Lotação máxima na Faculdade Dom Bosco para a exibição do filme Bandoneando
Lotação máxima na Faculdade Dom Bosco para a exibição do filme Bandoneando

Lotação máxima na Faculdade Dom Bosco para a exibição do filme Bandoneando

Em: 20/03/2023

Por: Thiago Caminada

Categorias: Ensino Notícia


Além dos alunos dos cursos presenciais, os alunos dos 12 polos do EAD Salesiano também puderam participar

Com lotação máxima, a exibição do filme Bandoneando ocorreu dia 14 de março às 19h10. A Faculdade Dom Bosco recebeu o diretor Diego Müller, que respondeu muitas perguntas e interagiu com a plateia.

Além da plateia composta pelos alunos dos cursos presenciais da FDB, os alunos dos 12 polos de ensino do EAD Salesiano também puderam participar através da plataforma Teams. Com a transmissão, pudemos colocar em prática a integração dos polos com a “unidade-mãe”.

Bandoneando é um documentário realizado em 2021 através do edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, promovido pela Marcopolo, com recursos da Lei Aldir Blanc. Dirigido por Diego Müller e roteirizado por Renato Ferreira Machado, o filme é um Road Movie rodado na região de Caçapava do Sul, em busca dos bandoneonistas negros da Campanha Gaúcha. O bandoneom, instrumento criado na Alemanha para ser utilizado em cultos religiosos, chega ao continente americano através de marinheiros e imigrantes. Apropriado pela comunidade negra argentina no Século XIX, torna-se o instrumento-chave do Tango, ritmo nascido também na comunidade negra portenha. Anos mais tarde, o bandoneon chega ao Rio Grande do Sul através de negros argentinos libertos. Nas mãos negras dos peões de estância, o bandoneon entra terra adentro e campo afora, animando bailes e se tornando distintivo de muitos músicos campeiros. No documentário conhecemos alguns destes músicos negros da campanha, sua história com o bandoneom e, principalmente, fomos provocados a refletir sobre os motivos pelos quais a população afrogaúcha não é associada a este instrumento, na qual é verdadeira protagonista.

A coordenadora do curso de Psicologia, profª Ma. Maria Aparecida da Silva Brígido, relatou que a Aula Magna foi uma atividade maravilhosa e a escolha do tema foi muito feliz e importante.

Já a coordenadora da Área de Engenharias, profª Ma. Luciane Teresa Salvi foi impactada pela exibição e comentou que foi um lindo e emocionante documentário.

Foi uma noite inesquecível! Além do auditório lotado até o final da atividade, tivemos uma série de perguntas e comentários de alunos e professores. Uma das coisas mais marcantes que ocorreu foi que um aluno reconheceu uma parente no filme e relatou diversas curiosidades sobre as pessoas retratadas no documentário. O palestrante sentiu-se muito à vontade conosco e certamente voltará para outras atividades na FDB. Obrigado novamente por todo apoio e parceria para que nossa Aula Magna acontecesse. Prof. Dr Renato Ferreira Machado – coordenador de Extensão e Pesquisa e dos Institutos Salesianos.

Comentar