AMJ: Projeto Missionário reúne estudantes para dias de reflexão e fé
AMJ: Projeto Missionário reúne estudantes para dias de reflexão e fé

AMJ: Projeto Missionário reúne estudantes para dias de reflexão e fé

Em: 29/07/2024

Por: Colégio Dom Bosco

Categorias: Ensino Porto Alegre Noticia


Motivados pelo tema da Estreia deste ano, “O sonho que vos faz sonhar”, a Animação Missionária Juvenil, iniciativa dos Salesianos de Dom Bosco, tem como objetivo proporcionar aos jovens de 14 a 17 anos uma experiência vocacional e de fé. A edição de 2024 reuniu entre os dias 20 e 23 de julho estudantes do 9º ano e do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre, além de educandos do Novo Lar de Viamão, para dias de oração, espiritualidade, visita às famílias, entre outras atividades, como oficinas e rodas de compartilhamento.

Projeto de Vida foi uma das temáticas abordadas, conduzida pelos formandos salesianos, proporcionando aos jovens missionários formação integral de fé, razão e escolhas vocacionais, em um momento profundo e repleto de reflexões. As saídas a campo, ou seja, visitas às casas, aconteceram em 194 residências do bairro Humaitá, onde os jovens levaram a palavra de Deus e uma bênção às famílias em uma região extremamente afetada pelas chuvas de maio.

E como não poderia deixar de acontecer, o tradicional Oratório Festivo reuniu crianças da comunidade da Paróquia São Miguel Arcanjo para desfrutar de momentos de alegria, brincadeiras e acolhimento. Uma semana cheia de emoções e significado!

Para Gilson Cardoso, Coordenador de Pastoral, os 3 dias foram muito especiais para os estudantes e também para os educadores que os acompanharam. “A oportunidade de vivenciar uma AMJ significa a oportunidade de poder repensar a própria vida e a forma como nos relacionamos com as outras pessoas e com Deus, através da nossa espiritualidade. Conhecer realidades diferentes possibilita que abramos nossos corações e nos coloquemos no lugar do próximo. Como consequência de todas essas experiências, nos aproximamos um pouco mais daquilo que Dom Bosco desejava a cada pessoa: sermos “bons cristãos e honestos cidadãos”, conclui.


CONFIRA O DEPOIMENTO DA ESTUDANTE ANNA BEATRIZ, DA TURMA 302.

“Eu vejo a AMJ como um movimento de conexão comigo e com as pessoas ao meu redor, porque é exatamente isso que ela proporciona, conexão. Ainda que tenha sido a minha segunda participação como missionária, eu pude vivenciar momentos únicos, conversando com as pessoas do grupo e explorando a dimensão da fé. Foram dias reveladores especialmente porque eu me senti no caminho de entender a importância do missionário na vida dessas pessoas que visitamos. Lembro de me perguntar se estava fazendo a diferença apenas por ouvir e ler uma palavra que conforta e tive parte da resposta ao ver as mesmas pessoas às lágrimas por terem sido ouvidas, por apenas termos ido até a casa delas. Vivenciar isso, entender cada realidade e perspectiva, foi muito importante para mim.”

CONFIRA O DEPOIMENTO DO ESTUDANTE DIEGO, DA TURMA 203

“Participei recentemente da Animação Missionária Juvenil (AMJ) e posso afirmar que foram quatro dias transformadores e inesquecíveis. Tivemos uma programação toda pensada pelos coordenadores, e cada atividade contribuiu para um crescimento pessoal e espiritual significativo. As dinâmicas foram envolventes e proporcionaram uma oportunidade única de interação e aprendizado entre nós. Elas não só nos ajudaram a conhecer melhor uns aos outros, mas também nos desafiaram a sair da nossa zona de conforto e a trabalhar em equipe. As missões que realizamos foram especialmente impactantes. Pude ver de perto a realidade da comunidade do bairro Humaitá e entender a importância de cada pequeno gesto de solidariedade. Essa experiência me fez refletir sobre o meu papel na sociedade e a importância de contribuir para um mundo melhor. Destaco o momento da partilha de experiências e testemunhos, que foi marcante para mim, pois me emocionei e pude compartilhar com os outros missionários todos os sentimentos que, por muito tempo, guardava só para mim.”

Sinto-me grato por ter participado e recomendo a todos os jovens que busquem uma vivência profunda de missão e espiritualidade a se engajarem e darem o seu sim para essa experiência. Saio mais fortalecido na fé e com uma visão renovada sobre a importância do serviço ao próximo.”

Comentar

Acompanhe as últimas notícias pelo nosso grupo do WhatsApp

Fique por dentro

Entrar no Grupo