O que Dom Bosco diz aos jovens de hoje
O que Dom Bosco diz aos jovens de hoje

O que Dom Bosco diz aos jovens de hoje

Em: 02/05/2022

Por: comunicacao

Categorias: Portal Blog


Dom Bosco dedicou sua vida para cuidar dos jovens. Zelou, amou e nunca abandonou nenhum deles. Por isso, se tornou pai e mestre da juventude, pois trabalhou incessantemente para alcançar a conversão de cada um

O santo costumava dizer que: “não existe jovem ou criança tão deteriorada, tão estragada, que se uma mão amiga a ela for estendida, não possa vir a ser um excelente cidadão e bom cristão”. Então, ele foi a mão amiga que a juventude tanto precisava. E ainda hoje faz esse papel como mestre e protetor! 

Dom Bosco deixou lições importantes aos jovens. Grandes conselhos que, mesmo tantos anos depois, conseguem converter e direcionar ao céu!

Jovem, seja alegre!

A juventude é um tempo marcado pela alegria e pela busca constante da felicidade. Olhamos para os jovens e esperamos o sorriso largo no rosto sempre que os encontramos.

Dessa maneira, é preciso conservar a alegria sempre viva no coração e evitar todas as coisas que possam roubá-la. Ainda mais na época em que vivemos, onde há tantas possibilidades que podem colocar a alegria do jovem em risco.

O conselho de Dom Bosco é “vivam ao máximo a alegria, contanto que não façam pecado”. 

Aos Jovens: Ame!

Deus te amou primeiro e o Seu amor é tão grande que tudo pode. Portanto, descanse n’Ele. 

Além disso, é esse sentimento que deve nortear todos os seus relacionamentos. Porém, é preciso compreender que o amor não é passivo, ele corrige, orienta e ajuda! 

“Quem quer ser amado, ama. E quem é amado tudo alcança, sobretudo os jovens”

Leia mais: 7 desejos da juventude hoje

Seja bondoso

Dom Bosco dizia que “Deus nos colocou no mundo para os outros”. Portanto, devemos sempre ter generosidade em nosso coração e agir em benefício dos irmãos. 

Leia mais: quem é a juventude dos tempos atuais 

Confie em Maria 

Maria, mãe de Jesus, foi uma mulher cheia de virtudes, que ensinou e amou muito. Dom Bosco diz aos jovens que “Quem confia em Maria jamais será iludido”. Devemos tê-la como nossa amiga, mãe, confidente, inspiradora e protetora. 

Portanto, jovem, peça a fé e coragem para enfrentar a sua juventude sem desviar do caminho da santidade.

Jovens, rezem sem cessar 

A oração é o caminho para conhecer a Deus, para se livrar do egoísmo, para ser mais humilde e generoso. Além disso, é por meio da oração que se alcança a graça da santidade. 

Ao rezar, você faz bem para si e para o outro. Purifica seu coração e tem um encontro pessoal com Deus. Portanto, não falhe em sua vida de oração, seja persistente! Dom Bosco ressalta que “Alegria, oração e Santa Comunhão são nosso amparo”.

Dom Bosco amou sem medidas, até os jovens mais difíceis, ele recuperou e trouxe para Deus. Mas suas ações sempre tiveram amor, carinho e respeito! Ele dizia que “Eu não quero outra coisa dos jovens, senão que sejam bons e estejam sempre alegres” e foi assim que converteu tantos corações.

Todas essas citações e frases de Dom Bosco são atuais e servem para os jovens dos nossos tempos. São colo, carinho e esperança para a juventude que sofre com tantas tentações em um mundo onde ser de Deus causa estranheza. 

Em nossa caminhada salesiana, vivemos inspirados nos ensinamentos de Dom Bosco e lembrando, diariamente, o quanto a vida dos jovens é importante e preciosa.

Dom Bosco quer falar para os mais jovens! Compartilhe esse artigo em suas redes sociais. 

Comentar