Nossa Senhora Aparecida: 4 motivos para pedir a sua intercessão
Nossa Senhora Aparecida: 4 motivos para pedir a sua intercessão

Nossa Senhora Aparecida: 4 motivos para pedir a sua intercessão

Em: 10/10/2022

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


Há 300 anos anos, foi descoberta, milagrosamente, a imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul. Desde então, essa devoção comove milhões de brasileiros, especialmente no mês de outubro, quando celebramos a sua festa.

Além disso, a sua história é repleta de fatos enriquecedores que nos fazem admirar ainda mais o amor que a Virgem Maria tem por seu povo, em especial, pelos mais necessitados. 

Mas o que faz da intercessão de Nossa Senhora Aparecida uma devoção tão especial? É que vamos contar neste post, confira! 

#1 Nossa Senhora Aparecida é um título mariano 

Primeiramente, Nossa Senhora Aparecida é apenas um título diferente da mesma Virgem Maria, que também pode ser chamada de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Lourdes e tantas outras.

Os nomes dedicados à Nossa Senhora dependem muito da forma como ela apareceu. Normalmente são dados pelo nome do lugar de seu aparecimento ou pela forma que ela apareceu ao povo. 

Também há títulos da Virgem Maria que estão ligados à Dogmas marianos, como Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

O mais importante é que toda e qualquer devoção Mariana é um caminho seguro que nos leva a Deus. Santo Afonso, fervoroso devoto da Virgem Maria, que escreveu muitas obras de espiritualidade mariana, dizia que:

“O verdadeiro devoto de Maria não se perde. Quem cultiva uma sincera devoção se salva. Longe de Nossa Senhora dificilmente teremos condições de se aproximar de seu Filho.”

Assim, a Virgem Maria foi preparada por Deus para ser um instrumento de salvação aos homens.  

São João Damasceno escreveu: 

“Ser vosso devoto, ó Virgem Santíssima, é uma arma de salvação que Deus dá àqueles que querem se salvar!”.

Por isso, se o próprio Deus fez de Maria um caminho para chegar até nós com o nascimento de Jesus, como não reconhecer que ela é o caminho que podemos percorrer seguramente para chegar ao céu?

Ou seja, Nossa Senhora Aparecida, sendo um título Mariano, é para cada devoto um caminho de salvação. Por sua intercessão podemos vencer as tentações e o mal, com a sua ajuda maternal, chegaremos até o céu. 

#2 Nossa Senhora Aparecida zela pelos necessitados 

Em outubro de 1717, três simples pescadores encontraram a imagem nas águas do rio Paraíba do Sul. Sua cor enegrecida logo chamou a atenção, pois era completamente incomum imagens de santos dessa cor, já que todas as peças sacras carregavam os traços dos Europeus. 

Sobretudo neste período, século XVIII,  viviam no Brasil quase quatro milhões de negros escravizados.

Não é à toa que a imagem negra da Virgem Maria fez o povo sentir-se ainda mais próximo da Mãe de Deus. Maria é a mãe que olha para os filhos mais necessitados, e por isso “quis aparecer” semelhante ao povo que mais sofria naquele período: os escravos negros. 

#3 Uma mãe providente 

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores que necessitavam muito fazer uma boa pesca naquele dia.

Pois, na ocasião, aquela pequena aldeia receberia a ilustre visita do governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro e o povo deveria servir um banquete de boas vindas. 

O prato principal era o pescado do rio. Mas como realizar uma pesca farta, se não havia peixes naquele período do ano? 

Os escolhidos para realizar a tal façanha foram os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso. Eles tiveram a brilhante ideia e ousado ato de fé de antes de jogar as redes, pedir que a Virgem Maria intercedesse diante de Deus e abençoasse a pescaria.

Mas os três pescadores realizaram várias tentativas sem sucesso. Quando já estavam desistindo, João Alves lançou as redes e, ao puxar, encontrou o corpo de uma imagem, mas sem a cabeça. Logo depois, ao lançar as redes novamente, ele puxou e encontrou a cabeça.

Pela terceira vez, jogou as redes no rio e ela encheu-se de peixes, e nunca se viu tamanha fartura. Tanto que os três pescadores tiveram que voltar logo para a terra, pois corriam o risco do barco virar com todo aquele peso.

Este milagre de Nossa Senhora Aparecida nos mostra que a mãe do céu, assim também como no episódio bíblico das Bodas de Caná (Cf. João 2,1-11) , não deixa de interceder pelas necessidades dos seus filhos, ela providencia aquilo que nos falta e em tudo cuida de nós! 

#4 O Brasil foi consagrado a Aparecida 

Com os anos, a devoção foi se espalhando pelo país, e centenas outras graças e milagres foram acontecendo. 

Até que em 1743, o vigário de Guaratinguetá, Pe. Vilela, fez um relatório dos milagres e enviou ao Bispo do Rio Janeiro para que ele aprovasse o culto e autorizasse a construção da primeira igreja. A Aprovação aconteceu em 5 de maio de 1743.

Desde o começo, diversas personalidades ilustres passaram por Aparecida. Tanto que até Dom Pedro I, durante uma viagem, fez questão de passar pela então Igrejinha para rezar diante da imagem de Aparecida. 

Naquele local, Dom Pedro I fez a promessa: se Nossa Senhora Aparecida resolvesse a sua complicada situação política, ele consagraria o Brasil a Virgem de Aparecida. 

A promessa cumpriu-se 15 dias depois em São Paulo, quando às margens do Rio Ipiranga, aconteceu o grito de independência do Brasil. 

Mesmo assim, somente após a Princesa Isabel receber uma graça de Nossa Senhora Aparecida, que deu início ao processo de reconhecimento da Padroeira  Brasil. 

O rito oficial da padroeira ocorreu em 16 de julho de 1930, por um decreto do Papa Pio XI. 

Assim, até hoje, Nossa Senhora Aparecida é a mãe e padroeira de todo o nosso país. Cuidando e zelando por cada brasileiro e brasileira. 

Peça a intercessão da Mãe Aparecida! 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história de Nossa Senhora Aparecida e tem esses e outros muitos motivos para pedir o seu auxílio, como não confiar a sua vida e as suas intenções a Mãe Aparecida?  

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

Comentar