Congregação celebra na Argentina os 150 anos da chegada da primeira expedição missionária
Congregação celebra na Argentina os 150 anos da chegada da primeira expedição missionária

Congregação celebra na Argentina os 150 anos da chegada da primeira expedição missionária

Em: 17/12/2025

Por: Equipe Comunicação

Categorias: Portal Notícia


Os Salesianos de Dom Bosco celebraram, no domingo (14 de dezembro), os 150 anos da chegada da primeira expedição missionária salesiana à Argentina. A Missa de Ação de Graças ocorreu na Basílica de Maria Auxiliadora, no bairro de Almagro, em Buenos Aires, e marcou o início da presença salesiana no país e na América, em 1875, quando Dom Bosco enviou os primeiros dez missionários.

A celebração teve início às 10h30 (horário local) e foi presidida pelo Reitor-Mor da Congregação Salesiana, padre Fábio Attard. A Eucaristia reuniu delegações salesianas de várias regiões do país e do continente.

Dimensão missionária salesiana

Durante a homilia, o Reitor-Mor destacou o significado histórico e espiritual da primeira expedição missionária. Segundo ele, “aquela primeira caravana de consagrados que partiu da Itália foi a encarnação de uma vocação profética”. O padre Fábio Attard afirmou ainda que os missionários enviados por Dom Bosco “possuíam apenas profunda vida interior, confiança em Deus e amor pelos jovens mais pobres”, elementos que, segundo ele, continuam a orientar a missão salesiana hoje.

A celebração contou com a concelebração de bispos, superiores salesianos e inspetores das Inspetorias da Região América Cone Sul, além da participação de representantes da Família Salesiana e de autoridades civis.

Presença da Inspetoria São Pio X

O padre Ademir Ricardo Cwendrych, inspetor da Inspetoria Salesiana São Pio X, esteve presente na celebração do sesquicentenário. Ele ainda permaneceu na Argentina até o dia 16 de dezembro, participando do Encontro dos Inspetores da Região Cone Sul, que reúne os responsáveis pelas Inspetorias salesianas do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

O encontro tem como objetivo refletir sobre os desafios atuais da missão salesiana na região e fortalecer a comunhão e o trabalho conjunto em favor da educação e da evangelização de crianças, adolescentes e jovens, especialmente os mais pobres.

Memória e compromisso

A celebração dos 150 anos da chegada da primeira expedição missionária reafirmou a dimensão missionária da Congregação Salesiana e renovou o compromisso com o carisma deixado por Dom Bosco. Para o Reitor-Mor, “é preciso fazer com que o zelo, a simplicidade e a confiança daqueles primeiros missionários continuem a inspirar os salesianos de hoje”, reforçando a missão junto às juventudes em diferentes realidades do mundo.

Acompanhe as últimas notícias pelo nosso grupo do WhatsApp

Fique por dentro

Entrar no Grupo