

Dom Bosco e Madre Mazzarello: a história de uma santa amizade!
Em: 15/05/2023
Por: comunicacao
Categorias: Vocacional Notícia
Dom Bosco e Madre Mazzarello são as referências da Obra Salesiana. Ele como fundador e ela como cofundadora do ramo feminino, as filhas de Maria Auxiliadora.
Mas há uma história que explica esse encontro, porque une fatos e testemunha a ação de Deus entre eles. Antes Vamos revisitar os acontecimentos e fazer memória das maravilhas de Deus na vida deste dois santos!
O início da história de Dom Bosco e Madre Mazzarello
Maria Domingas Mazzarello nasceu em 9 de maio de 1837, em Mornese, norte da Itália, sendo a primogênita do casal José e Maria Madalena Mazzarello, que teve 10 filhos. Naturalmente, ela ajudou sua mãe nos cuidados com os irmãos e na casa.
Sua infância foi tranquila e a educação católica a levou aos sacramentos. Fez a primeira comunhão aos 13 anos; destacou-se pela responsabilidade que já tinha na lida com a família e isso impediu que ela frequentasse a escola como desejava.
No entanto, sua liderança era nata. Aos 15 anos, ingressou na Associação das Filhas de Maria Imaculada, onde dedicou-se, junto com outras jovens, aos cuidados de crianças. Essa iniciativa foi a primeira semente de uma obra que nasceria para marcar a história.
A Associação deu muitos frutos. Maria Mazzarello com sua amiga Petrolina ensinaram corte e costura às jovens da cidade, em uma casa conseguida pelo Pe. Pestarino, além de assistência a órfãos que apareciam no lugar.
Não faltaram dificuldades, mas havia amor, alegria, dedicação e decisão em continuar os trabalhos por parte das jovens, mas sem saberem que a semente já estava despontando para se tornar uma árvore frondosa no carisma salesiano.
O encontro entre Dom Bosco e Madre Mazzarello
Ao mesmo tempo em que acontecia o apostolado das jovens de Maria Imaculada, Dom Bosco fundava os Salesianos, em Turim, a fim de dedicar-se ao cuidado dos adolescentes e jovens mais necessitados daquela região.
Conta a história que, aos 23 anos, Maria Mazzarello contraiu tifo e durante a doença teve uma visão de meninas brincando no pátio de um edifício, foi quando ela ouviu uma voz que dizia: “Eu as confio a ti”; ao mesmo tempo em que Dom Bosco teve a mesma visão.
Não foi por acaso que eles se encontraram, mas a Providência Divina, que tudo sabe e faz, se encarregou de aproximá-los. Em 1864, esse momento aconteceu através do Pe. Pestarino que apresenta o grupo das Filhas da Imaculada a Dom Bosco.
O santo já estava à procura de fundar um ramo feminino salesiano que cuidasse das meninas e no encontro com o grupo, Dom Bosco encontrou a resposta. Assim, surge, em 1872, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora no colégio que a comunidade estava construindo.
Nascem as Salesianas de Dom Bosco
O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora começa, tendo como primeira superiora Maria Mazzarello. Sua vida já era dedicada às meninas desde cedo, agora ela colocaria em práticas muitos outros talentos e edificaria o carisma salesiano no ramo feminino.
Entre os seus dons, estava o de educar. Um dom que seria necessário tanto para as meninas acolhidas na nova casa, quanto para a formação das candidatas à vida religiosa. E Maria Mazzarello, com a ajuda de Dom Bosco, soube realizar bem as duas missões.
A santa mulher entregou-se inteiramente ao projeto que Deus a presenteou através de Dom Bosco. Seu carisma pessoal uniu-se ao carisma educativo da congregação e produziu muitos dons espirituais. Ela era amorosa, feliz e dócil ao Espírito Santo.
De forma que sua maternidade espiritual foi marcada pelo dom do discernimento dos espíritos, que a possibilitou ver a pessoa em profundidade, seus valores, capacidades e também limites. Isso foi fundamental para a edificação das Filhas de Maria Auxiliadora.
“É preciso amar a todos com verdadeira caridade” (Madre Maria Mazzarello)
Toda amizade carrega uma afinidade, e os amigos que se afinam por causa do Evangelho são marcados com valores próprios do Reino de Deus.
No caso de Dom Bosco e Maria Mazzarello, o amor aos jovens e a assistência educativa que eles lhes prestavam cuidaram de cultivar os laços de amizade que os levaram para a eternidade.
Dom Bosco e Maria Mazzarello dedicaram-se inteiramente à educação e à salvação da juventude. Ela teve uma vida breve, mas plena de amor e superação de todas as dificuldades próprias de quem se aventura na vontade divina.
Em maio de 1881, aos 44 anos, faleceu. Em 1938, a Madre foi beatificada por Pio XI e canonizada em 24 de junho de 1951 pelo Papa Pio XII. E seu corpo é venerado na Basílica de Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, em Turim.
O Papa Pio XI disse: “Eis aqui uma mulher de simplicidade, extrema simplicidade, uma simplicidade tão pura quanto a dos elementos mais simples, tão simples e sem mancha quanto o ouro puro! ”.
Quer receber mais materiais como este? Acesse: Família Salesiana
Buscar
Posts Recentes

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

Paróquia Dom Bosco de Itajaí acolheu jovens da AJS
Ler mais

Novena de Nossa Senhora Auxiliadora na Paróquia São João Bosco em Guarapuava/PR
Ler mais

Paróquia Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora realiza mais uma edição da festa religiosa e social da padroeira em Ponta Grossa/PR
Ler mais

Grupo de Pais aborda o tema sexualidade
Ler mais

Recreio cultural encerra as atividades do mês Mariano
Ler mais