Durante o Maio Laranja, colaboradores do ISAS recebem formação sobre revelação espontânea
Durante o Maio Laranja, colaboradores do ISAS recebem formação sobre revelação espontânea

Durante o Maio Laranja, colaboradores do ISAS recebem formação sobre revelação espontânea

Em: 15/05/2023

Por: ISAS

Categorias: Obras Sociais Isas Noticias


Neste mês do Maio Laranja, na última sexta-feira (12), ocorreu uma formação sobre revelação espontânea no Instituto Salesiano de Assistência Social (ISAS). A formação foi aplicada pela Assistente Social, Luiza Stelle e teve o tema da “Revelação Espontânea: Orientações para a não revitimização de crianças e adolescentes”. A formação abordou tópicos como o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), como os direitos fundamentais, de educação, cultura, lazer, dignidade, entre outros. Estiveram presentes a equipe com todos os colaboradores do ISAS. 

+ ISAS realiza primeiro encontro da AJS

Maio Laranja é o mês é dedicado ao enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Vale lembrar que eles estão entre os grupos mais expostos e vulneráveis a sofrer violação de seus direitos, fato que pode prejudicar o desenvolvimento físico, mental e social. A formação foi fundamental, pois visa a revitimização, nome dado ao processo que leva a criança ou adolescente a sofrer novamente a violência a qual foi vítima ou testemunha. Isso ocorre por exemplo quando ela precisa contar o fato diversas vezes e para diferentes pessoas, assim tendo que reviver um momento traumático.

Para saber mais sobre o Instituto Salesiano, siga no Instagram.

Além disso, a formação abordou pontos do que fazer em casos de revelação espontânea dos jovens e crianças. Outro ponto citado é as formas de ajuda, seja utilizando o Disque 100, reportando ao conselho tutelar ou demais órgãos competentes. Está uma das atividades que estão ocorrendo no ISAS durante este mês, já que no próximo dia 18, é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.

Comentar