Consciência Negra é tema de ações educativos no Novo Lar em Viamão
Consciência Negra é tema de ações educativos no Novo Lar em Viamão

Consciência Negra é tema de ações educativos no Novo Lar em Viamão

Em: 19/12/2022

Por: Thiago Caminada

Categorias: Obras Sociais Novo Lar Notícia


A reflexão sobre a Consciência Negra deve ser realizada ao longo de todos os dias do ano. Quanto a isso não há dúvidas. No entanto, o Novo Lar não deixou de oportunizar durante o mês de novembro, dedicado à memória dessa data, alguns momentos para pensar atitudes e refletir sobre a representatividade negra, através de algumas atividades.

Nos dias 14 e 17 de novembro, o Novo Lar, através de educadores e educandos, viveu a seguinte programação:

No dia 14, pela manhã, a programação abriu com a palestra “Anemia Falciforme”, com a palestrante Nara Regina, enfermeira. Nara trouxe informações muito relevantes e, para muitos, desconhecidas. Os educandos do Geração 2030 e do Jovem Aprendiz estiveram presentes e puderam tirar suas dúvidas.

Já na tarde do dia 14, o Programa de Entrevistas, foi organizado pelos educandos Michele, Vinícius e Kimberly. Os entrevistados foram os educadores Igor Ramos, Danielle Pinto, Stéfano Leandro e Eliane Moura. O público do auditório pode escolher perguntas em uma urna e direcionar para um dos entrevistados que respondia. Foi uma conversa muito interessante, pois possibilitou a todos ouvirem os educadores, suas histórias de superação, formação, preconceito, etc. Todos os educandos da casa puderam assistir e participar. E os jovens organizadores estavam de parabéns pelo protagonismo, organização e criatividade.

No dia 17 foi a vez de receber Yasmin Duarte, Rainha de Bateria da Escola de Samba Acadêmicos da Martinica, que ofereceu aos jovens uma oficina de samba. Ao mesmo tempo, a educadora Danielle conduziu uma oficina de turbantes e muitos educandos e educandas participaram. Foi uma tarde muito produtiva, com lanche coletivo especial, bolo de milho!

Foram momentos muito importantes para todos do Novo Lar e acreditamos que são atividades como estas que ajudam a reposicionar a consciência que cada um de nós precisa buscar quando o assunto é o respeito e a representatividade negra.

Comentar