Assembleia Inspetorial celebra jubileus e aprova orientações para o próximo sexênio
Assembleia Inspetorial celebra jubileus e aprova orientações para o próximo sexênio

Assembleia Inspetorial celebra jubileus e aprova orientações para o próximo sexênio

Em: 30/08/2025

Por: Eduardo Schmitz

Categorias: Vocacional Notícia Destaque


Entre os dias 26 e 28 de agosto, os salesianos da Inspetoria São Pio X e as coordenações inspetoriais se reuniram no Centro de Eventos Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo/RS, para a Assembleia Inspetorial 2025. O encontro contou com Missas, momentos de oração, trabalhos em grupo, debates e partilhas, com dois objetivos centrais: celebrar os jubileus de vida consagrada e sacerdotal e aprovar o novo Projeto Orgânico Inspetorial (POI) e o Projeto Educativo-Pastoral Salesiano Inspetorial (PEPSI), que vão orientar a missão no próximo sexênio (2026–2031).

Resultado central para o próximo sexênio

A assembleia encaminhou como resultado central do POI: “Cultura institucional salesiana que, compartilhada por salesianos, leigos e jovens, seja encarnada e comprometida com a vida das juventudes”. Essa é a afirmação orientará a vida da Inspetoria nos próximo ciclo em cada local.

A reflexão é de que a unidade carismática deve ser visível em todas as presenças, o protagonismo juvenil e a corresponsabilidade precisam marcar concretamente a missão, e o compromisso deve estar ligado à vida e à transformação social a partir do anúncio do Evangelho.

Objetivos e prioridades

Quatro objetivos buscam transformar o resultado central em caminhos concretos:

  1. Fortalecer e sistematizar as instâncias de participação e acompanhamento juvenis.
  2. Compartilhar a espiritualidade e missão salesiana nas comunidades educativo-pastorais.
  3. Aprimorar a animação e governança inspetorial.
  4. Desenvolver e qualificar itinerários formativos integrais e sistematizados.

As prioridades foram definidas em quatro temas: missão compartilhada, participação juvenil, governança e gestão, e novas fronteiras.

Na Missa de encerramento da assembleia, o inspetor, padre Ademir Ricardo Cwendrych, vinculou a proposta do planejamento à temática das celebrações dos 150 anos da primeira expedição missionária salesiana, propondo três atitudes para a execução do POI e do PEPSI: agradecer, repensar e relançar. Agradecer pelo caminho já realizado; repensar como avaliação e reorganização da vida pessoal, comunitária e apostólica; e relançar com coragem as ações previstas. “Lançar-se com entusiasmo, mas sobretudo com fé e esperança”, afirmou.

Dinâmica em grupos

Os participantes trabalharam em grupos para analisar metas e ações do PEPSI. Cada grupo apresentou observações, sugerindo acréscimos e ajustes de redação. Em seguida, as sínteses foram partilhadas no plenário.

Houve ainda um período específico para os salesianos dialogarem sobre uma quinta prioridade relacionada à vida consagrada. Paralelamente, o grupo de trabalho do planejamento definiu os próximos passos da elaboração do documento, que seguirá para a etapa local em cada presença salesiana.

Celebração dos jubileus

Um dos pontos altos da Assembleia foi a homenagem a 11 salesianos jubilares, que celebraram marcos de vida religiosa e sacerdotal.

  • Primeira profissão religiosa:
    • 50 anos: Irmão Pedro de Melo
    • 60 anos: Padre Asídio Deretti
    • 65 anos: Irmão Frederico Dacanale, Padre Honorio Lazzarini, Padre Severino Piccinini
    • 70 anos: Padre Dante Domenico Cemin
  • Ordenação presbiteral:
    • 50 anos: Padre Asídio Deretti
    • 55 anos: Padre Angelo Dante Biz, Padre Severino Piccinini
    • 60 anos: Padre Lino Fistarol
    • 65 anos: Padre Geraldo Pereira D’Ávila, Padre Mário Notari, Padre Oswaldo Tironi

Desses, estiveram presentes durante toda a assembleie padre Asídio Deretti, padre Lino Fistarol e irmão Pedro de Melo.

Na homilia da Missa de abertura, padre Asídio retomou três atitudes propostas pelo Papa Francisco no Ano da Vida Consagrada (2014). “Olhar com gratidão o passado”, disse, ao recordar as obras de Deus na missão com os jovens. Em seguida, destacou “viver com paixão o presente”, ao sublinhar a entrega cotidiana à missão e à vida comunitária no espírito de Dom Bosco. Por fim, apontou “olhar o futuro com esperança”, ao retomar o sonho dos nove anos como referência de fidelidade ao chamado e confiança na missão salesiana.

Próximos passos

Com a aprovação dos conteúdos, a Inspetoria inicia a redação e diagramação da versão final do POI e do PEPSI. Também será definida a metodologia de trabalho para que cada obra – escolas, obras sociais, paróquias e faculdade – construa o seu Projeto Educativo-Pastoral Salesiano local (PEPS) em sintonia com as diretrizes inspetoriais.

📹 Confira o vídeo com um resumo da Assembleia Inspetorial 2025.

Comentar

Acompanhe as últimas notícias pelo nosso grupo do WhatsApp

Fique por dentro

Entrar no Grupo