Robótica: estudantes conquistam prêmio em festival nacional
Robótica: estudantes conquistam prêmio em festival nacional

Robótica: estudantes conquistam prêmio em festival nacional

Em: 06/11/2025

Por: Colégio Dom Bosco

Categorias: Ensino Porto Alegre Noticia


Um grupo de oito estudantes do sétimo e oitavo ano participou entre os dias 30 e 31 de outubro da 17ª edição do Festival Marista de Robótica (FMR). Realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS), e promovido pelo Marista Brasil, o evento é um dos maiores encontros de robótica educacional do país. 

O tema deste ano, “Inovação Climática”, desafiou os participantes a criarem soluções criativas e tecnológicas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.   

A equipe DomBoscoBites conquistou destaque no Desafio de Robótica 2025, vencendo o Prêmio de Engenharia Criativa na modalidade Destrava Mentes — uma das grandes novidades deste ano. As atividades da equipe aconteceram no turno inverso às aulas, momento em que os estudantes se dedicaram à pesquisa, planejamento e construção de seus projetos. A modalidade Destrava Mentes convidou os alunos a resolverem problemas reais de forma interdisciplinar, unindo conhecimentos de diferentes áreas e aplicando-os em projetos com impacto social e ambiental.

Na categoria Engenharia Criativa, os estudantes participaram da prova “Desafio Travessia Criativa”, que tinha como objetivo projetar e construir uma ponte utilizando materiais leves e/ou reciclados, capaz de suportar a passagem de um veículo terrestre e permitir a passagem de embarcações com três alturas distintas.

Durante a apresentação, a equipe explicou o design da estrutura, os materiais utilizados e os cálculos — mesmo que intuitivos — sobre a distribuição de forças, demonstrando criatividade, conhecimento científico e grande espírito de cooperação.

Criado em 2008, o Festival Marista de Robótica incentiva a aprendizagem criativa e o protagonismo de maneira prática e colaborativa há quase duas décadas.  Parabéns aos estudantes e à professora Natália Schneider, pela condução do grupo!

  

Acompanhe as últimas notícias pelo nosso grupo do WhatsApp

Fique por dentro

Entrar no Grupo