Delegação brasileira participa do Congresso Americano Missionário em Porto Rico
Delegação brasileira participa do Congresso Americano Missionário em Porto Rico

Delegação brasileira participa do Congresso Americano Missionário em Porto Rico

Em: 21/11/2024

Por: Eduardo Schmitz

Categorias: Portal Notícia


Padre Sérgio Ramos de Souza, da Inspetoria São Pio X, integra a delegação brasileira no 6º Congresso Americano Missionário (CAM6), que acontece em Ponce, Porto Rico, de 19 a 24 de novembro. O evento reúne missionários de 36 países da América Latina, motivados pelo tema “Evangelizadores com Espírito até os confins do mundo”, inspirado pelo lema “América, na força do Espírito, testemunhas de Cristo”.

Presença brasileira no CAM6

A delegação brasileira conta com 62 missionários e missionárias de diferentes regiões do país. Entre os participantes estão quatro salesianos, incluindo o padre Sérgio Ramos de Souza. O evento é marcado pela troca de experiências e reflexões sobre os desafios missionários no continente americano.

Abertura reúne milhares de missionários

O congresso iniciou na manhã de terça-feira (19), com Missa no Anfiteatro Juan Pachín Vicéns, em Ponce, reunindo mais de 12 mil pessoas. A celebração foi presidida pelo cardeal Baltazar Enrique Porras Cardozo, arcebispo emérito de Caracas e representante do Papa Francisco no evento. Durante a homilia, o cardeal destacou que o lema do CAM6 reflete o compromisso missionário da Igreja na América Latina.

A Missa marcou também a festa de Nossa Senhora, Mãe da Divina Providência, padroeira de Porto Rico. O bispo de Ponce, Dom Rubén Antonio González Medina, ressaltou a importância da missão ao afirmar que o congresso busca “oferecer um novo ardor à missão ad gentes” e destacou: “A missão exige missionários apaixonados, que testemunhem o amor de Cristo”.

Reflexões sobre o papel missionário da Igreja

Na conferência do segundo dia de congresso, Dom Raúl Biord Castillo, SDB, arcebispo de Caracas, destacou o papel do Espírito Santo como impulsionador da missão. Para ele, o Espírito Santo “desordena planos e inspira novidades”, sendo “radicalmente missionário”. Ele ainda enfatizou que a ordem do ressuscitado, “Vai!”, é um chamado à presença ativa entre o povo.

Os trabalhos da manhã seguiram com exposições sobre a missão da Igreja como reflexo da missão de Deus, conduzidas por Dom Emilio Nappa, do Dicastério para a Evangelização, e pelo padre Dinh Anh Nhue Nguyen, secretário-geral da Pontifícia União Missionária.

O CAM6 segue até domingo (24), promovendo reflexões, celebrações e partilhas que buscam impulsionar o compromisso missionário no continente. Todas as conferências estão sendo transmitidas ao vivo pelas redes sociais do congresso, contando com tradução simultânea.


Notícia com informações de Victória Holzbach, extraídas do site das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Comentar

Acompanhe as últimas notícias pelo nosso grupo do WhatsApp

Fique por dentro

Entrar no Grupo