

Cultores da História Salesiana se reúnem em assembleia em Brasília
Em: 25/09/2023
Por: Thiago Caminada
Categorias: Portal Notícia
Entre os dias 12 e 14 de setembro aconteceu a Assembleia Anual da Associação de Cultores da História Salesiana (ACSSA), na sede nacional da Rede Salesiana Brasil, em Brasília. O tema da reunião foi “Missionariedade e Missão Salesiana com atitude sinodal”. Participaram, como membros efetivos da ACSSA, Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Leigas e Leigos
Durante a Assembleia foram estudados e debatidos os temas de “Missionariedade” (Padre Djalma Antônio da Silva, da Congregação do Verbo Divino, doutor em Missiologia); “Presença das Filhas de Maria Auxiliadora na Amazônia” (Irmã Maria Carmelita de Lima Conceição, Inspetora FMA/BRM, de forma virtual); “Experiência e realidade do Museu da Obra Salesiana no Brasil” (Marcos de Lima Moreira, leigo, coordenador do MOSB e Cláudia Trindade, coordenadora do Arquivo Histórico BSP); “Os Salesianos em Poxoréo” (Padre Osmar Orotides de Resende, SDB/BCG); “Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora em Guaratinguetá” (Irmã Maria de Lourdes Macedo Becker, FMA/BAP); “Mapeamento do Patrimônio Histórico Salesiano” e “Encaminhamentos do Seminário Continental e do Congresso Mundial da ACSSA” (Irmã Maria Imaculada da Silva, FMA/BMM); “Processo Sinodal: inquietações” (Padre João Mendonça, SDB/BMA).
No segundo dia da Assembleia todos os participantes se reuniram no Santuário São João Bosco de Brasília, junto ao altar e junto à urna da relíquia de Dom Bosco, para comemorar os 10 anos de criação da Seção Brasil da ACSSA.
No terceiro dia da Assembleia realizou-se a eleição da Coordenadora FMA da ACSSA Brasil, na pessoa da Irmã Maria Imaculada da Silva (BMM), em substituição à Irmã Maria de Lourdes Macedo Becker (BAP), que completou seu tempo como Coordenadora. Como Coordenador SDB continua o Padre João Mendonça (BMA). Ao final da Assembleia foram definidos os projetos da ACSSA Brasil para 2024, ficando a próxima Assembleia agendada para os dias 27 a 29 de agosto de 2024, em Brasília.
Cada participante assumiu o compromisso de incentivar, nas diversas Comunidades e Obras de sua Inspetoria, a valorização e a salvaguarda do Patrimônio Histórico Salesiano, tanto em registros escritos e visuais quanto em objetos e locais que possam ajudar a conhecer e recompor a História da Obra Salesiana no Brasil.



Buscar
Posts Recentes

13ª Expo Aprendizagem reúne mais de mil pessoas
Ler mais

Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar
Ler mais

Desperta Aí: Encontro Vocacional Reúne 150 Jovens para Projetar a Vida
Ler mais

Educanda elabora poesia em gratidão ao CEDB
Ler mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ ATENDE JOVENS COM DEFICIÊNCIA
Ler mais

Falece Isabel Artime García, Mãe do Reitor-Mor, P. Ángel.
Ler mais

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais