Evangelização para jovens em 5 dicas práticas
Evangelização para jovens em 5 dicas práticas

Evangelização para jovens em 5 dicas práticas

Em: 02/05/2022

Por: raphael

Categorias: Portal Blog


Uma das grandes missões que a Igreja tem é a evangelização do público juvenil. Muitas estratégias e eventos de evangelização para jovens são pensados minuciosamente. Afinal, seu principal objetivo é que sejam atrativos e levem o conhecimento de Cristo como um amigo para todos os momentos da vida. 

Pensar evangelização para jovens é uma tarefa que pode parecer desafiadora. Contudo, os jovens geralmente têm um coração bastante aberto e dócil ao amor de Deus.

Corremos o risco de pensar: “Os jovens de hoje estão mais revoltados”, mas no fundo a sede que o jovem tem de Deus permanece a mesma, precisamos apenas achar o modo de ir além das aparências.

Por isso, preparamos este post com dicas práticas de evangelização para juventude. Temos certeza que estas cinco dicas poderão te ajudar a abraçar esta missão e te apaixonar por este serviço tão belo e gratificante.

Na evangelização para jovens, amizade

No Evangelho, Jesus disse que “não existe maior amor do que dar a vida por seus amigos” (Jo 15,13). Desse modo, o mestre nos apontava uma grande prova de amor, mas também nos falava de um valor importantíssimo para a missão: a amizade.

A via da amizade é importantíssima para evangelizar as pessoas, principalmente quando se trata de evangelização para jovens. Afinal, a juventude costuma ouvir e confiar nos conselhos e orientações dados por um amigo.

Os jovens costumam perceber inclusive quem tenta uma aproximação somente por um interesse material, ou até mesmo ideológico. Por isso, quando nos aproximamos dos jovens tentando criar uma relação de amizade e trazemos Deus para o centro deste vínculo, o anúncio acontece e os jovens sentem mais confiança em acolher a mensagem de Cristo e a sua salvação.

Realize eventos específicos

Uma das formas de atrair este público é através de eventos específicos de evangelização para jovens. Afinal, trata-se de um público que gosta bastante de eventos, festas e atividades que proporcionem diversão e interatividade.

Primeiramente, no meio secular, os jovens encontram várias opções de eventos e festas, muitas até que não contribuem com o seu processo de evangelização. Por isso, precisamos realizar festas ainda melhores que as casas de festas e barzinhos realizam para atrair os jovens.

A juventude precisa protagonizar cada vez mais a evangelização de outros jovens. Por isso, uma dica muito importante para o planejamento e organização desses eventos: que eles sejam preparados também pelos jovens. Ainda que haja algum jovem mais adulto liderando ou dentre eles, é preciso que eles tomem mais a frente destes eventos.

Uma outra dica importante com relação aos eventos preparados para a juventude é que eles precisam ter um formato mais jovem, com bandas e músicas, momentos de descontração, atividades que gerem partilha e interação. Além disso, realizar eventos para jovens, com o mesmo formato que realizamos para os adultos, pode não ser tão atrativo.

Evite julgamentos na evangelização para jovens 

A juventude é uma fase de descobertas e de algumas particularidades próprias do momento. Os jovens estão desenvolvendo sua personalidade, fazendo escolhas sem falar que são bastante influenciados pelas modinhas.

Uma coisa que precisamos evitar fazer, na evangelização dos jovens, é a aproximação com um olhar de julgamento por conta do seu modo de vestir ou por seus estilos bastante diferenciados. Logo, precisamos nos aproximar querendo alcançar o coração que está por trás de todos os acessórios e adereços que estejam utilizando.

Se durante a aproximação precisamos evitar os olhares de julgamento, durante a conversa, precisamos mais ainda estar atentos ao cuidado com o que falamos, para não nos tornarmos juízes da lei e torná-los réus pela vida que levam.

A Evangelização para os jovens deve ser marcada pela misericórdia divina. Em alguns momentos, o mundo e muitas pessoas acabam não tendo tanta paciência para entender os jovens ou para lidar com algumas situações. Cabe a nós, evangelizadores, sermos para eles está face da misericórdia de Deus, que os ama e os acolhe sempre.

Seja você mesmo

Quando pensamos em participar de alguma atividade de evangelização para os jovens, logo podemos pensar:”vou me arrumar bem jovem!”. Podemos correr o risco de tentar criar um personagem jovem, vestido de jovem para evangelizar os jovens, isto não diz respeito somente aos adultos e idosos, mas se aplica também aos próprios jovens.

Jovens costumam admirar pessoas autênticas, que sejam de verdade. Desse modo, qualquer “forçação de barra” logo será percebida por eles e geralmente não aceitam, podendo até virar motivo de chacota para eles.

Mais importante do que se vestir de jovem, é ter o espírito jovem, pois fomos tocados por Cristo. Como nos diz o Papa Francisco: “Cristo vive: é Ele a nossa esperança e  a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso, as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo!”  para poder transmitir aos jovens a experiência de uma juventude que só o Senhor pode nos dar.

 

Comentar