Paróquia Auxiliadora realiza curso profissionalizante de Cuidador de Idosos em parceria com o Senac
Paróquia Auxiliadora realiza curso profissionalizante de Cuidador de Idosos em parceria com o Senac

Paróquia Auxiliadora realiza curso profissionalizante de Cuidador de Idosos em parceria com o Senac

Em: 27/11/2023

Por: Thiago Caminada

Categorias: Portal Notícia


A Paróquia Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora, de Ponta Grossa, realizou em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) o curso de Cuidador de Idosos. Com carga horária de 160h, teve início em 14 de agosto e finalizou no dia 14 de novembro.

O curso foi gratuito e alinha-se as marcas normativas do Senac, preparando profissionais não apenas tecnicamente, mas também enfatizando o cuidado humanizado, sendo que agora 19 profissionais estão prontos para desempenhar um papel fundamental na comunidade.

Parafraseando o Pároco, P. José Sávio Mariano, que discursou no último encontro do curso: “o ser humano não sobrevive apenas com alimento, higiene e saúde, mas também necessita de afeto, e hoje temos pessoas formadas neste cuidado tão importante e com a certeza que colocarão seu coração no dom que possuem”.

O curso foi uma colaboração significativa entre paróquia e Senac e surgiu de uma conversa entre o Coordenador do Conselho Pastoral da Comunidade – CPC, Demétrio Barcelar e da Técnica de Educação Profissional e Tecnológica, Juliana Savicki, tendo sido as aulas teóricas realizadas no salão da igreja matriz da paróquia e as práticas no Laboratório Pedagógico de Enfermagem da Faculdade Senac local.

“Este curso não apenas enriqueceu o perfil profissional dos participantes, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e atenta às necessidades dos idosos. Uma iniciativa que, sem dúvida, deixa um impacto duradouro na comunidade da paróquia” – disse Juliana.

Para o ano que vem haverá mais parcerias, graças a disponibilidade das instalações da igreja e ao programa Senac de Gratuidade que tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos.

Comentar