

Lotação máxima na Faculdade Dom Bosco para a exibição do filme Bandoneando
Em: 20/03/2023
Por: Thiago Caminada
Categorias: Ensino Notícia
Além dos alunos dos cursos presenciais, os alunos dos 12 polos do EAD Salesiano também puderam participar
Com lotação máxima, a exibição do filme Bandoneando ocorreu dia 14 de março às 19h10. A Faculdade Dom Bosco recebeu o diretor Diego Müller, que respondeu muitas perguntas e interagiu com a plateia.
Além da plateia composta pelos alunos dos cursos presenciais da FDB, os alunos dos 12 polos de ensino do EAD Salesiano também puderam participar através da plataforma Teams. Com a transmissão, pudemos colocar em prática a integração dos polos com a “unidade-mãe”.
Bandoneando é um documentário realizado em 2021 através do edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, promovido pela Marcopolo, com recursos da Lei Aldir Blanc. Dirigido por Diego Müller e roteirizado por Renato Ferreira Machado, o filme é um Road Movie rodado na região de Caçapava do Sul, em busca dos bandoneonistas negros da Campanha Gaúcha. O bandoneom, instrumento criado na Alemanha para ser utilizado em cultos religiosos, chega ao continente americano através de marinheiros e imigrantes. Apropriado pela comunidade negra argentina no Século XIX, torna-se o instrumento-chave do Tango, ritmo nascido também na comunidade negra portenha. Anos mais tarde, o bandoneon chega ao Rio Grande do Sul através de negros argentinos libertos. Nas mãos negras dos peões de estância, o bandoneon entra terra adentro e campo afora, animando bailes e se tornando distintivo de muitos músicos campeiros. No documentário conhecemos alguns destes músicos negros da campanha, sua história com o bandoneom e, principalmente, fomos provocados a refletir sobre os motivos pelos quais a população afrogaúcha não é associada a este instrumento, na qual é verdadeira protagonista.
A coordenadora do curso de Psicologia, profª Ma. Maria Aparecida da Silva Brígido, relatou que a Aula Magna foi uma atividade maravilhosa e a escolha do tema foi muito feliz e importante.
Já a coordenadora da Área de Engenharias, profª Ma. Luciane Teresa Salvi foi impactada pela exibição e comentou que foi um lindo e emocionante documentário.
Foi uma noite inesquecível! Além do auditório lotado até o final da atividade, tivemos uma série de perguntas e comentários de alunos e professores. Uma das coisas mais marcantes que ocorreu foi que um aluno reconheceu uma parente no filme e relatou diversas curiosidades sobre as pessoas retratadas no documentário. O palestrante sentiu-se muito à vontade conosco e certamente voltará para outras atividades na FDB. Obrigado novamente por todo apoio e parceria para que nossa Aula Magna acontecesse. Prof. Dr Renato Ferreira Machado – coordenador de Extensão e Pesquisa e dos Institutos Salesianos.









Buscar
Posts Recentes

13ª Expo Aprendizagem reúne mais de mil pessoas
Ler mais

Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar
Ler mais

Desperta Aí: Encontro Vocacional Reúne 150 Jovens para Projetar a Vida
Ler mais

Educanda elabora poesia em gratidão ao CEDB
Ler mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ ATENDE JOVENS COM DEFICIÊNCIA
Ler mais

Falece Isabel Artime García, Mãe do Reitor-Mor, P. Ángel.
Ler mais

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais