Estreia 2023: Como fermento na Família Humana de hoje
Estreia 2023: Como fermento na Família Humana de hoje

Estreia 2023: Como fermento na Família Humana de hoje

Em: 09/01/2023

Por: Thiago Caminada

Categorias: Vocacional Notícia


A dimensão laical da Família de Dom Bosco

O Reitor-Mor dos Salesianos, P. Ángel Fernández Artime, publicou a Estreia para o ano de 2023. A motivação a animar, refletir e rezar é “Como fermento na Família Human de hoje: a dimensão laical da Família de Dom Bosco”. A carta se destina de modo especial aos jovens e aos membros dos grupos da Família Salesiana e aprofunda a importância dos leigos no trabalho da Congregação, na evangelização e ao promover o bem comum em favor de um mundo melhor.

O texto apresenta o testemunho e vocação dos leigos e leigas como um fermento na massa, um trabalho silencioso, a partir de dentro, mas que desempenha a função de fazer o Reino de Deus crescer. O Reitor-Mor destaca a importância das pequenas ações diante dos olhos de Deus. “Contemplando a realidade com os ‘olhos’ e o ‘coração’ de Deus, compreendemos que a pequenez e a humildade não significam fraqueza e inércia. É pouco o que podemos fazer diante do muito que nos é exigido. No entanto, nunca é ‘não suficiente’ ou irrelevante, porque é Deus quem nos faz crescer”, escreve P. Ángel.

Arquivo completo da Estreia 2023 no final da página!

A Congregação Salesiana, neste ano de 2023, é convidada a voltar seus olhos para o desejo de Dom Bosco que desde o início de seu Oratório contou com o trabalho dos leigos no crescimento de sua obra. Cada leiga e leigo engajado nos projetos salesianos é convidado a traduzir em suas ações, em seus trabalhos, enfim, em sua vida uma bonita e atual expressão do evangelho de Jesus Cristo. “Como Dom Bosco, vivemos com os pés no chão e os olhos fixos no céu”, destaca Férnadez Artime.

Diante das dificuldades, da pobrezas e dos desafios do mundo atual, o P. Ángel solicitou de modo especial aos jovens salesianos a serem “verdadeiro fermento na família humana […]. Esses desafios exigem que por vossas vidas, vossa educação, vossos estudos, vosso trabalho e vossa vocação digais sim ou nçao ao vosso empenho na construção de um mundo mais justo e fraterno”.

Entre os 173 santos, beatos, veneráveis e servos de Deus da Família de Dom Bosco, 25 são leigos. Na sua mensagem para este ano, o Reitor-Mor decidiu refletir e destacar na Estreia o testemunho de Mamãe Margarida, Bartolomeu Blanco Márquez (jovem mártir espanhol), Atílio Giordani (esposo, pai que trabalhou no Oratório e em terras de missão), Vera Grita (educadora e Cooperadora Salesiana) e Akash Bashir (mártir paquistanês ex-aluno salesiano).

Comentar