Qual a importância da Palavra de Deus em nossas vidas?
Qual a importância da Palavra de Deus em nossas vidas?

Qual a importância da Palavra de Deus em nossas vidas?

Em: 09/09/2022

Por: raphael

Categorias: Portal Blog


30 de setembro de 420, o dia em que São Jerônimo faleceu, deixando para nós uma das comemorações mais importantes na vida da igreja: o Dia da Bíblia. Celebrar a Palavra de Deus é tão importante que se estende, no calendário litúrgico, durante o mês inteiro.

São Jerônimo reconhecia tanto a importância da Palavra de Deus em nossas vidas que traduziu as escrituras para o latim. Isso possibilitou que mais pessoas tivessem acesso a ela e um pouco mais de compreensão a respeito dos textos sagrados.

É necessário que os fiéis tenham largo acesso à Palavra de Deus, que é para a Igreja apoio e vigor e, para os filhos de Deus, solidez da fé, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual (cf. Catecismo da Igreja Católica, § 131).

Sendo assim, muitos sabem que as Escrituras são, em suas vidas, um alimento vital. Portanto, de forma prática, elencamos abaixo 5 razões pelas quais devemos dar a cada dia mais importância à Palavra de Deus. Confira agora mesmo!

A Palavra Deus é alimento para nós

Todos fomos criados por Deus, que fez o nosso ser composto de corpo, alma e espírito. Logo, para que estejamos plenamente vivos, precisamos alimentar essas três realidades da nossa existência.

O alimento material é de extrema necessidade à nossa subsistência. Por isso, de que vale alimentar apenas aquilo que serve para o sustento dessa vida e não nutrir a nossa alma que é imortal? Ou seja, como disse Chiara Corbella Petrillo: “nascemos e jamais morreremos”. Desse modo, no momento de nossa concepção nos foi infundida uma alma eterna onde é o penhor de uma vida celeste que transcende a vida terrena.

Se ao findar os anos deste corpo teremos ainda uma vida na eternidade, então, que grande negligência seria a nossa se não nos importássemos primeiramente com a vida interior dada a cada um de nós? Portanto, alimente a sua alma com a Palavra de Deus!

Leia também Palavra de Deus, protagonista na evangelização

Lâmpada para os meus pés, luz para o meu caminho

Não são poucos os momentos em que, em nossa vida, nos sentimos desnorteados, entorpecidos e sob sombras, que nos impossibilitam de tomar decisões sóbrias e assertivas. Logo, é preciso luz para nos guiar pelos caminhos da vida.

A nossa vida é tão dinâmica e veloz que, muitas vezes, não temos clareza de ideias ou até mesmo nos falta uma visão que nos tire de uma superficialidade que o dia a dia nos traz. Submersos em tantas tarefas e responsabilidades, nos falta, muitas vezes, sabedoria e luz para trilharmos por caminhos rumo a uma vida em abundância; como nos prometeu nosso Senhor.

E essa luz que nunca se apaga é a Palavra de Deus! Então, queira Deus que se firmem os nossos passos na observância de Vossas leis: “Andarei por um caminho seguro, porque procuro os vossos preceitos” (Sl 118, 45).

Conhecer a Palavra é conhecer a Deus

Um Deus que ama e quer estar próximo de nós. Que rompe a barreira do tempo e do espaço para se revelar a nós, assumindo a nossa condição humana. Jesus Cristo é Deus, é o verbo de Deus e toda a Escritura aponta para essa verdade.

Conhecer a Palavra é conhecer a Cristo, que nos revela todas as faces de Deus e o Seu coração infinitamente santo e amoroso. Pois o objeto central da Palavra é Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado, os Seus atos, os Seus ensinamentos, a Sua Paixão e glorificação, e, também, os primórdios da sua Igreja sob a ação do Espírito Santo (cf. Catecismo da Igreja Católica, § 124).

Portanto, como São Jerônimo nos explica, ignorar as Escrituras é ignorar este Deus de amor que nos chama por meio de Cristo a uma relação íntima de fidelidade. É ignorar Aquele que venceu a morte para que vivêssemos eternamente em Sua presença. Conheça a Palavra que é o Verbo encarnado, Jesus!

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

Com tanta pluralidade de crenças e falsas doutrinas é comum encontrarmos pessoas que duvidem da verdade contida nos textos sagrados, deixando-as assim longe de uma vida cheia de sentido.

Assim, é na Palavra de Deus que encontramos o motivo pelo qual fomos criados e a verdade de nossa existência. Logo, não devemos duvidar do que lá está escrito. Antes, devemos conhecer a fé que moveu tantos homens e mulheres a darem suas vidas ao longo dos séculos, e, por muitas vezes, seu sangue, para que essa Palavra chegasse até os dias de hoje.

Experimente também você, na sua vida, que a Palavra de Deus é forte, perene e, sobretudo, livre. Somente o conhecimento da verdade é capaz de libertar-nos da escravidão dos medos, angústias e incertezas que carregamos nos nossos dias.

A Palavra de Deus é proteção contra o mal

O inimigo de Deus se recusou a obedecer à vontade divina, deixando a soberba mover-lhe para destruir a obra que é a imagem e semelhança de Deus: o homem.

Não são poucas as vezes que a Bíblia mostra a Palavra de Deus com o poder de afugentar todo mal que vem para confundir e desconstruir a essência divina em nós.

O próprio Jesus na tentação do deserto nos mostra como vencer as tentações malignas por meio da Palavra. Ele afirma que “nem só de pão viverá o homem mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4, 4).

Por isso, se quisermos ser firmes guerreiros nessa luta, precisamos nos revestir da Palavra de Deus como quem está pronto para uma guerra. Devemos resistir aos ataques do inimigo como diz São Paulo em sua carta aos Efésios: “Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus” (Ef 6,17).

Comentar