<strong>Dom Bosco e Madre Mazzarello: a história de uma santa amizade!</strong>
<strong>Dom Bosco e Madre Mazzarello: a história de uma santa amizade!</strong>

Dom Bosco e Madre Mazzarello: a história de uma santa amizade!

Em: 15/05/2023

Por: raphael

Categorias: Vocacional Notícia


Dom Bosco e Madre Mazzarello são as referências da Obra Salesiana. Ele como fundador e ela como cofundadora do ramo feminino, as filhas de Maria Auxiliadora.

Mas há uma história que explica esse encontro, porque une fatos e testemunha a ação de Deus entre eles. Antes Vamos revisitar os acontecimentos e fazer memória das maravilhas de Deus na vida deste dois santos! 

O início da história de Dom Bosco e Madre Mazzarello  

Maria Domingas Mazzarello nasceu em 9 de maio de 1837, em Mornese, norte da Itália, sendo a primogênita do casal José e Maria Madalena Mazzarello, que teve 10 filhos. Naturalmente, ela ajudou sua mãe nos cuidados com os irmãos e na casa.

Sua infância foi tranquila e a educação católica a levou aos sacramentos. Fez a primeira comunhão aos 13 anos; destacou-se pela responsabilidade que já tinha na lida com a família e isso impediu que ela frequentasse a escola como desejava.

No entanto, sua liderança era nata. Aos 15 anos, ingressou na Associação das Filhas de Maria Imaculada, onde dedicou-se, junto com outras jovens, aos cuidados de crianças. Essa iniciativa foi a primeira semente de uma obra que nasceria para marcar a história. 

A Associação deu muitos frutos. Maria Mazzarello com sua amiga Petrolina ensinaram corte e costura às jovens da cidade, em uma casa conseguida pelo Pe. Pestarino, além de assistência a órfãos que apareciam no lugar. 

Não faltaram dificuldades, mas havia amor, alegria, dedicação e decisão em continuar os trabalhos por parte das jovens, mas sem saberem que a semente já estava despontando para se tornar uma árvore frondosa no carisma salesiano.

O encontro entre Dom Bosco e Madre Mazzarello  

Ao mesmo tempo em que acontecia o apostolado das jovens de Maria Imaculada, Dom Bosco fundava os Salesianos, em Turim, a fim de dedicar-se ao cuidado dos adolescentes e jovens mais necessitados daquela região.

Conta a história que, aos 23 anos, Maria Mazzarello contraiu tifo e durante a doença teve uma visão de meninas brincando no pátio de um edifício, foi quando ela ouviu uma voz que dizia: “Eu as confio a ti”; ao mesmo tempo em que Dom Bosco teve a mesma visão.

Não foi por acaso que eles se encontraram, mas a Providência Divina, que tudo sabe e faz, se encarregou de aproximá-los. Em 1864, esse momento aconteceu através do Pe. Pestarino que apresenta o grupo das Filhas da Imaculada a Dom Bosco.

O santo já estava à procura de fundar um ramo feminino salesiano que cuidasse das meninas e no encontro com o grupo, Dom Bosco encontrou a resposta. Assim, surge, em 1872, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora no colégio que a comunidade estava construindo.

Nascem as Salesianas de Dom Bosco

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora começa, tendo como primeira superiora Maria Mazzarello. Sua vida já era dedicada às meninas desde cedo, agora ela colocaria em práticas muitos outros talentos e edificaria o carisma salesiano no ramo feminino.

Entre os seus dons, estava o de educar. Um dom que seria necessário tanto para as meninas acolhidas na nova casa, quanto para a formação das candidatas à vida religiosa. E Maria Mazzarello, com a ajuda de Dom Bosco, soube realizar bem as duas missões.

A santa mulher entregou-se inteiramente ao projeto que Deus a presenteou através de Dom Bosco. Seu carisma pessoal uniu-se ao carisma educativo da congregação e produziu muitos dons espirituais. Ela era amorosa, feliz e dócil ao Espírito Santo.

De forma que sua maternidade espiritual foi marcada pelo dom do discernimento dos espíritos, que a possibilitou ver a pessoa em profundidade, seus valores, capacidades e também limites. Isso foi fundamental para a edificação das Filhas de Maria Auxiliadora.

“É preciso amar a todos com verdadeira caridade” (Madre Maria Mazzarello)

Toda amizade carrega uma afinidade, e os amigos que se afinam por causa do Evangelho são marcados com valores próprios do Reino de Deus. 

No caso de Dom Bosco e Maria Mazzarello, o amor aos jovens e a assistência educativa que eles lhes prestavam cuidaram de cultivar os laços de amizade que os levaram para a  eternidade.

Dom Bosco e Maria Mazzarello dedicaram-se inteiramente à educação e à salvação da juventude. Ela teve uma vida breve, mas plena de amor e superação de todas as dificuldades próprias de quem se aventura na vontade divina.

Em maio de 1881, aos 44 anos, faleceu. Em 1938, a Madre foi beatificada por Pio XI e canonizada em 24 de junho de 1951 pelo Papa Pio XII. E seu corpo é venerado na Basílica de Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, em Turim.

O Papa Pio XI disse: “Eis aqui uma mulher de simplicidade, extrema simplicidade, uma simplicidade tão pura quanto a dos elementos mais simples, tão simples e sem mancha quanto o ouro puro! ”.

Quer receber mais materiais como este? Acesse: Família Salesiana

Comentar