Missão religiosa a serviço da educação
Missão religiosa a serviço da educação

Missão religiosa a serviço da educação

Em: 12/04/2023

Por: Colégio Dom Bosco Santa Rosa

Categorias: Ensino Santa Rosa Notícia


Imersão proporcionada pelo Colégio Dom Bosco Santa Rosa abre as portas para a fé individual dos alunos

Instituído como uma escola confessional, o Colégio Dom Bosco tem no seu dia a dia a missão de fornecer o espaço necessário para o crescimento religioso e espiritual dos estudantes. Com princípios, objetivos e atuação baseados na doutrina católica, o colégio se diferencia das escolas laicas nesse quesito.

Um dos exemplos dessa proposta confessional foi a intensa preparação para a Páscoa. O padre Arcangelo, diretor do colégio e também da presença salesiana em Santa Rosa, acompanhou de perto todas as atividades propostas pela pastoral. “Como escola católica, confessional, nos colocamos dentro da Igreja. E como Igreja, a Páscoa é uma importante celebração e fé”, explica o padre. “Na Semana Santa, recordamos especialmente Jesus e o mistério central da ressureição. Porque nós acreditamos na nossa vida de agora, aqui na Terra, e na vida para sempre na Eternidade, no Céu.”

A preocupação com uma vida ativa na fé proporciona espaço para os estudantes viverem, de forma profunda e emocional, os mistérios da eucaristia e da Páscoa. Com estações de imersão na liturgia e nos últimos dias de Jesus, as turmas se emocionaram e experimentaram os ensinamentos da Semana Santa.

“Aqui na escola a gente celebra e prepara as crianças e os adolescentes para os dias santos, como a Páscoa”, diz o padre Arcangelo, relembrando a importância as celebrações litúrgicas na missa. “Os alunos então assumem um compromisso de transformação de vida. Porque a Páscoa é também uma passagem: da morte para a vida, do pecado para a graça. Os estudantes vivenciam essa celebração com devoção e recolhimento, pois damos também a oportunidade de se prepararem.”

Para o colégio, ainda é um projeto que, em breve, as famílias se envolvam mais no aprendizado espiritual dos alunos. “Nem todas as famílias passam para os filhos a vivência da fé, muitos aprendem os valores cristãos aqui, conosco”, relembra o padre. “Nosso desafio é que as famílias assumam a fé. Que foquem não só na educação científica, mas também na educação religiosa.”

Enquanto o colégio trabalha pela inclusão da família nos momentos de espiritualidade, as crianças também trabalham a seu modo, compartilhando em casa tudo que aprendem no pátio de Dom Bosco.

“Indiretamente, atingimos a família, as crianças comentam. De repente, a família vai se questionando sobre despertar para a espiritualidade”, completa o diretor.

Assim como na Semana Santa, durante o ano todo, os estudantes têm suporte para aprender mais e desenvolver sua espiritualidade, especialmente dentro da fé católica.

Comentar