O que é uma juventude católica em ação
O que é uma juventude católica em ação

O que é uma juventude católica em ação

Em: 17/11/2021

Por: raphael

Categorias: Paróquia Sto Antonio Noticia


O que é juventude senão uma força estimulante que nos impele e estimula a ação?! Neste sentido, o jovem católico é aquele que está em busca de amar e de servir a Deus servindo à sua igreja e àqueles que encontra em seu caminho. 

Enquanto muitos jovens neste mundo procuram a felicidade em bebidas, sexo e drogas, o jovem católico encontra sua alegria no próprio Deus, isto é, na fonte de uma alegria genuína. 

Esta é a única alegria que não passa, que é plena e capaz de preencher o vazio que cada um de nós tem dentro de si.

Neste sentido, o Catecismo da Igreja Católica nos explica:

“O desejo de Deus é um sentimento inscrito no coração do homem, porque o homem foi criado por Deus e para Deus. Deus não cessa de atrair o homem para Si e só em Deus é que o homem encontra a verdade e a felicidade que procura sem descanso” (CIC 27).

Além disso, outro importante documento da Igreja indica:

“A razão mais sublime da dignidade humana consiste na sua vocação à comunhão com Deus” (Gaudium et Spes, 19)

O que é juventude para a Igreja?

Muitos enxergam os jovens como o futuro da Igreja, mas não é assim que o Papa Francisco os vê. 

“Porque vocês, queridos jovens, não são o futuro, mas o agora de Deus”, expressou o santo Papa na missa de envio da Jornada Mundial da Juventude no Panamá em 2019.

Além disso, também em sua Exortação Apostólica pós-sinodal Christus Vivit direcionada aos jovens, o Papa reafirmou a mesma coisa. Neste documento ele dedica o capítulo 3 para reafirmar o que é a juventude para a Igreja: “vós sois o agora de Deus”.

Também encontramos em outro importante documento do Papa Francisco uma informação que caracteriza muito bem o que é a juventude.

“Os jovens católicos não são meramente destinatários da ação pastoral, mas membros vivos do único corpo eclesial, batizados, nos quais vive e age o Espírito do Senhor. Contribuem para enriquecer aquilo que a Igreja é e não somente o que ela faz. São o seu presente e não apenas o seu futuro” 

(Documento Final do Sínodo dos Bispos, nº 54).

Neste sentido, na pessoa do Papa Francisco a Igreja estimula a juventude para que não fique apenas a observar a vida passar, mas a serem protagonistas da vida e da evangelização. 

Por isso, ele exorta: 

“Não confundais a felicidade com um sofá nem passeis toda a vossa vida diante de um monitor. E tampouco vos reduzis ao triste espetáculo de um veículo abandonado. Não sejais carros estacionados, mas deixai brotar os sonhos e tomai decisões. Ainda que vos enganeis, arriscai. Não sobrevivais com a alma anestesiada, nem olheis o mundo como se fôsseis turistas” (Christus Vivit 143). 

Neste sentido, Francisco estimula:

“Fazei-vos ouvir! Lançai fora os medos que vos paralisam, para não vos tornardes jovens mumificados. Vivei! Entregai-vos ao melhor da vida! Abri as portas da gaiola e saí a voar! Por favor, não vos aposenteis antes do tempo” (Christus Vivit 143).

Para a Igreja a juventude cristã é o agir de Deus em nosso meio. 

O que é juventude católica em ação

Quando o jovem tem um encontro com Deus, não deseja que essa experiência fique apenas dentro de seu coração, mas quer transmitir a todos a sua volta.

Ele passa a ser como o próprio Cristo que compartilhava com todos o amor do Pai. Neste sentido, o que é uma juventude católica em ação, senão o próprio Cristo vivo nos jovens?

Vivemos em uma sociedade onde muitas vezes impera a violência e o egoísmo, mas o jovem é chamado a não se privar aos desafios da vida. Muito ao contrário, a juventude católica em ação é aquela que vive o amor fraterno que se expressa na igreja, na família e na sociedade. 

Mais uma vez, recorremos às palavras do Papa Francisco para recordar o compromisso do jovem na Igreja. 

Assim ele se expressou:

“é um compromisso concreto nascido da fé para a construção de uma sociedade nova, é viver no meio do mundo e da sociedade para evangelizar as suas diversas instâncias, fazer crescer a paz, a convivência, a justiça, os direitos humanos, a misericórdia, e assim estender o Reino de Deus no mundo” (Christus Vivit 168).

Isso tudo é o que de mais importante o jovem pode oferecer à Igreja de Jesus, por isso ele pediu:

“Também a vós, eu peço para serdes protagonistas desta mudança. Continuai a vencer a apatia, dando uma resposta cristã às inquietações sociais e políticas que estão surgindo em várias partes do mundo. Peço-vos para serdes construtores do futuro, trabalhai por um mundo melhor” (Christus Vivit 174). 

O protagonismo do jovem católico

Mais do que participar da vida da Igreja você também sente uma força que te impele a transformar o mundo? Então comece a transformar a vida dos que estão mais próximos. 

Como? Um bom começo é participar dos encontros dos jovens e colaborar com as ações de caridade feitas pelo grupo. 

Contudo, se o grupo de jovens da sua paróquia ainda não pratica obras concretas em favor dos necessitados, talvez seja o momento de você propor isso a eles!  

Como o jovem pode ser protagonista?

  • Arrecadando e distribuindo alimentos para famílias carentes da comunidade;
  • Juntando dinheiro para a compra de medicamentos para os doentes mais pobre;
  • Arrecadando brinquedos para as crianças;
  • Visitando os doentes e levando a eles uma palavra amiga de estímulo;

E, então, você aceita este desafio de ser um protagonista?

Comentar