Na Semana do Livro, o reinado é da imaginação
Na Semana do Livro, o reinado é da imaginação

Na Semana do Livro, o reinado é da imaginação

Em: 19/04/2023

Por: Colégio Dom Bosco Santa Rosa

Categorias: Ensino Santa Rosa Notícia


As séries iniciais do Colégio Dom Bosco mergulharam de cabeça nas histórias da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo e outros contos infantis

Era uma vez, uma turma de estudantes que descobriu na leitura uma fonte divertidíssima de informação. Direto das prateleiras, os livros de literatura saltam com cores e personagens vibrantes para o colo dos novos leitores, transformando qualquer aula em uma experiência de imersão em um mundo de possibilidades. Nos corredores, cantinhos da leitura montados pelas segundas e terceiras séries encantam e convidam para uns minutinhos de descanso entre as páginas.

Este é o clima da semana no Colégio Salesiano Dom Bosco de Santa Rosa.  Na turma da terceira série, da professora Taina Kretzmann, os leitores também se transformaram em artesãos dos personagens, dando vida aos seus favoritos com fantoches de papel. A professora explica que as atividades fazem parte da Semana do Livro, data especial para os recém fisgados amantes da literatura.

“Nós estamos trabalhando em um projeto de incentivo à leitura, que iniciou no dia 18, Dia Nacional do Livro Infantil. A data marca o aniversário de Monteiro Lobato, pioneiro na escrita de livros destinados a crianças”, explica a professora Taina. No dia 23 de abril, também se comemora o Dia Mundial do Livro. “Vamos trabalhar com os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, sua obra mais conhecida. É uma forma de ampliar o vocabulário com palavras novas e também poder viver no mundo fantástico da imaginação com os personagens que compõem o sítio.”

Para os estudantes, todos na faixa dos oito anos, a experiência literária extrapola as páginas coloridas, contribuindo para as atividades e a autonomia do dia a dia. A aluna Manuela Flores, por exemplo, se divertiu escolhendo quais personagens ela iria pintar para apresentar aos colegas, assim como o colega Yuri Teodoro Santos. “A parte mais legal é pintar, mas agora eu fiquei um pouco ansioso para apresentar”, confessa o aluno em relação ao momento de dividir com a turma a confecção dos fantoches.

No cenário montado pela professora Taina, todos são um pouco leitores, um pouco artistas. “Algumas obras específicas vão ajudar a partir de agora, como a Geografia de Dona Benta, que trabalha orientação e localização geográfica. Ou ainda os livros Emília no País da Gramática e Aritmética da Emília”, conta a professora. São temas com vocabulário difícil, palavras estranhas principalmente para os alunos, mas os livros trazem o assunto de uma forma interativa e descomplicada.

Para terminar o último capítulo da semana da melhor forma, os alunos vão escrever uma receita de bolinho de chuva e, é claro, fazer os bolinhos para comer em sala de aula. Um encerramento encantador, digno da Tia Nastácia.

Comentar