

Mês vocacional: “Ser paroquiano na Santo Antônio é comprometer- se!
Em: 26/08/2022
Por: raphael
Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia
Em agosto, a Igreja nos convida a viver um Mês Vocacional.
É no seio de cada família e também na convivência paroquial que a maior parte das vocações florescem!
Independente de nossa vocação, devemos rezar para que o “Senhor da messe envie sempre mais operários para trabalhar em Sua vinha” (Cf. Mt 9,38) . E da mesma forma, incentivar e apoiar todos os estados de vida, especialmente os que são chamados a vida religiosa e sacerdotal.
Dessa maneira já nos convidava o Papa emérito Bento XVI:
“Exatamente para que chegue aos corações dos homens é necessária também a nossa colaboração. Antes de tudo, rogar ao Senhor da messe significa certamente rezar para isso, despertar o coração e dizer: “fazei por favor! Incentivai os homens! Acendei neles o entusiasmo e a alegria pelo Evangelho! Fazei-lhes entender que este é o tesouro mais precioso do que todos os outros tesouros e que quem o descobriu deve transmiti-lo!”
Hoje, você é nosso convidado (a) a acompanhar o testemunho Guilherme Vieira Lopes, que foi um jovem assíduo em nossa paróquia e atualmente é um religioso Salesiano, que caminha rumo à Ordenação Sacerdotal. Confira!
Testemunho vocacional – como tudo começou
A comunidade de fé te impele ao envolvimento sempre mais profundo, na vida da paróquia, na vida da Igreja e acima de tudo, no seguimento de Jesus.
Logo, comecei a fazer parte da nossa querida Paróquia em 2015, ano do bicentenário do nosso grande Dom Bosco. Neste ano participava do grupo de jovens da, até então, comunidade e hoje Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Bom Retiro.
Então, lá fui “iniciado” no mundo salesiano: conheci Dom Bosco, a espiritualidade e a alegria de estar em um ambiente permeado pelo carisma do santo dos jovens.
As experiências missionárias foram decisivas no meu discernimento vocacional. A primeira em Ponta Grossa/PR em 2016, me encantou e atraiu de forma irresistível. A partir de então, foram mais algumas missões, e nelas sempre o desejo de me envolver mais e mais.

Foi então que, dialogando com um salesiano, pároco da época, surgiu a proposta de realizar um Voluntariado Missionário, uma experiência mais longa e intensa.
Processo de Discernimento vocacional
Antes de tudo, eu fui acompanhado e discernindo onde e por quanto tempo realizar a experiência missionária. Isso durante os anos de 2017 e 2018.
Inicialmente não foi fácil, estava com o coração apegado a muitas coisas, amigos, família, emprego, continuar os estudos após a faculdade… um longo e necessário processo de purificação das intenções e da motivação para a experiência.
Assim, superados os primeiros medos, outros apareciam, mas com o auxílio de Deus, de Nossa Senhora Auxiliadora e de muitas pessoas queridas, passo a passo as dificuldades foram ultrapassadas.
Todo esse processo de acompanhamento e discernimento tinha como plano de fundo uma pergunta:
“O QUE DEUS ESPERA DE MIM?”
As primeiras etapas
Contudo, eu só fui capaz de começar a responder com mais clareza em 2019, durante o voluntariado em Angola.
Ali, tomei a decisão mais importante: vou me abrir à experiência da vida religiosa, quero ser salesiano!
Ainda em Angola, recebi a aprovação para ingressar no ano seguinte (2020) no pré-noviciado, segunda fase formativa da vida salesiana.
Nesta etapa morei na cidade de São Carlos -SP e lá pude aprofundar minhas motivações para abraçar a vida salesiana e trabalhar os aspectos humanos necessários para seguir Jesus neste estilo de vida.

O Noviciado é o centro da formação religiosa Salesiana, é nesta fase que se compreende melhor o que é a vida consagrada e, após um ano de aprofundamento, se realiza a primeira profissão religiosa.
Consagração de vida
No dia 29 de janeiro de 2022, na cidade de Curitiba – Pr, realizei a minha primeira profissão religiosa na casa do Noviciado.
Este ano estou morando em Lorena – SP e cursando Filosofia. Hoje faço parte da comunidade chamada de “Pós-Noviciado”.
Sou muito feliz com minha vocação!
Ainda tenho uma longa caminhada para chegar à profissão perpétua (ser religioso para sempre) e, no meu caso, para me tornar padre. Contudo, o mais importante eu já tenho, sou feliz e realizado por estar respondendo ao chamado de Deus na minha vida.
Dicas para discernir a vocação
E para quem está em dúvida, ou deseja encontrar a vontade de Deus em sua vida, Guilherme deixou algumas dicas práticas e muito importantes para caminhar em um bom discernimento vocacional:
Três dicas para acolher e discernir sua vocação:
- Deus fala conosco nas coisas simples e cotidianas, os detalhes nos dizem muito, o convite de Deus é um “forte e suave” apelo para segui-lo que não cessa de ressoar em nossos ouvidos;
- O acompanhamento é fundamental, descobrir sozinho a própria vocação é bem mais difícil. Procure um amigo da alma, sobretudo alguém mais experiente na fé, essa pessoa certamente te ajudará muito no processo;
- Por fim, a frase atribuída a Dom Bosco “Nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o nosso presente a Ele”, tenha sempre em sua mente, qual presente estou oferecendo a Deus e aos que me cercam?
Agora é com você! Qual a resposta você dará a Deus hoje?
Leia também: São Domingos Sávio, o santo jovem Salesiano
Buscar
Posts Recentes

Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar
Ler mais

Desperta Aí: Encontro Vocacional Reúne 150 Jovens para Projetar a Vida
Ler mais

Educanda elabora poesia em gratidão ao CEDB
Ler mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ ATENDE JOVENS COM DEFICIÊNCIA
Ler mais

Falece Isabel Artime García, Mãe do Reitor-Mor, P. Ángel.
Ler mais

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais

Esporte e brincadeiras marcam colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Colônia de férias do Parque Dom Bosco
Ler mais

Festa de Natal 2022
Ler mais

Entrega dos Certificados do curso Geração 2030
Ler mais

Auto de Natal encanta famílias
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe certificação do Selo Social ciclo 2021/2022
Ler mais

Mostra de Talentos Parque Dom Bosco
Ler mais

Expo Geração 2030
Ler mais

ISAS PARTICIPA DE ESPETÁCULO DE PALHAÇARIA
Ler mais

Noviciado salesiano recebe visita do Padre Guido Enrico
Ler mais

Paróquia de Massaranduba aprofunda vivência e estudo no Sistema Preventivo de Dom Bosco
Ler mais

Miniolis na Praia
Ler mais

Parque Dom Bosco recebe Selo Social
Ler mais