Comunidades realizam oratórios festivos em Ponta Grossa para celebrar bicentenário de sonho de Dom Bosco
Comunidades realizam oratórios festivos em Ponta Grossa para celebrar bicentenário de sonho de Dom Bosco

Comunidades realizam oratórios festivos em Ponta Grossa para celebrar bicentenário de sonho de Dom Bosco

Em: 26/09/2024

Por: Equipe Comunicação

Categorias: Portal Notícia


As comunidades da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponta Grossa (PR), promoveram a realização de oratórios festivos mensais durante o ano de 2024. A iniciativa celebra os 200 anos do “Sonho dos Nove Anos” de Dom Bosco e envolve a catequese, crianças, adolescentes e jovens, além de coordenadores e catequistas. Os Salesianos Cooperadores, que há anos mantêm viva a tradição oratoriana na paróquia, também participam ativamente. As atividades ocorrem nas comunidades Nossa Senhora Aparecida, no bairro 31 de Março; Nossa Senhora do Rocio, no bairro São Martin; Dom Bosco, no bairro Marina; São Pedro, no bairro Mariana; e São Domingos Sávio, no bairro Pitangui.

Encontro e celebração

Os oratórios festivos em Ponta Grossa são realizados mensalmente e seguem o modelo proposto por Dom Bosco. As atividades englobam momentos de oração, lazer, esportes e confraternização, buscando educar os jovens para serem bons cristãos e honestos cidadãos. A realização dos oratórios festivos fortalecem o espírito comunitário e proporcionam um ambiente saudável para os jovens. O oratório é um espaço de encontro, onde os jovens podem fazer amizades, rezar e se divertir.

História e legado dos oratórios

O oratório festivo, iniciado por Dom Bosco, foi uma resposta às necessidades da juventude de sua época. Ele oferecia acolhimento para meninos abandonados, ex-presidiários e jovens que migravam do interior, sem amparo nas grandes cidades. Ao invés de limitar-se a horários específicos, o oratório de Dom Bosco ocupava o dia inteiro dos jovens nos domingos e feriados, combinando formação espiritual e recreação.

As Constituições Salesianas afirmam que a experiência de Valdocco, onde Dom Bosco começou seu trabalho, continua sendo uma referência para as nossas atividades atuais. O oratório deve ser “casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio para se encontrar com os amigos”.

Comentar

Acompanhe as últimas notícias pelo nosso grupo do WhatsApp

Fique por dentro

Entrar no Grupo