Escolas Salesianas: educar evangelizando 
Escolas Salesianas: educar evangelizando 

Escolas Salesianas: educar evangelizando 

Em: 31/08/2022

Por: raphael

Categorias: Sem categoria


Precisamos estar muito atentos com a educação que proporcionamos aos nossos filhos. As instituições educacionais salesianas têm o compromisso de educar evangelizando. 

Além disso, o estilo salesiano de ensinar é inspirado nos valores cristãos e pauta-se no paradigma de educar pelo amor, baseando-se na inclusão e na reciprocidade.

A escola é parte fundamental na formação de qualquer jovem. Depois do lar, é na escola que as crianças, adolescentes e jovens desenvolvem suas características, valores e princípios. Por isso, é tão importante que a educação recebida em casa converse com a metodologia do colégio e vice-versa.

Portanto, nas próximas linhas falaremos mais sobre as escolas salesianas e nossa metodologia de ensino, assim como nossos pilares. 

Diferenciais das escolas salesianas

As escolas salesianas têm muitos pontos que a tornam diferentes das demais, começando pelos princípios cristãos. Além disso, por ser uma instituição que segue os passos de Dom Bosco, está comprometida e preocupada com os jovens e com seu futuro, seu posicionamento no mundo e sua formação como pessoa. 

Por outro lado, além da formação humana, também nos preocupamos com o futuro profissional dos nossos alunos e a sua inserção no mercado de trabalho. Propomos projetos e atividades que instiguem os estudantes a se encontrarem e saibam o que fazer depois do colégio, qual profissão seguir. 

A formação social também é valiosa e para incentivar o desenvolvimento social e humano, colocamos nossos alunos em missões e atividades que despertem essas interações. 

Há muitos outros diferenciais que fazem as escolas salesianas se destacarem em meio a tantos colégios, como, por exemplo, os pilares educacionais.

Quais são os pilares educacionais?

Os pilares educacionais das escolas salesianas relacionam todos os diferenciais citados anteriormente. Além disso, colocam os alunos de fato em ação, promovendo habilidades emocionais, cognitivas e comunicativas, favorecendo a formação dos estudantes.

Acreditamos que os alunos são os protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvem as suas habilidades à medida que praticam e criam soluções em prol da comunidade. Essas soluções precisam ser criativas, e esse é mais um dos pilares trabalhados nas escolas salesianas. 

Alinhada a esses pilares, há também as linguagens e as habilidades comunicativas colocadas em prática na sala de aula, até mesmo em matérias como matemática. O pensamento científico, a consciência planetária e global também são questões valorizadas em uma sala de aula salesiana. 

Sistema preventivo salesiano

O sistema preventivo é um dos maiores diferenciais do ensino das escolas salesianas. É esse pilar que torna a escola, de fato, um colégio que segue os passos e os princípios de Dom Bosco no cuidado e na educação de crianças e jovens.

O Sistema Preventivo Salesiano é como a nossa Ação Pastoral. Ou seja, a forma que servimos ao mundo. Nós nos baseamos em três princípios: Razão, Religião e Amorevolezza.

  • Razão é sobre os valores humanos, como equilíbrio, qualidade de ensino e reflexão; 
  • Religião são os princípios cristãos que estamos aliados, a fé e o testemunho cristão a fim de conduzir os jovens para o chamado e o amor de Deus;
  •  E, por fim, a Amorevolezza que está relacionada com o amor e a doação no ato de educar. Pois, como dizia Dom Bosco, “educação é coisa do coração”. 

Finalizamos lembrando que cremos no protagonismo do aluno em relação ao seu próprio aprendizado, progresso e crescimento. No entanto, oferecemos todas as ferramentas, princípios e facilidades para ajudar o aluno no seu desenvolvimento, seja profissional, humano e social. 

Educamos com carinho, amor e dedicação, pois sabemos que, nas palavras do nosso fundador, Dom Bosco,  “quem é amado tudo alcança, sobretudo dos jovens”. 

Quer saber mais sobre as escolas salesianas? Entre em contato conosco!

Comentar