O que disse o Papa Bento XVI sobre Dom Bosco e os Salesianos
O que disse o Papa Bento XVI sobre Dom Bosco e os Salesianos

O que disse o Papa Bento XVI sobre Dom Bosco e os Salesianos

Em: 02/01/2023

Por: Thiago Caminada

Categorias: Vocacional Blog


O papa emérito Bento XVI faleceu aos 95 anos no último sábado (31 de dezembro), no Vaticano. Em seus escritos e pronunciamentos, o pontífice citou Dom Bosco como modelo de santidade para os jovens e os salesianos. Durante seu pontificado de sete anos, o papa alemão discursou sobre São João Bosco em momentos como em suas mensagens no Angelus, citou o santo em uma carta ao presidente italiano e enviou mensagens para o XXVI Capítulo Geral dos Salesianos.

Vejamos algumas palavras do Papa Bento XVI sobre Dom Bosco e os Salesianos.

Nas mensagens dominicais da oração do Angelus, o papa falou de Dom Bosco em 2006 e em 2010. Na primeira ocasião Bento lembrou que “Dom Bosco, inflamado pela caridade de Jesus Bom Pastor, cuida dos jovens mais necessitados e, para eles, torna-se pai e mestre”. Já no dia 31 de janeiro de 2010, dia da memória litúrgica de São João Bosco, o pontífice falou para os fiéis na Praça São Pedro: “Hoje, 31 de janeiro, recordamos em particular São João Bosco, fundador da Família Salesiana e padroeiro dos jovens. Neste Ano sacerdotal gostaria de invocar a sua intercessão para que os sacerdotes sejam sempre educadores e pais dos jovens; e para que, experimentando esta caridade pastoral, muitos jovens acolham o chamado a dar a vida por Cristo e pelo Evangelho. Maria Auxiliadora, modelo de caridade, nos obtenha estas graças”.

Em 2011, em uma mensagem ao presidente da Itália para a comemoração dos 150 anos da unificação política do país, Bento XVI lembrou da solicitude pedagógica de Dom Bosco e da importância de sua proposta aos jovens de serem bons cristãos e honestos cidadãos. Aos peregrinos da Arquidiocese de Turim que foram até Roma, em 2008, disse que São João Bosco foi um santo atento “às exigências dos jovens e dos pobres”.

No entanto, suas palavras mais significativas sobre a Congregação Salesiana e Dom Bosco foram em março de 2008, em uma mensagem ao Reitor-Mor, padre Pascual Chávez Villanueva e no encontro com os padres capitulares pela ocasião do XXVI Capítulo Geral dos Salesianos de Dom Bosco, realizado em Roma.

Na carta endereçada ao Reitor-Mor, antes do início do Capítulo, o papa Bento escreveu: “O tema escolhido para este Capítulo Geral é o mesmo programa de vida espiritual e apostólica que Dom Bosco fez seu: “Da mihi animas, cetera tolle”. Nele está encerrada toda a personalidade do grande Santo: uma profunda espiritualidade, o empreendimento criativo, o dinamismo apostólico, a laboriosidade incansável, a audácia pastoral e sobretudo a sua consagração incondicional a Deus e aos jovens”.

Ao final do capítulo, os padres que vieram de todos os continentes para participar do encontro na Casa Geral dos Salesianos, em Roma, se encontraram com o pontífice alemão que no seu discurso disse: “Dom Bosco é um exemplo resplandecente de uma vida marcada pela paixão apostólica, vivida ao serviço da Igreja dentro da Congregação e da Família Salesiana. Na escola de São José Cafasso, o vosso Fundador aprendeu a assumir o mote “Da mihi animas, cetera tolle” como síntese de um modelo de ação pastoral inspirado na figura e na espiritualidade de São Francisco de Sales. O horizonte no qual se coloca este modelo é o da primazia absoluta do amor de Deus”.

O velório público do papa Bento XVI iniciou nesta segunda-feira (02) na Basílica São Pedro, em Roma. Seu funeral será presidido pelo papa Francisco na manhã desta quinta-feira, 5 de janeiro de 2023.

Comentar