Nossa Senhora Auxiliadora, conheça mais sobre esta devoção
Nossa Senhora Auxiliadora, conheça mais sobre esta devoção

Nossa Senhora Auxiliadora, conheça mais sobre esta devoção

Em: 06/05/2022

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


O título de Nossa Senhora Auxiliadora é uma devoção que nasceu no tempo medieval da Igreja, mas foi profundamente difundida por Dom Bosco e pela Família Salesiana.

Maria, mãe e auxiliadora dos cristãos, também é invocada como protetora dos lares dos que confiam em sua intercessão.   

E além disso, alguns papas pediram a intervenção dela em momentos dramáticos da história. Por causa destas intervenções, a igreja comemora solenemente a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, todos os anos, no dia 24 de maio.

Em razão desse título tão especial da Virgem Maria, queremos compartilhar com você a história e a beleza da devoção à Nossa Senhora Auxiliadora. 

Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos

A palavra auxiliadora significa “aquela que ajuda, ampara ou a que dá o suporte”

Então, desde que Jesus nos entregou Maria aos pés da cruz como nossa mãe, a Virgem é nosso auxílio fiel nos momentos de aflição e dificuldades.

Por isso, a devoção à Auxiliadora tem relatos desde os primeiros cristãos na região da Grécia e do Egito. Nesse período o povo habituou-se a invocar a Santíssima Virgem como “aquela que traz auxílios vindos do céu” que em grego é dito “Boeteia”.

Também São João Crisóstomo, no século VI, já costumava referir-se constantemente à Virgem como “Maria, o auxílio potentíssimo de Deus.” 

Nossa Senhora Auxiliadora nas batalhas 

Oficialmente o título de Nossa Senhora Auxiliadora foi venerado pela primeira vez no século XVI.

Tudo começou quando o Papa Pio V viu-se diante de uma dura batalha contra os muçulmanos que tentavam escravizar o povo cristão. 

Já naquele tempo, o papa encorajou os católicos a invocarem Nossa Senhora Auxiliadora durante todo o período do combate. Assim o fizeram até o dia da vitória, que aconteceu aos gritos de “Viva a Virgem Maria!”

A partir deste fato, em agradecimento à poderosa intervenção de Maria, o Papa inseriu o trecho “Maria, Auxílio dos Cristãos” na Ladainha de Nossa Senhora.

Festa da Mãe Auxiliadora 

Mas a festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi instituída apenas em 1816, quando o imperador francês Napoleão Bonaparte invadiu Roma e sequestrou o Papa Pio VII.

Durante 5 anos, o Papa passou por terríveis sofrimentos e humilhações na prisão, mas nem um só dia deixou de invocar o nome de Maria. 

Dessa maneira, permaneceu confiante em sua intercessão, prometendo que assim que fosse liberto, faria a coroação da Virgem e instituiria uma festa de devoção à Nossa Senhora Auxiliadora. 

Enfim, no dia 24 de maio de 1814, Pio VII conseguiu retornar a Roma e retomar as suas funções, reafirmando que sobreviveu graças à intercessão da Virgem Auxiliadora dos Cristãos.

Por este motivo, comemoramos no dia 24 de maio a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora. 

Os Salesianos e a Virgem Auxiliadora 

Mesmo que a devoção a nossa Senhora Auxiliadora seja antiga na Igreja, ela só  espalhou-se pelo mundo depois da experiência particular dos Salesianos, especialmente por meio de Dom Bosco. 

O fundador da família salesiana aprendeu, ainda criança, com a sua mãe Margarida, a confiar inteiramente em Nossa Senhora. Assim, também foi sua mãe que o influenciou a conhecer e pedir o auxílio da Virgem Maria. 

Além disso, Dom Bosco viveu no mesmo período das aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto, em 1862 e assim pôde acompanhar essa graça divina. 

Que grandes graças a Virgem manifestou nesse período! Por meio dessas aparições, houve uma revolução na cidade e cresceu grandemente a piedade popular mariana em toda a Itália.

A Virgem de Dom Bosco

Dom Bosco confiou todas as suas obras e consagrou toda a sua vida à Nossa Senhora Auxiliadora.

Também adotou esta intercessão maternal para Congregação Salesiana, afinal viveu em um período de grande embate entre o poder civil e o eclesiástico.

Essa devoção ficou tão fortemente ligada aos Salesianos e a Dom Bosco que muitos começaram a chamar Nossa Senhora Auxiliadora de “a Virgem de Dom Bosco”.

Seu socorro maternal foi sempre tão certo e eficaz que, em gratidão, Dom Bosco também fundou a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. 

Da mesma maneira, como grande educador e mestre da juventude, Dom Bosco recomendava sempre, para os jovens de seu oratório, a intercessão da Nossa Senhora Auxiliadora por meio dessa simples jaculatória:

“Maria, Auxiliadora dos cristãos, rogai por nós!”

“É uma oração não tão longa, mas que se sabe ser muito eficaz. Portanto, quando quiserdes obter alguma graça espiritual, e por graça espiritual podem-se entender a libertação de tentações, de aflições do espírito, da falta de fervor, etc. Se alguém dentre vós quiser ver-se livre de alguma tentação ou quiser adquirir alguma grande virtude, não precisa fazer outra coisa senão invocar Maria.” 

(Livro: Ensinamentos de Vida Espiritual – Dom Bosco)

Virgem Maria, nosso auxílio! 

Ao olharmos para essas histórias, vemos a intervenção concreta de Nossa Senhora Auxiliadora na vida dos santos, dos jovens, dos papas e da Igreja.

Mas não somente isso. Nossa Senhora também é nosso auxílio hoje, neste tempo, em nossas dificuldades. 

Auxílio tão concreto que ela é considerada pela Igreja a intercessora e protetora dos lares. 

Da mesma maneira, você pode pedir a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora, para que ela zele por sua casa e família, para assim experimentar em sua vida as graças de tão Bondosa Mãe.  

Leia também: 5 formas de evangelizar durante o mês de Nossa Senhora

Oração à Nossa Senhora Auxiliadora, Protetora do Lar

“Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos, nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa.

Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso.

Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.

Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa.

Sobretudo concedei-lhes a graça mais importante, a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado.

Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.

Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada. Amém”

Se você deseja viver melhor a devoção mariana leia também: O que a Assunção de Nossa Senhora tem a ver comigo?

Comentar