor alguma opinião.

Amizade, comprometimento e discipulado são fatores importantíssimos para quem quer ajudar a juventude a se encontrar.

Conquistando pela amizade

A amizade tem um grande valor para os jovens, logo é uma das melhores estratégias para conquistá-los e ajudá-los a encontrar a via certa.

Quando nos aproximamos como amigos, os jovens sentem mais confiança e segurança em dar os passos em direção a Cristo.

O caminho com Cristo também é uma relação de amizade, como vemos na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Chistus Vivit

“Jesus faz-Se presente nestas cruzes dos jovens, para lhes oferecer a sua amizade, o seu alívio, a sua companhia sanadora, e a Igreja quer ser instrumento d’Ele neste percurso rumo à cura interior e à paz do coração”.

Jesus quer ser encontrado pelos jovens como um amigo, desse modo eles já não estariam mais perdidos.

Comprometer-se

A juventude tem muita facilidade de criar vínculos mais fortes com pessoas e causas que demonstram estar mais comprometidas com ela.

Os jovens sentem quando alguém está comprometido com eles, são bastante sensíveis em perceber quando alguém tem consumido tempo e esforços por eles. 

Querer ajudar os jovens a se encontrarem demanda compromisso e investimento da própria vida por eles.

Não existe horário ou hora marcada, qualquer tempo é uma oportunidade de ajudá-los. Sem falar nos momentos em que os mesmos pedem ajuda, seja à luz do dia ou durante a madrugada por alguma situação mais delicada que estejam passando.

Ensinar os jovens sobre a vida e a felicidade

Jesus escolheu 12 discípulos, que se tornaram seus apóstolos, para ensiná-los toda boa nova e mergulhá-los dentro do seu mistério.

Jesus se dedicou ao ensinamento de cada um dos que escolheu, inclusive os jovens dentre eles, como João, o discípulo amado. O mestre ensinou seus discípulos sobre o caminho.

Quando estamos no caminho certo, encontramos a nós mesmos, vivemos a vida de uma maneira mais feliz e realizada. Não é que não tenhamos desafios ou problemas, mas o fato de  estarmos em nosso lugar, produz paz.

Assim como Jesus fez com seus apóstolos, é preciso que haja uma troca de experiência com os jovens.

Os adultos, até os mais idosos da comunidade, precisam ensinar aos jovens sobre o seguimento de Cristo e a vida, para que os mesmos possam, a partir do aprendizado, tomar suas próprias decisões rumo à felicidade.

A Juventude tem sede de felicidade

A grande verdade é que os jovens estão em busca da sua própria felicidade.  Em alguns momentos se perdem por escolher caminhos errados, querendo acertar.

Eles não ficam em paz, enquanto não estão se sentindo felizes ou até mesmo quando não estão conseguindo ajudar as pessoas que amam a serem felizes.

Os jovens são verdadeiros tesouros. Quando ajudamos um jovem a se encontrar e a abraçar a sua felicidade, também  encontramos a nossa.

Quando seguramos firme na mão dos jovens para ajudá-los a dar, com segurança, seus passos em direção à felicidade, sentimo-nos felizes.

No entanto, no caminho com eles, percebemos que em algum momento somos contagiados pela potente sede deles. Todos nós queremos nos encontrar, queremos estar em Jesus, Caminho Verdade e Vida.

Em nossa paróquia Santo Antônio, temos vários grupos e movimentos que podem ajudar os jovens a encontrarem Cristo e se encontrarem. Saiba mais através das nossas redes sociais ou em nossa secretaria paroquial.

Confira também: 7 formas de alcançar os sonhos da juventude com Deus

Comentar