Como rezar a Novena de Natal em família
Como rezar a Novena de Natal em família

Como rezar a Novena de Natal em família

Em: 11/12/2023

Por:

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


No Tempo do Advento, somos convidados a rezar a Novena de Natal, porque o próprio Jesus nos deixou a recomendação de que sempre devemos perseverar na oração (cf. Lc 21,36). E os próprios discípulos, além da Virgem Maria, assim o fizeram:

“Perseveravam na oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (Atos 1,14).

Logo, a Novena de Natal tem como objetivo intensificar a nossa vida de oração nos 9 dias que antecedem a Festa de Nascimento de Jesus.

Por isso, a tradição diz que a novena deve começar no dia 16 de dezembro e terminar no dia 24, um dia antes do Natal; outra opção, é iniciar no dia 15 de dezembro e terminar dia 23, já que na noite do dia 24 celebramos em comunidade a vigília do Natal.

Portanto, a Novena de Natal é uma oportunidade para você refletir sobre o verdadeiro significado do Natal e preparar seu coração para acolher o nascimento de Jesus Cristo.

Além disso, é também um momento de comunhão e de partilha, pois reúne pessoas em torno da fé e da esperança, seja em casa ou na paróquia.

Como surgiu a Novena de Natal?

A Novena de Natal é uma tradição católica que acontece em todo o mundo, nas igrejas, comunidades e até mesmo nas casas, em família.

E a origem da Novena de Natal é incerta. Mas acredita-se que surgiu na Europa no século IV. Na época, a Igreja Católica vivia uma grande expansão e precisava encontrar uma forma de preparar os fiéis para o Natal. Sendo assim, as novenas se tornaram uma forma eficaz de fazer isso. Pois, ofereciam uma oportunidade para os fiéis refletirem sobre o mistério da encarnação de Jesus – o Emanuel, o Deus Conosco.

Logo, no Brasil, a Igreja passou a realizar novenas de Natal no século XVIII. Essa prática devocional chegou por aqui por meio dos missionários jesuítas e rapidamente se popularizou, sendo hoje uma das tradições mais importantes do Natal dos católicos brasileiros.

Agora, uma curiosidade, não apenas sobre a Novena de Natal, mas sobre a maioria das novenas. Você sabe por que a novena é formada por 9 dias?

Para responder a essa pergunta, precisamos contemplar a simbologia bíblica! Na Sagrada Escritura, o número 7 representa a perfeição; o 3 é a representação da Santíssima Trindade; e o 4 corresponde aos evangelistas e os “quatro cantos da terra”.

Mas, no caso da novena, os 9 dias são divididos em 3 grupos, cada um dedicado a uma pessoa da Santíssima Trindade. Neste sentido, o primeiro grupo é formado por 3 dias dedicados ao Pai; depois, 3 dias ao Filho e, por fim, 3 dias ao Espírito Santo.

Sendo que, no caso da Novena de Natal, cada dia é dedicado a um tema específico, como a anunciação do anjo a Maria, a visita de Maria a Isabel, o nascimento de Jesus etc.

Novenas: devo rezar em casa ou na igreja?

A resposta a essa pergunta depende muito das suas preferências pessoais e do seu objetivo com a novena.

Novena em casa

Se você prefere que o seu momento de oração seja mais íntimo e pessoal, rezar uma novena em casa é uma boa opção. Assim, você tem a oportunidade de se conectar com Deus em um ambiente familiar e tranquilo.

Além disso, é uma excelente oportunidade de compartilhar a fé com os seus familiares e até vizinhos ou amigos. Pois, fazer a novena em casa não significa que você precisa rezar sozinho, muito pelo contrário, você pode e deve convidar mais pessoas.

Portanto, se você não tem condições de rezar todos os dias sua novena na igreja, pode rezá-la em casa e garantir as mesmas bênçãos do Senhor. Para isso, basta rezar com devoção. Então, escolha um lugar tranquilo e confortável, onde você e seus convidados se sintam livres para se conectar com Deus.

Quer uma dica de Novena de Natal para você rezar com a sua família em casa? Encontre uma linda novena, AQUI!

Novena na igreja

Contudo, ao rezar a novena na igreja com a sua família, você e eles terão a oportunidade de viver um momento de comunhão e de partilha com a comunidade paroquial. Logo, é uma forma de aprender mais sobre o Natal e ainda participar da vida da igreja.

Geralmente é o sacerdote que conduz as novenas na igreja, e elas são uma oportunidade para todos que desejam viver um tempo de crescimento na fé e na espiritualidade.

Outra diferença é que cânticos litúrgicos acompanham as novenas na igreja, além de outras orações que contribuem ainda mais para criar um ambiente de celebração e alegria.

Sem contar que você ainda tem a oportunidade de receber a Jesus Eucarístico antes ou após a novena, na Santa Missa.

Leia também: Paróquia: Comunidade de fé, acolhida e vivência dos sacramentos

Novena de Natal: oportunidade de conversão

O Advento é um tempo de oração e de conversão, e nossos corações devem estar direcionados ao Deus Menino que vem ao nosso encontro. E rezar a Novena de Natal é passar esses dias na companhia da Virgem Maria e de São José, na alegre espera por Aquele que é o próprio Amor.

Portanto, reze a Novena de Natal e tenha um lugar para São José e Nossa Senhora em sua vida.

Além disso, viva dias de transformação. E, a partir dessa transformação (ou conversão), viva a ação concreta da caridade. Viva esta experiência com sensibilidade e generosidade. E isso tanto no seio da família quanto no contato com o próximo, na esperança de construir o Reino que o Senhor nos preparou. E esse Reino é um reino de paz e justiça para todos!

Novena de Natal na paróquia Santo Antônio

Faça a experiência da graça e do amor do Deus Menino na Novena de Natal da Paróquia Santo Antônio.

Data: 15 a 23 de dezembro.

Horário: antes da Missa, das 18h às 18h45.


Aproveite para ler também: Advento: como viver bem esse tempo

Comentar