Primeira formação do ano reúne educadores do Novo Lar para refletir a Campanha da Fraternidade e o compromisso de ser casa que acolhe
Primeira formação do ano reúne educadores do Novo Lar para refletir a Campanha da Fraternidade e o compromisso de ser casa que acolhe

Primeira formação do ano reúne educadores do Novo Lar para refletir a Campanha da Fraternidade e o compromisso de ser casa que acolhe

Em: 18/02/2026

Por: Novo Lar

Categorias: Portal Notícia


Após vivenciarem a Semana Pedagógica, marcada por planejamento, alinhamentos e preparação para o novo ciclo, os educadores do Novo Lar participaram nesta sexta-feira (13/02/2026) da primeira formação do ano, dando início ao calendário formativo com um momento especial de encontro, escuta e renovação da missão.

A formação de 2026 reuniu a equipe para refletir a Campanha da Fraternidade e aprofundar o compromisso diário de cuidar, acolher e educar crianças e adolescentes com dignidade.

Conduzido por Karina, coordenadora do Educativo Pastoral, o encontro partiu de uma certeza que orienta o trabalho da casa:
cuidar de quem cuida também é missão.
Fortalecer os educadores é fortalecer, diretamente, cada vida atendida pelo Novo Lar.

Com dinâmicas, momentos de partilha e espiritualidade, a formação convidou os educadores a olhar para a realidade da moradia para além das estruturas físicas, refletindo sobre o verdadeiro significado de “ter um lar”.

Campanha da Fraternidade: muito além de paredes e teto

Durante a apresentação da Campanha da Fraternidade, três realidades provocaram o grupo a pensar sobre as diferentes formas de vulnerabilidade vividas por tantas pessoas:

A falta do teto – quando não há sequer um espaço para morar
Há casa, mas falta dignidade – quando existem paredes, mas faltam condições humanas de vida
Tem tudo, menos o acolhimento – quando o espaço existe, mas não há amor, cuidado ou pertença

A reflexão conduziu a uma pergunta central, que ecoou entre os educadores:
“Existe uma moradia que não depende de endereço. Será que quem passa por nós se sente acolhido?”

Mais do que discutir estruturas, o momento convidou a pensar atitudes, relações e presenças.

Formação que fortalece a missão educativa

Ao longo do encontro, as dinâmicas promoveram troca de experiências, escuta ativa e fortalecimento do vínculo entre a equipe. Mais do que conteúdos teóricos, a formação buscou reacender o propósito que sustenta a missão.

Para o Educativo Pastoral, cada educador é chamado a ser referência de cuidado e fraternidade, tornando-se sinal concreto de acolhimento para crianças e adolescentes.

Porque, como reforçado durante o dia,
a Campanha da Fraternidade nos fala de moradia.
Dom Bosco nos ensina a ser casa.

E é justamente essa casa – feita de presença, respeito e amor – que o Novo Lar deseja continuar sendo todos os dias.

Acompanhe as últimas notícias pelo nosso grupo do WhatsApp

Fique por dentro

Entrar no Grupo