

Educar, uma atitude de amor!
Em: 15/09/2023
Por: Centro Educacional Dom Bosco
Categorias: Obras Sociais Notícia
Quando pensamos na missão do educador social logo vem à mente a dimensão do cuidado da vida, do acompanhamento, do importar-se com a vida dos jovens, do querer estar com eles para juntos caminhar. Essa missão requer abertura, fé e atitudes.
Aproximar-se: aproximar-se dos adolescentes e jovens, dar o primeiro passo, ir ao encontro, tomar a iniciativa. Não pode permanecer em seu lugar, muitas vezes cômodo, à espera deles, na certeza de que virão ao seu encontro, no seu ambiente. Sua atitude é buscá-los aonde estão.
Escutar: desenvolver a cada dia a atitude pedagógica da escuta. A escuta é uma atitude essencial para entrar em contato com adolescentes e jovens. Educadores e, muitas vezes, instituições inteiras parecem não perceber que não é possível educar na ausência de uma linguagem em comum. Saber ouvir a pergunta, mesmo a que não foi feita, significa criar a possibilidade de uma caminhada comum na busca de uma resposta que jamais será categórica e definitiva, mas suscetível de abertura e aprofundamento. Sem escuta não há diálogo e, sem diálogo, o processo educativo-pastoral fica prejudicado.
Intervir: acreditar que a proposta educativo-pastoral salesiana pode ajudar adolescentes e jovens em suas necessidades vitais. Para tanto, é preciso crer que em todo adolescente e jovem há sempre um ponto acessível ao bem. A primeira atitude do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito em benefício da vida deles.
Propor: estimular nos adolescentes e jovens os desejos de crescer e amadurecer; de compreender a vida à luz das experiências, das ciências e dos conselhos evangélicos; a ter sentido e projeto de vida. Estimular suas experiências e conhecimento de tal modo que, a exemplo dos discípulos de Emaús, encantem-se pela sabedoria e pela simplicidade de Cristo, por Sua paixão pela vida.
Experienciar: experienciar com adolescentes e jovens um ambiente rico de confiança e de familiaridade. Em uma família é essencial que todos cuidem de todos. Esse cuidado se concretiza numa diversidade de momentos nos quais os jovens de sintam profundamente ouvidos e entendidos. Propor experiências e valores que são transmitidos pelo testemunho e acompanhamento de quem ama e é amado, vivenciando uma acolhida incondicional a quem chega pela primeira vez no ambiente salesiano e percebe que as suas principais necessidades são respeitadas e, a elas, é dada a resposta oportuna. Só no interior dessa relação afetuosa e significativa, educadores, adolescentes e jovens percebem que é possível experienciar o diálogo, vivenciar valores, crescer em sabedoria, estatura e graça… enfim, crescer de forma integral.
Discernir: deixar seus corações arderem pela vida dos adolescentes e jovens; ler e discernir, por meio de uma escuta atenta e profunda, suas realidades socioculturais; fazer perguntas adequadas; deixar-se inspirar pela ação do Espírito Santo; vivenciar experiências que os levem ao reconhecimento de si mesmos, do outro, e que os deixem alimentados e dispostos a viverem suas vidas com sentido .
Comprometer e partilhar: comprometer-se com os adolescentes e jovens; habitar suas vidas e culturas; ser amigo e companheiro, convidando-os a fazerem uma experiência prática de fraternidade consigo e com os outros.
Nós, educadores, somos convocados a ser sinais e portadores do amor de Deus às juventudes, pois ainda existem prados verdes e sonhos lindos. O Senhor nos convida a trabalhar, a caminhar, a partilhar a vida com os adolescentes e com os jovens.

Buscar
Posts Recentes

Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar
Ler mais

Desperta Aí: Encontro Vocacional Reúne 150 Jovens para Projetar a Vida
Ler mais

Educanda elabora poesia em gratidão ao CEDB
Ler mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ ATENDE JOVENS COM DEFICIÊNCIA
Ler mais

Falece Isabel Artime García, Mãe do Reitor-Mor, P. Ángel.
Ler mais

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

Faculdade Dom Bosco promove exposição Territórios Religiosos
Ler mais

Reitor-Mor dos Salesianos é cardeal para toda Igreja
Ler mais

Reitor-Mor dos Salesianos receberá título de cardeal no sábado
Ler mais

Comemoração do aniversário do Padre Assis
Ler mais

Setembro Amarelo no Parque Dom Bosco
Ler mais