OBRA SOCIAL PROMOVE ARTES, REFLEXÃO E ESPIRITUALIDADE PARA EDUCANDOS
OBRA SOCIAL PROMOVE ARTES, REFLEXÃO E ESPIRITUALIDADE PARA EDUCANDOS

OBRA SOCIAL PROMOVE ARTES, REFLEXÃO E ESPIRITUALIDADE PARA EDUCANDOS

Em: 06/04/2023

Por: Centro Educacional Dom Bosco

Categorias: Social


O Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) de Joinville promoveu momento de artes, reflexão e espiritualidade para os educados na última quarta-feira, dia 5. A ação contou com a encenação da Paixão de Cristo realizada pelos próprios jovens. O momento foi proporcionado nos turnos matutino e vespertino.

Para o professor de teatro Rodrigo Schapieski, responsável pela apresentação, o resultado foi maravilhoso. O educador também elogiou a participação dos jovens que, apesar da quantidade de cenas (14), conseguiram, segundo ele, entender a proposta e se concentrar na atuação.

“Eu gostei… eu amei. Foi uma experiência nova”, expressou a educanda Ana Cristina Somoskoves, 14, que interpretou Maria na apresentação matutina. Para a jovem, o teatro foi uma oportunidade de sair do comum e de trabalhar em equipe.

Após a encenação, houve um momento de reflexão e oração. Segundo a pedagoga e Coordenadora Educativa Pastoral, Beatriz Effting, que fica à frente das atividades internas do CEDB, o objetivo do momento – transmitir a importância da páscoa – foi alcançado. Ela elogiou a dedicação e a entrega dos jovens e dos educadores envolvidos.

A pedagoga também explicou a importância de construir junto com os educandos as atividades e de deixá-los serem os protagonistas. “Essas são as ações que a gente faz aqui no Dom Bosco… damos espaço pra eles estarem em cima de um palco, sendo protagonistas de uma ação. Mas que isso, principalmente, remeta à vida deles, pra que eles sejam protagonistas e dominem suas próprias vidas”, afirmou Beatriz.

O Coordenador de Projetos da obra social, Diego Ouriques, ressaltou a seriedade e o compromisso com os quais os jovens levaram a atividade. “Foi muito bonito de presenciar que eles viveram realmente o que estavam fazendo”, afirmou ele.

Diego ainda falou da importância de momentos como esse no centro educativo. “Falar de Jesus, do jeito de Dom Bosco, é muito importante pra nós. Fazer com que os jovens se aproximem de Deus através destes momentos celebrativos e de espiritualidade, não só por meio da aula, da alimentação ou da brincadeira”, expressou o coordenador.

A encenação contou com 28 jovens escolhidos previamente pelo professor de teatro. Os educandos participantes fazem parte do programa Trilhas da Educação, projeto realizado no Centro Educacional Dom Bosco em parceria com a Prefeitura de Joinville.

Comentar