Fórum Salesiano de Comunicação aprofunda o documento Caminhar com os Jovens na Cultura Digital
Fórum Salesiano de Comunicação aprofunda o documento Caminhar com os Jovens na Cultura Digital

Fórum Salesiano de Comunicação aprofunda o documento Caminhar com os Jovens na Cultura Digital

Em: 30/11/2023

Por: Thiago Caminada

Categorias: Portal Notícia


A Comissão Nacional de Comunicação Salesiana formada pelos Delegados Inspetoriais de Comunicação realizou na manhã desta quarta-feira (29/11) o Fórum Salesiano de Comunicação. O evento online reuniu 80 pessoas que atuam direta ou indiretamente na área da comunicação nas presenças salesianas das 6 Inspetorias do Brasil e teve a participação do Conselheiro Geral para a Comunicação Social, P. Gildásio Mendes dos Santos.

De acordo com o coordenador do CONAC, P. João Carlos Ribeiro, o Fórum Salesiano de Comunicação é uma continuação aos trabalhos e estudos realizados durante a Escola Salesiana de Comunicação, há alguns meses. “A proposta vai na linha do ‘Fórum Dom Bosco’, que é um espaço criado pelos salesianos para reunir jovens e educadores para discutir o tema da comunicação”, afirmou P. João Carlos, durante a abertura do Fórum.

Os trabalhos começaram com a oração e meditação propostas pelo Delegado Inspetorial para a Comunicação da Inspetoria de Porto Alegre, Thiago Caminada. O grupo rezou unido a oração do comunicador, baseado na tradicional ‘Oração de São Francisco’.

O Conselheiro Geral para a Comunicação Social, P. Gildásio Mendes, autor do documento aprofundado, fez uma pequena introdução ao tema. Ele lembrou que o Brasil hoje é uma das referências mundiais da comunicação salesiana. Por isso destacou a importância da realização do Fórum. “Este fórum é um espaço de sinodalidade. Momento para escutar o que os leigos têm a falar como foi a proposta do ‘Dom Bosco Digital Fórum’. Este é o primeiro grupo na congregação que se reúne para aprofundar o documento”, afirmou.

Em seguida, fez uma contextualização do momento atual em todo o mundo, quando a comunicação é uma ferramenta fundamental para empresas e governos, o que não pode ser diferente também dentro da Igreja e da Congregação Salesiana. “A comunicação hoje digital e a inteligência artificial são o centro, o motor que comanda as sociedades. A economia, a politica, a religião, a sociedade e até a guerra, dependem da comunicação. Comunicação é geopolítica, economia, gestão, é tudo. Todos os grandes políticos no mundo pensam em primeiro lugar em como gerir a comunicação”, declarou.

Padre Gildásio apontou para a necessidade de fazer uma contextualização do momento da comunicação também no mundo salesiano, porque os impactos das ações de comunicação realizadas, mesmo no menor ambiente de uma presença salesiana, têm impactos semelhantes aos das grandes corporações e governos pelo mundo. “Atenção aos que fazem as notícias na sua inspetoria, porque têm um grande poder de interpretar e publicar as notícias. O digital é poder, é comunicação, é rede. Este é o primeiro princípio”, alertou indicando a tecnologia da inteligência artificial como um fator sensível a ser estudado e treinado para utilizar como ferramenta de comunicação nos ambientes salesianos. “Como comunicadores, é importante ler e orientar os inspetores sobre como nos preparar e dialogar bem com a inteligência artificial. Identificar qual é a ética (da I.A.) para o mundo, quais são os valores que ela agrega”, orientou.

Ao final, P. Gildásio apresentou um esquema para identificar os níveis de comunicação a partir de Jesus Cristo, adotado como modelo para uma comunicação eficiente e autêntica. São 5 níveis: 5) Multidão – Jesus proclamou as bem-aventuranças para uma multidão, mas nem todos o entenderam, apesar da mensagem ser clara. 4) Grupo escolhido – Jesus falou para os 72 discípulos, um grupo em que conhece mais as pessoas, selecionadas pela confiança. Foram os primeiros evangelizadores. 3) Os 12 apóstolos – Jesus chama cada um pelo nome, trabalha uma comunicação de grupo restrito, em que há muito mais comprometimento. 2) Os mais próximos – Jesus, na transfiguração proporciona a um grupo muito mais próximo uma comunicação mais profunda, interpessoal. 1) Pessoal – Jesus conversa com Madalena, com a Samaritana, com Nicodemos e realiza uma comunicação totalmente pessoal.

“Quando vamos comunicar no mundo digital, precisa ter atenção a esses níveis para não ter decepção. Esses critérios podem ajudar a desenvolver a comunicação digital. É preciso trabalhar nos diversos níveis. Humanizar o mundo digital, criar espaços para as pessoas criarem as experiências de comunicação”, finalizou.

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