

O que Dom Bosco nos ensina sobre discernimento vocacional?
Em: 02/08/2022
Por: raphael
Categorias: Vocacional Blog
Dom Bosco trabalhou insistente e incansavelmente pelas crianças e jovens. Ao estudarmos a sua vida, percebemos o quanto ele amou, cuidou e educou estes que estavam entre os mais vulneráveis da sociedade. Além disso, a biografia do santo mostra seu esforço para ajudar a muitos no discernimento vocacional.
Ele foi acompanhador de muitos jovens, ensinou sobre Deus, a fé e a Igreja. Mostrou os verdadeiros valores e como ser presença de Cristo no mundo, assim como ensinou sobre o amor de Nossa Senhora.
Ou seja, Dom Bosco assumiu a missão de ser pai espiritual, como alguém que acolhe e educa. Mas também como pai na fé que ensina sobre o caminho do Céu e da santidade, direcionando os jovens ao entendimento da sua missão.
E nos tempos atuais, Dom Bosco continua nos ensinando lições valiosas sobre ser presença de Deus na vida dos irmãos e os caminhos para um discernimento vocacional.
Discernimento vocacional e a vocação
A vocação é um chamado de Deus, é sobre o amor dEle por nós e qual seu projeto de amor para nossa vida. Em outras palavras, a vocação é viver os planos de Deus para nós.
Mas também é sobre as nossas características e virtudes. Afinal de contas, esse chamado de Deus vai se manifestando em nossa vida com o tempo, quando começamos a nos observar e entender o que mais alegra o nosso coração.
O processo de discernimento vocacional é único para cada pessoa. Para Dom Bosco, o fundador dos Salesianos, a primeira manifestação da sua vocação veio por meio de um sonho. E muitas outras vezes na vida do santo a vontade de Deus foi apresentada por meio de sonhos.
Portanto, identificar os sinais que Deus te dá é o primeiro ensinamento de Dom Bosco sobre o discernimento.
O discernimento vocacional é exigente
Outra lição valiosa de Dom Bosco, é que todo o processo de discernimento, bem como a vivência da vocação são missões exigentes.
Para um discernimento vocacional fecundo e sincero é necessário fazer renúncias. Sem falar que é um caminho árduo, de questionamentos, entregas e confiança plena no Pai.
Para passar por esse processo é preciso ter vida de oração sincera e uma profunda intimidade com Deus. Além disso, Dom Bosco recomenda que todas as noites, antes de se deitar, se diga três vezes a seguinte oração: “Querida mãe, virgem Maria, fazei que eu salve a minha alma!”.
Perceba o que alegra o teu coração
O coração de Dom Bosco se enchia de amor e alegria quando acolhia e amava as crianças e adolescentes. Isso se comprova pela imensidão de pessoas que ele trouxe para Deus, sobretudo, os jovens.
Também percebemos sua alegria em muitos escritos que o santo deixou, como este: “Eu daria tudo para ganhar o coração dos jovens e assim presentear ao Senhor”.
Entender o que alegra o teu coração é essencial para o discernimento vocacional. Sem isso é impossível seguir uma vocação. Pois todo e qualquer servir precisa ser feito com alegria e amor.
Ame a Virgem Maria
Dom Bosco dizia que “quem confia em Maria jamais será iludido”. Quando estamos unidos e confiando em Maria caminhamos em passos firmes e certeiros para Deus.
É uma estrada que não dará errado. Maria nos conduz com amor e ternura até Deus e o Reino dos Céus. Portanto, reze sempre o terço e as orações marianas, faça questão de se aproximar de Nossa Senhora e peça que ela interceda por você e pelo teu discernimento vocacional.
Por fim, se você possuir um coração amoroso, aceitar de bom grado aquilo que Deus te pede, viver as exigências e suportá-las como um bom cristão, saber o que alegra teu coração e permitir ser guiado pela Mãe de Jesus, certamente você passará pelo discernimento vocacional e encontrará o seu caminho.
Lembre-se sempre de que Dom Bosco, acima de tudo, amava e acolhia, respeitava as diferenças e sabia onde estava seu coração. Ele queria salvar almas e trabalhou para isso. A vocação também é uma escolha, somos nós que decidimos dizer sim ou não.
Tendo tudo isso com clareza, certamente você passará pelo discernimento vocacional com plena consciência do teu chamado e missão.
Compartilhe esse artigo com seus amigos e os ajude a fazer um bom caminho vocacional.
Buscar
Posts Recentes

13ª Expo Aprendizagem reúne mais de mil pessoas
Ler mais

Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar
Ler mais

Desperta Aí: Encontro Vocacional Reúne 150 Jovens para Projetar a Vida
Ler mais

Educanda elabora poesia em gratidão ao CEDB
Ler mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ ATENDE JOVENS COM DEFICIÊNCIA
Ler mais

Falece Isabel Artime García, Mãe do Reitor-Mor, P. Ángel.
Ler mais

Volta às aulas 2023 📚
Ler mais

Início das atividades do Programa Educando para a Vida
Ler mais

Formação continuada do Parque Dom Bosco
Ler mais

P. Sérgio Ramos de Souza nomeado Vice-Inspetor
Ler mais