Studium Theologicum de Curitiba Inicia o Ano Acadêmico com Missa e Aula Inaugural
Studium Theologicum de Curitiba Inicia o Ano Acadêmico com Missa e Aula Inaugural

Studium Theologicum de Curitiba Inicia o Ano Acadêmico com Missa e Aula Inaugural

Em: 24/02/2025

Por: Eduardo Schmitz

Categorias: Vocacional Notícia


O Studium Theologicum de Curitiba iniciou suas atividades acadêmicas em 24 de fevereiro. Formandos salesianos Kleber Aparecido Silva Oliveira e Marcelo Camillo Stempinhaki estiveram presentes, juntamente com outros estudantes. O evento marcou o retorno às aulas para os veteranos e a entrada dos calouros.

Programação

Às 8h, ocorreu a Missa Votiva do Espírito Santo, presidida pelo Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. Às 9h, foi servido o café de confraternização na cantina, no térreo. Às 9h50, o sacerdote paulista Antonio Manicatto proferiu a Aula Inaugural com o tema “Olhar o que está além: a literatura e sua poética de esperança”, inspirado na manifestação do Papa Francisco sobre a importância da literatura na formação para o ministério.

Participação

O evento contou com a presença de formadores, equipe gestora e estudantes de Teologia. Representaram as Dioceses de Curitiba, Guarapuava, Metropolia Ucraniana, Paranaguá e São José dos Pinhais, totalizando 24 seminaristas. Participaram estudantes de diversas congregações, entre eles Agostinianos, Basilianos, Carmelitas, Claretianos, Comunidade Bethânia, Cônegos Regulares Lateranenses, Copiosa Redenção, Filhos da Sagrada Família, Marianos, Oblatos de Maria Virgem, Palotinos, Redentoristas, Ressurrecionistas, Saletinos e Servos da Divina Misericórdia.

O grupo incluiu 85 estudantes religiosos e religiosas, entre os quais Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Franciscanas da Sagrada Família de Maria e Franciscanas de São José. A presença dos leigos reforçou a abertura da Teologia para diferentes vocações.

Com a bênção de Dom José Antônio Peruzzo, o curso de Teologia foi oficialmente iniciado. Participou do evento o formador salesiano padre Assis Moser e outros representantes.

Comentar

Acompanhe as últimas notícias pelo nosso grupo do WhatsApp

Fique por dentro

Entrar no Grupo