Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar
Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar

Obra Social investe mais de 300 mil reais em energia solar

Em: 13/09/2023

Por: Centro Educacional Dom Bosco

Categorias: Social


O Centro Educacional Dom Bosco de Joinville (CEDB), instituição que atende adolescentes e jovens em venerabilidade social, investiu mais de 300 mil reais em energia solar. O investimento foi possível graças a uma reserva realizada pela própria instituição para projetos deste porte. Os painéis fotovoltaicos foram instalados em maio deste ano e já compensaram mais de 80% dos gastos com energia elétrica.

De acordo com a Coordenadora Administrativa Financeira, Karine Mira, 44, desde a instalação das placas solares, mais de 25 mil reais já foram economizados. Valor que, segundo ela, pôde ser destinado ao transporte e alimentação dos educandos, assim como, a manutenção da própria instituição.

Para o Coordenador de Projetos, Diego Ouriques, 34, os benefícios do projeto são dois: a economia e o auxílio no meio ambiente. Segundo ele, a empreitada, que já estava sendo estudada há cerca de 3 anos, trouxe um grande custo-benefício à obra social.

“Projeto muito significativo e que, para nós, tem um sentido muito especial, pois podemos investir este valor, que era gasto com energia, em outras ações sociais para a juventude de Joinville”, afirmou o coordenador.

A previsão é que, até o final deste ano, sejam economizados 34 mil reais em energia elétrica. A instituição também pretende recuperar o valor investido em até 5 anos. Assim como, adquirir novos recursos financeiros por meio da energia produzida.

Sobre a instituição

O Centro Educacional Dom Bosco é uma associação, sem fins lucrativos, de caráter educacional, beneficente, cultural e de assistência social, tendo, atualmente, como uma de suas finalidades a inclusão social de adolescentes e jovens, entre 12 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, a obra social atende mais de 600 jovens, oferecendo-lhes refeições, ensino, cursos profissionalizantes e apoio psicossocial. Além disso, a instituição trabalha junto à prefeitura de Joinville, por meio do programa Trilhas da Educação, no qual alunos de duas escolas municipais da cidade recebem, durante o contraturno escolar, apoio pedagógico e atividades extracurriculares, como artes e música.

Por meio do programa Geração 2030, os adolescente e jovens têm acesso ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, a aulas de dança e de esporte e ao IMT (Introdução ao Mundo do Trabalho). Já pelo programa Jovem Aprendiz, a instituição, junto a empresas parceiras, oferece cursos profissionalizantes e a oportunidade de um primeiro emprego ao jovem.

Tudo isso é possível graças a pessoas generosas que, com o seu sim, contribuem com a obra e o sonho de Dom Bosco. Por meio de doações, benfeitorias, parcerias e trabalhos voluntários, elas auxiliam o Centro Educacional Dom Bosco na transformação dos adolescentes e jovens mais necessitados de Joinville.

Comentar