Divulgado o cartaz para a Estreia 2024
Divulgado o cartaz para a Estreia 2024

Divulgado o cartaz para a Estreia 2024

Em: 27/10/2023

Por: Thiago Caminada

Categorias: Vocacional Notícia


O sonho que faz sonhar

Um coração que transforma lobos em cordeiros

Inspirados pela mensagem de esperança e confiança nos jovens do ‘Sonho dos Nove Anos’ de Dom Bosco, 30 artistas de todo o mundo participaram do Concurso Internacional de Cartazes da Estreia do Reitor-Mor para 2024. Após meses de trabalho árduo de pesquisas e seleção, o vencedor foi anunciado nesta semana pela Congregação Salesiana. O material da Estreia 2024 já está disponível para download no dombosco.net.

O próprio P. Ángel Fernández Artime escolheu a proposta vencedora – que se tornará, portanto, o cartaz oficial da Estreia 2024. O cartaz da Estreia do Reitor-Mor para 2024 é fruto da habilidade e criatividade da jovem paraguaia Salmi Medina, designer gráfica e ilustradora, apaixonada por contar histórias através de imagens, que cursa atualmente a Faculdade de Comunicação.

Interpretar “o sonho que faz sonhar”, como está claramente expresso na primeira parte do lema escolhido pelo Reitor-Mor para a sua Estreia, foi um desafio fascinante para muitos designers gráficos e artistas de todo o mundo, que lhes permitiu partilhar, com um público mundial, seus talentos e suas interpretações próprias sobre o sonho mais famoso de Dom Bosco.

“O conceito artístico que procurei representar é basicamente a salesianidade em desenho; o equilíbrio da composição se encontra nos personagens centrais: Dom Bosco com seus jovens, entre os quais o Santo sempre se sentiu realizado – explica a autora – o. Me lembra muito o logo ‘Salesianos Dom Bosco’, onde se vê Dom Bosco e os salesianos em viagem, na companhia de jovens de todo o mundo. Esta ilustração representa exatamente aquela viagem e um caminho que ele sonhou para os jovens…: a esperança”.

A composição conta com uma paleta de cores vivas em sintonia com o “sempre alegres” de Dom Bosco, representa conceitualmente o pequeno Joãozinho, que passava as tardes entretendo jovens e crianças como equilibrista quando, em sonho, viu que, por meio do amor, alguns lobos viravam cordeiros. A partir daquele momento, decidiu dedicar sua vida ao seu serviço, agora não mais tendo que lidar apenas com uma corda bamba, mas com uma grande responsabilidade.

Comentar