Catequistas celebram ano de missão com Missa de Ação de Graças na Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Catequistas celebram ano de missão com Missa de Ação de Graças na Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Catequistas celebram ano de missão com Missa de Ação de Graças na Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Em: 15/12/2025

Por: Eduardo Schmitz

Categorias: Portal Notícia


A Coordenação Paroquial da Catequese da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Massaranduba, promoveu no primeiro domingo do Advento, 30 de novembro de 2025, um encontro especial com os catequistas das etapas de Primeira Eucaristia, Mistagogia, Crisma, Adultos, Batismo e Matrimônio. O momento teve como ponto central a celebração eucarística em ação de graças por todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano.

Logo na chegada, cada catequista foi convidado a escrever seu nome e o de seus catequizandos em uma peça de quebra-cabeça, gesto simbólico que expressa que todos somos parte essencial no Projeto de Deus.

A Missa foi presidida pelo pároco, padre Tarcizio Paulo Odelli, que, durante a homilia, dirigiu uma calorosa saudação aos catequistas, agradecendo a dedicação ao longo do ano e o testemunho oferecido aos catequizandos. Inspirando-se na liturgia do Primeiro Domingo do Advento, recordou que “os catequistas devem brilhar como luz, recebida no dia do Batismo, e espalhar essa luz ao seu redor, como fazem com seus catequizandos”.

No ofertório, as peças do quebra-cabeça foram levadas ao altar do Sagrado Coração de Jesus, representando a oferta do serviço catequético e o compromisso assumido com cada criança, jovem e adulto acompanhados na caminhada de fé.

Ao final da celebração, Clarice Bramorski, integrante da coordenação paroquial da catequese, proclamou uma mensagem aos presentes, recordando que “com sua missão, os catequistas iluminam caminhos, despertam a fé e revelam o amor de Deus no coração de cada catequizando”. A íntegra da mensagem está disponível abaixo.

Encerrada a Missa e recebida a bênção final, os catequistas seguiram para um momento de confraternização e brincadeiras no Centro Pastoral P. Rodolfo Komorek, celebrando em clima fraterno o serviço realizado ao longo do ano.

Mensagem de Ação de Graças pelo ano de 2025 – Missa paroquial com os catequistas e a comunidade (30/11/2025)

“Tu és a minha esperança” (Salmo 71,5)

O ano de 2025 foi marcado pelo olhar voltado à esperança. A esperança que vem de Deus nos impulsiona a acreditar em um mundo melhor, construído a partir de uma vida virtuosa na fé cristã. O Ano Jubilar nos provocou a refletir sobre essa esperança e a assumir práticas concretas de transformação na realidade de cada comunidade. Nesta mesma perspectiva, a mensagem do Papa Francisco por ocasião do Dia Mundial dos Pobres nos convidou a abrir as portas para os mais necessitados. A primeira porta a ser aberta é a do coração; depois, as portas da Igreja. Não há esperança na exclusão.

Hoje, a comunidade paroquial dos catequistas se reúne em oração. Uma oração que conduz à esperança e convida cada criança, adolescente e adultos, sujeitos da catequese, a viver o discipulado missionário. Ao longo de 2025, plantamos árvores como parte da Campanha da Fraternidade, estudamos juntos o novo manual da Crisma, realizamos ações sociais em favor dos mais pobres e celebramos tardes de alegria inspiradas no carisma salesiano. Cada catequizando e família foram provocados a se tornarem protagonistas da fé na vida comunitária.

Obrigado, catequista, pelo teu “sim”. Obrigado, família, por compreender que a catequese vai além do encontro semanal, ela é um processo de iniciação à vida cristã que envolve oração, convivência e compromisso comunitário. Obrigado, comunidade, por acolher o catequista e a proposta da Igreja de criar um espaço missionário de oração em favor de todos, especialmente daqueles que clamam ao Senhor: “Tu és a minha esperança”.

Encerramos 2025 em oração de agradecimento e já projetamos 2026. O novo ano trará o desafio de consolidar o livro da Crisma, que destaca o protagonismo juvenil no cotidiano da comunidade, sonho que remonta a Dom Bosco. A Campanha da Fraternidade nos convida a refletir sobre a moradia como problema social, recordando que “Ele, o Senhor, veio morar entre nós”. Além disso, será tempo de preparar a celebração do Centenário Diocesano da Arquidiocese de Joinville, que acontecerá em 2027.

Senhor, “Tu és a minha esperança” (Salmo 71,5).

Equipe Paroquial de Iniciação à Vida Cristã: p. Tarcizio P. Odelli, SDB | Albio Fabian Melchioretto | Janete Volpi da Silva | Maria Clarice K. Bramorski | Mirian Hamann | Sávio Karsminski.

Acompanhe as últimas notícias pelo nosso grupo do WhatsApp

Fique por dentro

Entrar no Grupo